De criadora de conteúdo a pilota de kart rental
Se você gosta de automobilismo e acessa as redes sociais, com certeza já viu algo da Maria Paula Aroucha. A pernambucana de 26 anos se destaca pelos conteúdos relacionados ao esporte, como este sobre as apresentações da Fórmula 1. E foi justamente esse trabalho que a levou para um caminho jamais imaginado: ser pilota de kart rental.
“Não foi nada planejado”, conta Maria Paula, para logo emendar: “Por isso, brinco que fui simplesmente ‘jogada’ na pista.”
Entretanto, se engana quem pensa que o trabalho começou “ontem”. Aliás, sobre isso, vale uma nota deste escriba: se você pensa que a mulherada faz conteúdos em busca de fama, está redondamente enganado.
“Crio conteúdo sobre automobilismo para as redes sociais desde 2021. Por causa disso, fui convidada a participar das transmissões de campeonatos que acontecem no Circuito Paladino, na Paraíba. E, de lá, me tornei embaixadora.”
Desse jeito, ficou fácil para o destino escrever uma outra história em sua vida.
Pilota de kart rental por acaso
O trabalho feito nas transmissões renderam convites para participar do Desafio Pernambucano de Kart Indoor, mais conhecido como DPKin. Em um primeiro momento, houve a recusa por parte de Maria Paula.
Afinal, ela não se considerava apta a competir, e aponta dois motivos. O primeiro deles a falta de noção de pilotagem, o que considerou arriscado. Depois, por não ter carteira de motorista. Ou seja, muitos receios – que, sabemos, não tinham por quê.
“Para o meu privilégio, eles (Fábio Lustosa e organização do DPKin) não desistiram da ideia e criaram o Projeto Piloto. Juntaram o professor de kart Jadilson Melo e o próprio Paladino, que consistia em ter aulas para participar das etapas do campeonato”, relembra.
O projeto começou em julho do ano passado e, no mesmo mês, Maria Paula participou de sua primeira corrida. Com o resultado, foi convidada para outros campeonatos no semestre, totalizando 20 etapas em cinco certames.
Leia também
Juliana Petruschky conquista vaga para o mundial de kart indoor
A primeira vez a gente nunca esquece?
Entretanto, se engana que esta foi sua primeira vez em um kart de aluguel. A agora pilota de kart rental havia participado de apenas uma bateria, numa pista montada em estacionamento. Algo comum para todos nós, que fomos “picados pelo mosquito” do kart amador.
“Se eu disser que lembro exatamente a sensação, estaria mentindo. Isso porque a verdade é que eu estava mais nervosa e com medo do que qualquer coisa”, conta, entre risos.
Mais uma vez, o receio é entendível. Conforme relata, a experiência não foi das melhores porque outra pessoa da bateria batia em seu kart durante todo tempo. “Acelerar foi o que eu menos consegui fazer”, ri.
Experiência semelhante teve ao conhecer o Circuito Paladino. Na ocasião, o riso fácil deu lugar ao susto. “Em uma bateria, em um dia de chuva com pista molhada, desci a rampa de saída do parque fechado com muita vontade e numa velocidade que hoje em dia já não faço, porque sei que é perigoso”.
Com isso, ela segue a linha de que a primeira vez, realmente, foi com a aula de kart. Principalmente, porque agora estava acompanhada de um professor.
Os ensinamentos de Hannah Montana
A pernambucana confessa, sem medo: quando adolescente, era uma fã da personagem Hannah Montana, protagonizada por Miley Cyrus. Se ela pretendia ser uma cantora, não sabemos, mas Maria Paula é direta no assunto. “Acho que meu fanatismo pela série está ajudando nessa vida dupla”.
O motivo é muito fácil de entender. Conforme ela, a parte preferida é o fato de poder ocupar as posições de comunicadora e de pilota de kart rental. Ao mesmo tempo, foi dessa forma que se apaixonou pela modalidade.
