Piloto transforma paixão pelo kart rental em negócio

Edson Gravina viu na sua paixão pelo kart rental uma oportunidade de se tornar empreendedor. E você pode conferir essa trajetória aqui.

Foto: Rafael Pierre

Quando Edson Gravina de Moraes Fernandes se aventurava pelas pistas de kart indoor de Porto Alegre (RS), mal sabia o que o destino lhe reservava. Afinal, pilotar com os amigos é muito diferente de dividir curvas com competidores sedentos pelo lugar mais alto do pódio.

Ainda mais quando, na sua primeira bateria em um campeonato, lá em 2014 no então chamado Kartódromo do Velopark, ficou em último lugar.

Só que a história de Gravina se confunde com a de muitos outros que levam o lema “Sou brasileiro e não desisto nunca” ao pé da letra. “Daquele dia em diante, não parei mais de andar e competir.”

Com o passar dos anos – e das provas – os resultados começaram a aparecer. E, com eles, outros pilotos que buscavam aprimorar suas técnicas.

“Tive a ideia de formar um grupo no WhatsApp, onde todos que treinam comigo participam, trocando ideias, experiências, além de participarem dos treinos regularmente”, informa.

O “estalo empreendedor” veio dessa oportunidade.

O então piloto se tornou, também, um empresário. Em 2018, criou a Gravina Performance. Destinada exclusivamente a quem faz parte do rental, começou com quatro pilotos. Hoje, segundo seus cálculos, mais de 300 já fizeram seus cursos.

“O (kart) rental está, a cada dia, adquirindo mais e mais adeptos, e ainda terá uma grande evolução no próximo ano, com o Campeonato Mundial sendo realizado aqui no Brasil.” O evento está programado para julho, no Kartódromo Granja Viana.

Paixão pelo rental

Gravina já teve convites para competir no kart profissional e até em outras categorias do automobilismo, mas declinou todos. “Nos dias de hoje, é a categoria mais barata e competitiva do automobilismo. E todos podem competir sem distinção”, avalia. “Por isso, a minha paixão por esse esporte”, sentencia.

Não à toa que, além de empresa, criou a equipe Gravina Performance em 2019, contemplando diversos níveis de habilidade.

Leia outros Perfis aqui

“Ela é composta, juntamente com a equipe principal, de mais duas ou três equipes ‘satélites’”, explica. A distribuição dos competidores leva em conta o seu desenvolvimento ao longo dos cursos promovidos.

Primeiro, tem a “Acesso”, destinada aos novatos com pouca ou nenhuma experiência em competições de Endurance. A segunda, chamada “Teen”, serve para alocar adolescentes com potencial nas competições. Por último, a Evo, na qual os integrantes aprimoram suas técnicas de uma equipe de ponta.

“Conforme sua evolução, (o piloto ou a pilota) será convocado para participar da equipe principal.” Quem quiser fazer parte, é só mandar uma mensagem privada na rede social de Edson Gravina ou da Gravina Performance.

O empresário Gravina

Se tem algo que Edson Gravina de Moraes Fernandes percebeu é que o kart rental pode se tornar um negócio para todos os seus envolvidos. Como dito no início deste texto, outros praticantes o procuraram para pedir dicas.

Então, por que não tornar isso algo rentável?

“A Gravina Performance é uma empresa destinada a todos os pilotos de kart rental, desde os iniciantes, que nos procuram para aprenderem o básico e assim começarem a competir, até os mais experientes, que querem aperfeiçoar suas técnicas em pilotagens de alta performance”, resume.

Com isso, desenhou uma série de cursos, que vão desde treino orientado com duração de 3 a 4 horas/aula (entre teoria e prática) até o pacote avançado, com 10 treinos orientados e sistema de telemetria filmada. “Dessa forma, garantimos a evolução de nossos alunos.”

Mas, engana-se quem isso é tudo. Há pouco tempo, criou a Gravina Race, e tornou-se representante exclusivo da TS Sports no Rio Grande do Sul.

Agora, fica a pergunta: como conciliar tudo isso?

A resposta dele é simples. “Uma atividade depende da outra”.

E assim, a roda do kart rental segue girando pelas pistas do estado.


Agora que você leu este conteúdo até o fim, deixa a gente te perguntar: você gostou?

Se a resposta foi “SIM”, é porque você viu a importância do nosso trabalho para a divulgação do kart rental regional e nacional. E aqui, vale uma informação de extrema importância: o Push to Cast é o único espaço dedicado à modalidade. Fazemos um trabalho único, independente e comprometido com os valores do jornalismo.

Para que ele continue, precisamos muito do seu apoio. Por isso, convidamos a acessar a nossa plataforma de financiamento coletivo e se tornar nosso assinante. Sua assinatura fortalecerá ainda mais o nosso trabalho – e, claro, o kart rental brasileiro.

Um comentário em “Piloto transforma paixão pelo kart rental em negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *