Pilotos virtuais têm nova liga para competir no Brasil

Os pilotos virtuais entusiastas do simulador Automobilista 2 ganharam uma nova competição. Trata-se da Falcon League Motorsports, com a primeira temporada ocorrendo entre julho e setembro.

Os organizadores escolheram as categorias Stock Car Pro Series e Copa Chevrolet Montana para a inauguração do projeto. Segundo Rodrigo Bandeira, um dos responsáveis pelo certame, a seleção destes “mods” levou em consideração diversos fatores.

Em um primeiro momento, o apelo da marca Stock Car. “É a principal categoria do automobilismo brasileiro, com uma grande base de fãs e um histórico de corridas emocionantes”.

Depois, veio a ideia de dividir os inscritos conforme a sua experiência. Por isso, a escolha das picapes da Chevrolet que, durante alguns anos, foi a categoria de acesso à Stock Car. “(Nesta categoria) os pilotos têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades e experiência antes de competir em níveis mais avançados”, informa Bandeira.

Por isso, as expectativas dele e seus sócios, Iuri Rein (Comercial) e Emerson Gazola (narração e Tecnologia da Inovação) são as mais altas possíveis.

Grid com 60 pilotos virtuais

Apesar de recente, todos os três têm experiência no automobilismo virtual. Por exemplo, o proprietário do Push to Cast, Rodrigo Dias, já participou de um campeonato com Rein no fim de 2022.

Este currículo dos organizadores, além das relações obtidas ao longo de suas carreiras, os fazem acreditar em um grid cheio: 60 pilotos virtuais, sendo 30 em cada categoria.

Porém, é necessário cumprir alguns “requisitos”, conforme destaca Bandeira. Entre eles, estão: volante compatível com simuladores de corrida e o pacote básico do Automobilista 2. “Também é fundamental ter a vontade de participar e competir nas corridas da Falcon League Motorsports”, destaca.

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Nivelamento

Por se tratar da primeira temporada, e com o intuito de separar os pilotos conforme sua habilidade nas pistas, a FLM realizará um processo de classificação. É neste momento que os pilotos virtuais mostrarão aos organizadores em qual das duas categorias vai competir.

O formato escolhod foi o de tomada de tempos. Todos os interessados poderão registrar suas voltas durante um dia inteiro, sendo obrigatório realizar pelo menos uma para estar apto a competir.

“No entanto, todos têm a liberdade de realizar quantas voltas desejarem”, alerta Bandeira. “O objetivo é garantir que os pilotos estejam em categorias compatíveis com seus tempos de volta e habilidades, proporcionando corridas mais equilibradas e competitivas.”

Mas, esse processo ocorrerá apenas para esta fase inaugural. A partir da próxima etapa, os novos pilotos irão automaticamente na Copa Chevrolet Montana.

Transmissões ao vivo

O automobilismo virtual está cada vez mais profissional e a Falcon League Motorsports promete não ficar atrás neste quesito. Por isso, investiu para realizar transmissões em seus canais no YouTube e na Twitch.

Com equipe de narração e comentaristas, projetam transmissões de qualidade para competidores e aficionados por esta modalidade. Aliás, como se sabe, esta é uma maneira de pilotos virtuais divulgarem seus patrocinadores, já que a liga permite o envio de skins personalizadas.

E, por falar em patrocinadores, a FLM tem uma lista extensa. Para esta temporada, conta com os apoios da Full Metal Serralheria, RJ Bets, Sun Printer e Hidrogênio, além dos apoios do designer especializado em marketing Uilker Riccelli e o video maker profissional Alyson Simões.

Calendário

  • 13/07 – Interlagos
  • 27/07 – Tarumã
  • 10/08 – Velo Cittá
  • 24/08 – Goiânia
  • 07/09 – Velopark
  • 21/09 – Termas del Rio Hondo


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