“Quando me chamaram para as pistas, foi exatamente ‘o melhor dos dois mundos'”, diz, mas admite: na prática, cansa.
“Preciso estar lá antes do campeonato iniciar, mesmo que minha categoria seja a última a correr. Assim como fazer todas entrevistas. Como não consigo ficar parada, acabo correndo de um lado para o outro para cobrir e, na hora da minha corrida, já estou mais cansada do que deveria.”
Agora, se alguém perguntar por que ela não diminui o ritmo, ouvirá um sonoro “não”. “Não trocaria isso por nada. Tudo nos campeonatos me encanta dentro e fora das pistas. E, por estar dentro dos bastidores, é incrível.”
Nada diferente para alguém que revela gostar de “se meter em função” que não é sua, porque gosta de estar por dentro de tudo, não é mesmo?
Confira também
Todos os posts sobre Kart Rental
Os planos da Hannah Montana Pilota de Kart
Quando o assunto é o futuro, Maria Paula mantém os pés no chão. Ela prefere seguir um passo de cada vez, como se subisse uma escada de metas. “A primeira delas foi terminar uma corrida sem rodar, e essa demorou algumas etapas, confesso”, conta, sob muitas risadas.
Em seguida, foi manter-se na volta do líder, até conseguir chegar às disputas por posições.
“Estou começando a avaliar os próximos passos agora. Como aconteceu tudo muito rápido, foi uma bola de neve. Uma coisa foi levando à outra e, quando vi, já estava tudo uma loucura fora das pistas.” E foi assim, aceitando tudo o que apareciam, que se tornou uma presença marcante no Paladino.
Tanto que foi desse jeito, como no ditado “de grão em grão a galinha enche o papo”, que a pilota de kart rental conquistou o apoio do Circuito Paladino, da JM76 (escola de seu professor), da DPKin, da loja de equipamentos de kart e de automobilismo Lazy Kart.
Já pelo lado “influencer”, tem a parceria com a Autofãs Store, de artigos sobre a Fórmula 1.
E sobre ir para uma nova categoria?
De acordo com ela, sair do kart não está nos planos, tanto no curto quanto no médio prazo. Acredita que é o momento de segurar as rédeas para lidar com a vida fora das pistas. Para quem não sabe, Maria Paula é bacharel em Direito.
Apesar de não ser a primeira escolha – pretendia cursar engenharia -, optou pelo Direito “aos 47 minutos do segundo tempo”.
Mas, foi durante a faculdade que começou a gostar de automobilismo. Tanto que sua monografia para a conclusão do curso foi sobre mulheres neste esporte. Na ocasião, contou com um orientador “tão louco por corrida” quanto ela.
Mesmo que, durante a pandemia, tenha investido em mídias sociais, Maria Paula quer seguir em frente no Direito. Desta vez, em Direito Esportivo, com direito a uma pós-graduação que deve se iniciar neste semestre.
“Obviamente, minha intenção é seguir dentro do automobilismo. Em especial aqui no nordeste, que é meu foco e meu objetivo alavancar o automobilismo nordestino”.
E é o que todos torcemos.
Agora que você leu este conteúdo até o fim, deixa a gente te perguntar: você gostou?
Se a resposta foi “SIM”, é porque você viu a importância do nosso trabalho para a divulgação do kart rental regional e nacional. E aqui, vale uma informação de extrema importância: o Push to Cast é o único espaço dedicado à modalidade. Fazemos um trabalho único, independente e comprometido com os valores do jornalismo.
Para que ele continue, precisamos muito do seu apoio. Por isso, convidamos a acessar a nossa plataforma de financiamento coletivo e se tornar nosso assinante. Sua assinatura fortalecerá ainda mais o nosso trabalho – e, claro, o kart rental brasileiro.
Estou orgulhosa de você, por acreditar nesse esporte kart, que Deus continue te guiando rumo a vitória!