Mastodon

Por dentro das 500 Milhas de Kart Rental by KTO

Push to Cast acompanhou de perto os bastidores da edição 2023 da última etapa do Endurance de Kart Rental do Rio Grande do Sul

500 Milhas de Kart Rental by KTO 2023 - Rafael Pierre
Doze horas de competição em busca do troféu de campeão (Fotos: Rafael Pierre)

Eram nem 8 horas da manhã e o ritmo no paddock do Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita (RS), já estava agitado. Enquanto algumas equipes colocavam seus boxes novamente em ordem, após o temporal que atingiu parte do Estado na madrugada do dia 2, outras se voltavam às definições de estratégias para vencer as 500 Milhas de Kart Rental by KTO.

Dali pouco mais de três horas, os 40 karts das 26 equipes inscritas na última prova que compõe o Endurance de Kart Rental no Rio Grande do Sul dariam início à desgastante tarefa de percorrer cerca de 804,5 quilômetros dentro de 12 horas e mais uma volta de prova.

Tudo isso sob uma perspectiva de intenso calor de 32 graus na temperatura ambiente, mas com uma sufocante sensação térmica superior a 40 graus – para quem não estava na pista, é bom lembrar.

Mas, como toda competição de longa duração, muita coisa poderia acontecer.

Ou, como bem definiu o narrador Thadeu Sabbag na transmissão ao vivo feita pelo canal Curva do S no YouTube: o maior rolê aleatório que o kart rental já viu.

Carreras son carreras

Uma das frases mais ouvidas no automobilismo é: “Corridas são corridas, e só acabam na bandeira quadriculada”. Proferida pelo lendário pentacampeão da Fórmula 1 Juan Manuel Fangio, se tornou quase que uma profecia.

Isso porque, no esporte a motor, tudo pode mudar numa fração de segundo. “O kart pode ter problemas e os stints são longos. É muito diferente de competições de kart rental que fazemos durante o ano, que as corridas são curtas. Aqui, tudo pode acontecer”, resumiu Cristiano Biansini, da Biansini Kart Cup, momentos antes da tomada de tempos.

E aconteceu.

Nervos à flor da pele

500 Milhas de Kart Rental by KTO 2023 - Rafael Pierre
Estratégias deram o tom das 500 Milhas de Kart Rental by KTO

Um pequeno atraso na programação fez com que a corrida começasse às 11 horas e 20 minutos. Neste momento, o calor já estava próximo do insuportável, mas o show não pode parar.

Entre ultrapassagens de “amazing, papai” com uns toques de “I believe I can fly”, marcas registradas do Sabbag, os pilotos davam um “show sem cobrança de couvert”.

Até que, lá em cima, um ser chamado São Pedro resolveu abrir a torneira das nuvens.

Porém, deve ter estourado um dos canos, pois o que caiu sobre o kartódromo se tornou um verdadeiro dilúvio. Três horas e cinquenta minutos depois da largada, a bandeira vermelha foi acionada e todo mundo teve de ir aos boxes.

Bem… Nem todo mundo.

“Eu não estava enxergando nada. E não era nem viseira embaçada. Estava caindo muita água, eu passava a mão e não enxergava nada fora da pista”, contou Enzo Biffi, um dos jovens pilotos da Gravina Performance. “Só depois eu vi que estavam me chamando e entrei.”

Expectativas de retorno às pistas

O sol resolveu sair de seu descanso por volta das 17h.

Enquanto o reinício não ocorria, alguns pilotos não esperavam a hora de voltar às pistas após um bom tempo longe. Um deles era Maicon Fleck, pai de Arthur Fleck, que compete de kart profissional na categoria Mirim.

Integrante da equipe Piloteros Kart, havia um ano que não competia. “Hoje a gente inverteu os papéis. Eu estou na pista e ele (Arthur) está na grade me dizendo o que fazer”, divertia-se.

Outro que não via a hora de retornar ao kart rental era Bruno Fernandes, o “Gordinho”. Piloto de renome no automobilismo virtual, Gordinho teve uma passagem rápida pela modalidade antes de sentar em carros da Turismo 1.4 RS neste 2023.

“Correr no indoor é muito bom”, disse Fernandes, para logo emendar: “Mas o melhor é reencontrar os amigos”.

O relógio agora marcava 17h30, e os karts estavam realinhados. Prontos para quase oito horas de prova.

Leia mais reportagens aqui

“Amazing night, papai!”

Lembra do “rolê aleatório” mencionado mais acima? Pois, se Ronaldinho Gaúcho não estava entre os influenciadores da KTO, patrocinadora máster da edição 2023 do Endurance de Kart Rental do Rio grande do Sul, as crianças fizeram a sua parte assim que anoiteceu.

Enquanto as disputas por posições se tornavam ainda mais ferrenhas na pista, um pequeno grupo de menores jogava futebol no paddock.

Até que…

“Minha nossa senhora, tem uma bola de futebol na pista”, soltou Thadeu Sabbag no microfone. La pelota repousava na parte interna da primeira curva do traçado, sem oferecer perigo aos competidores.

Mas, foi o suficiente para que o narrador relembrasse o que havia ocorrido até aquele momento. “Já tivemos um kart churrasqueira, atropelamento de passarinho, e agora uma bola de futebol está na pista. É o verdadeiro rolê aleatório.”

Entretanto, o que não era aleatória era a vontade das equipes em superar seus adversários – e seus limites.

12 horas e uma volta depois…

Como falamos aqui, o Endurance de Kart Rental deste ano teve domínio das equipes Gravina Performance e Kart in Senna. Ambas venceram as provas de 250 Milhas e 500 Milhas, nas categorias Leves e Pesados, respectivamente. De quebra, ergueram também os troféus de campeãs das 750 Milhas de Kart Rental by KTO 2023.

“Agora não sei mais onde vamos colocar troféu lá em casa”, brincou Talita Uzeika, esposa de Fernando Lobato, diretor da Kart in Senna. O “desabafo” tem um motivo: é a segunda vez que a equipe de seu marido vence o Endurance de Kart Rental, também pela categoria Pesados.

Pela Gravina Performance, Adriana Inácio não resistiu aos encantos do marido Edson Gravina – que conduziu o kart da equipe no stint final – e pulou em seus braços. “O mais importante é que todos nós formamos uma família. Aqui tem pais, mulheres, todos fazendo parte da equipe”, disse a comandante da escuderia que ostenta as cores preta e laranja por onde quer que vá.

Amizade acima de tudo

500 Milhas de Kart Rental by KTO 2023 - Rafael Pierre
Thadeu Sabbag aguentou firme a transmissão pelo canal Curva do S

As frustrações por não ter vencido no Endurance de Kart Rental logo foram deixadas de lado. Minutos após as comemorações das equipes no parque fechado, todos se dirigiram ao portão de entrada do pit lane do Circuito Internacional Techspeed para celebrar a premiação.

Muitos aplausos e brincadeiras fizeram parte deste momento.

Afinal, muitos ali se encontrarão novamente na próxima temporada. E o binômio adversários-amigos seguirá forte.

Porque é assim que deve ser.

Mas que é sempre bom vencer, bem… isso é.

2 comentários sobre “Por dentro das 500 Milhas de Kart Rental by KTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *