Brasileiros já se preparam para o KWC
Competição marcada para julho, no Kartódromo Granja Viana, já tem 49 pilotos nacionais confirmados
Faltam cerca de seis meses para a bandeira verde do Kart World Championship (KWC) ser agitada. Com início previsto para o dia 21 de julho, o evento já preencheu 202 das 300 vagas disponíveis. Deste total, 49 com brasileiros, mas o número pode aumentar, com a realização Seletivas ao longo do semestre.
Conforme o regulamento, só tem direito a uma das 98 vagas restantes quem vencer as etapas classificatórias.
Mas, enquanto alguns pilotos estão neste “Enem do KWC”, outros já direcionam o foco para o Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), onde será esta edição Mundial de Kart Rental.
Muitos brasileiros já garantiram a vaga ainda na competição de 2023, realizada na Bélgica. Isso porque a organização deu preferência para os 30 primeiros que se inscrevessem, desde que tenham participado de, pelo menos, uma etapa nos últimos cinco anos.
Confira a lista provisória ao final desta matéria.
Única representante feminina confirmada
“Vou dar o meu melhor para trazer esse título para o Brasil.” É assim que a catarinense Juliana Petruschky encara o desafio. Para isso, a pilota apoiada pela Forza Sport não perde tempo. “Iniciei o ano treinando e fazendo campeonatos”, salienta.
Nesta a segunda participação no Mundial, a pilota programou treinos no próprio Granja Viana. A ideia é se adaptar ao kartódromo e conhecer os possíveis traçados que serão usados na competição. Tudo representar o Brasil da melhor forma possível.
E essa participação pode ter um “peso a mais” nas suas expectativas. Assim como em 2023, Juliana é a única representante feminina do país na competição mundial – pelo menos por enquanto. “Ainda mais sendo aqui no Brasil, e com uma categoria feminina”, complementa.
Realização de um sonho
Outro piloto que garantiu uma vaga antecipada foi Rafael Santini. Vigésimo primeiro no ranking mundial, o representante de Limeira (SP) vai para o seu terceiro KWC. As experiências anteriores foram em 2022, em Portugal, e em 2023, na Bélgica.
Com oito anos de experiência no kartismo, usa o amor pelo esporte como motivação. “O kart mudou minha vida, em todos os aspectos. O esporte me ensina demais e, para poder ser competitivo, mudei tudo na minha rotina diária.”
Para ele, representar o Brasil em um campeonato sediado no país é a realização de um sonho. “São 15 dias praticamente envolvido e levar a bandeira nacional junto é gratificante”, ressalta o piloto, inscrito na categoria Geral.
Sétimo mundial na conta
O experiente automobilista Luiz Sena Jr., com passagens por categorias regionais e nacionais de Turismo, vai para a sua sétima participação. “A primeira foi em 2011, na Bélgica. Depois, fui para Alemanha, Itália, Portugal…”, elenca Seninha, como é conhecido. “Em 2014, aqui no Brasil, eu andei um ‘pedaço’, porque tinha corrida da Mercedes Challenge no mesmo final de semana.”
Enquanto não arruma as malas rumo ao kartódromo cotiense, o representante da Associação Desportiva Caxiense (Adesca Racing) tem um plano definido. “Já conheço o Granja Viana, participei de bastante campeonato por lá. Também vou disputar vários preparatórios para chegar bem no Mundial”, avalia Seninha. q
O gaúcho, que ue tem apoio do Financiamento Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer de Caxias do Sul (Fiesporte) e da Lei de Incentivo Fiscal (LIE) do Governo Federal, participará da categoria Master (a partir dos 40 anos).
Ele garantiu sua vaga por ocupar a 22ª posição no ranking do KWC. De acordo com a organização, os 30 primeiros da lista garantiram seu lugar na edição deste ano.
Lista (provisória) de brasileiros no KWC
- Adriano Carboni
- Alberto Brod
- Alexandre Vieira
- Antony Peperoni
- Arthur Vignal
- Bruno Albino
- Ceceu Abijaude
- Chico Lopes
- Dan Bicalho
- Daniel Caputo
- Edu Neves
- Everton Carajeleascow
- Fabio Konrad
- Felipe Leite
- Fred Correa
- Gilson Signori
- Guilherme Putnoki
- Gustavo Mattedi
- Johnny Silva
- Jorge Oliveira
- Juliana Petruschky
- Juliano Ballarin
- Kim Krug
- Kleber Barcellos
- Leandro Reis
- Leo Oliveira
- Lucas França
- Lucas Motta
- Luis Santiago
- Luiz Fernando Hoffman
- Luiz Sena Jr.
- Marcio Musso
- Marcos Bittencourt
- Matheus Teixeira
- Nelson Rebello
- Paulo Machado
- Peterson Nakamura
- Rafael Reis
- Rafael Santini
- Ricardo Salvador
- Rodrigo Baldissera
- Rodrigo Piccoli
- Rodrigo Vieira
- Saulo Righi
- Sidney Rogerio
- Thiago Costa
- Thomas Dantas
- Ubirajara Casado
- Zé Priosti
Agora que você leu este conteúdo até o fim, deixa a gente te perguntar: você gostou?
Se a resposta foi “SIM”, é porque você viu a importância do nosso trabalho para a divulgação do kart rental regional e nacional. E aqui, vale uma informação de extrema importância: o Push to Cast é o único espaço dedicado à modalidade. Fazemos um trabalho único, independente e comprometido com os valores do jornalismo.
Para que ele continue, precisamos muito do seu apoio. Por isso, convidamos a acessar a nossa plataforma de financiamento coletivo e se tornar nosso assinante. Sua assinatura fortalecerá ainda mais o nosso trabalho – e, claro, o kart rental brasileiro.