Mastodon

Delegação feminina na Copa Brasil é a maior da história

O trabalho da Comissão Feminina de Automobilismo (CFA), da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), começa a dar resultados cada vez mais promissores no esporte a motor nacional. Afinal, a 24ª edição da Copa Brasil de Kart contou com a maior delegação feminina da história até aqui.

No total, nove pilotas se inscreveram para a competição, realizada no kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC). Dentre elas, as três campeãs do FIA Girls on Track, que ocorreu em maio deste ano, na pista da Granja Viana, em Cotia (SP).

Juntas, a comitiva feminina representou 2% do total dos 418 inscritos. Mas, é um primeiro passo. Assim como a jogadora da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Marta, disse em entrevista coletiva antes do jogo da Jamaica, “(h)oje temos nossas próprias referências. Não teria acontecido isso sem superar os obstáculos. É uma persistência contínua. A gente pede muito que a nossa geração continue assim.”

E uma dessas referências é a própria presidenta da CFA, Bia Figueiredo. Atualmente pilota da Copa Truck, Bia tem um currículo invejável no kartismo nacional. Além disso, a participação na Fórmula Indy – mesmo que pequena – serve como motivação para que essas jovens busquem a continuidade deste legado.

Quem fez parte da delegação feminina

As nove pilotas se dividiram praticamente em todas as categorias da Copa Brasil de Kart. Marcella Assumpção e Anna Luiza Pimpão participaram da F4 Junior. Já na F4 Graduados, quem fez parte foram as pilotas Mariana Serafim, Ana Júlia Miranda e Sarah Rudek.

Completaram o grupo de mulheres Marina Brandão (Mirim), Beatriz Schetino (Novatos), Manuella Bernardelli (Cadete) e Giovana Marinoski (Júnior).

Leia mais notícias sobre Kart

Devido aos compromissos da presidenta da CFA com a Copa Truck, coube à pilota da Porsche Cup, Antonella Bassani, representá-la e acompanhar o trabalho das colegas de profissão em Santa Catarina.

Conforme Antonella, o Brasileiro de Kart de 2017, também no Beto Carrero, contou com três meninas (ela era uma das inscritas). “É muito legal ver essa evolução que a gente está tendo no kartismo, com mais mulheres aparecendo”, conta.

Para ela, a Seletiva de Kart FIA Girls on Track foi um grande fator. Isso porque as campeãs Marcella Assumpção, Anna Luiza Pimpão e Mariana Serafim ganharam a participação completa no certame como prêmio.

“É uma maneira de dar mais oportunidades para as meninas, o que é essencial”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *