Campeonato virtual levará campeão para academia de pilotos
Quem disse que piloto virtual não pode ir para o real? É isso que o Motorsport Australia pretende fazer nas regiões da Ásia-Pacífico e Oceania entre os dias 18 e 20 de agosto.
Nestes dias, a entidade realizará um campeonato e, quem vencer, terá a chance de participar de um teste em um programa de pilotos na Malásia.
Realizado em parceria com a Formula Racing Group Esports, a competição usará a plataforma iRacing. Também serão disponibilizadas até 50 vagas. Para participar, os interessados devem ter entre 14 e 17 anos e desembolsar 25 dólares (R$ 119,75, na cotação atual).
Como vai funcionar o campeonato
A seletiva ocorrerá em um fim de semana. Na sexta-feira, o dia será reservado para treinos, enquanto que a classificação ficará para o sábado. A sessão será no formato “solo”, com apenas um piloto na pista.
A competição em si será no domingo, em formato de semifinais e final. Os pilotos serão divididos em dois “splits”. Os melhores de cada irão para a final.
Leia mais sobre Automobilismo Virtual
Um novo Jann Mardenborough?
Esta não é a primeira vez que simuladores são usados para descobrir novos talentos. Por exemplo, o britânico Jann Mardenborough foi um dos selecionados pelo programa de pilotos da Nissan, em parceria com o simulador Gran Turismo.
Sua história, aliás, será contada nos cinemas: o filme Gran Turismo tem estreia prevista para este ano, ainda.
No RaceRoom Racing Experience, o alemão Tim Heinemann conquistou diversas competições virtuais e, hoje, é piloto do DTM.