Mastodon

Gurias do Kart conquistam mais espaço no kart rental

Grupo exclusivo de mulheres tem temporada cheia de competições e de planos para ampliar participação na modalidade

Gurias do Kart 2023
Em 2023, Gurias do Kart foi categoria feminina na CKA Xtreme (Foto: Divulgação)

Dois mil e vinte e quatro começou com um feito histórico para as mulheres no automobilismo mundial. Cristina Gutiérrez se tornou a segunda mulher a vencer o Rally Dakar, 23 anos depois da pioneira Jutta Kleinschmitt. Enquanto muitos aplaudem a conquista, outros se perguntam: “o que isso tem a ver com o kart rental“? A resposta curta e direta é: tudo.

Para entender este contexto, precisamos dar uma olhada o que acontece no Brasil. Após o sucesso da iniciativa Girls on Track ano passado, a Comissão Feminina do Automobilismo (CFA), ligada à Confederação Brasileira do Automobilismo (CBA), levará 15 mulheres para o GP Cidade de São Paulo Mil Milhas, marcado para 28 de janeiro.

Retornando mais um pouco, mas ainda em 2023, podemos citar outra iniciativa da CFA: a primeira Seletiva Girls on Track, que teve como campeãs as kartistas Marcella Assumpção (Cadete), Anna Luiza Pimpão (Júnior) e Mariana Serafim (Graduados). Aliás, Mariana é “figurinha carimbada” nos campeonatos de kart rental brasileiros.

São passos dados no Brasil, mas que se cruzam com as trilhas abertas por mulheres como Lella Lombardi e Janet Guthrie, pioneiras na Fórmula 1 e nas 500 Milhas de Indianápolis, respectivamente: a conquista de seu espaço em um esporte majoritariamente masculino.

No kart rental, não seria diferente. Por exemplo, o Rio Grande do Sul conta com as Gurias do Kart, um grupo exclusivamente feminino. Como disseram ao Push to Cast nesta matéria de 2023: elas escolheram o macacão.

Crescimento constante

Os números comprovam o sucesso: 85 pilotas. Conforme Juliana Batista, o resultado é fruto da missão do Gurias do Kart. “Prezamos pela evolução do grupo, mantendo a união da equipe e conquistando cada vez mais nosso espaço dentro do esporte”, pontua.

Uma das formas de se fazerem presente está na participação do maior número de campeonatos possível. Juliana conta que esse incentivo contribui para que elas ganhem mais experiência e, claro, mais respeito dos adversários – todos homens.

Banner Campanha Apoia.Se Push to Cast

Essa boa recepção pode ser vista no calendário de corridas exclusivas do grupo para esta temporada. Estarão como categoria feminina no campeonato da Adrenalina Kart Club (AKC), composta por cinco provas, entre março e julho (o calendário está ao final da matéria).

As inscrições têm o valor R$ 80,00 e dão direito à camiseta personalizada e cobrem custos de medalhas, troféus, brindes e fotografias. “Optamos por deixar em formato aberto para mulheres que queiram conhecer o esporte”, acrescenta Juliana. Inscrições devem ser feitas neste formulário.

Assim como a AKC, outros organizadores também as querem em suas competições. Por enquanto, não faz parte dos planos. “(Mas) Participaremos representando o grupo como um todo”, admite Juliana.

Equipe só delas

Se tem algo que essas mulheres gostam muito, é de competir. Por exemplo, Marcia Nalepinski representará o grupo na Copa dos Campeões Techspeed, que ocorre nesta sexta-feira (26), no Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita (RS). A pilota foi campeã da CKA Xtreme – Edição Gurias do Kart em 2023.

Já Milena Grasel representará as administradoras do grupo na Corrida dos Gestores. A prova também faz parte da competição.

Gurias do Kart - Macacão
Grupo já tem macacão personalizado pronto para as competições (Foto: Divulgação)

Mas a temporada vai além de corridas curtas. Uma das ideias é montar uma equipe para participar do Endurance de Kart Rental deste ano. “Já temos em mente algumas gurias com interesse em participar no Endurance 2024”, anuncia Juliana. “Porém, vamos montar a equipe toda para nos organizarmos melhor”, complementa.

Entre essa organização, estão treinos de resistência, com o objetivo de melhorar o desempenho de cada uma nas pistas. Entretanto, algumas funções já estão preenchidas. Segundo Juliana, o time Gurias do Kart tem uma cronometrista e algumas pilotas que já participaram de outras competições de longa duração.

Experiência não falta. Na edição de 2023, Juliana atuou como cronometrista da equipe AKC, enquanto Taís Enzweiler guiou pela equipe Gravina Performance e Tatiane Gabriela da Silva fez parte da EKC Team.

Como participar do Gurias do Kart

Com o intuito de atender às mulheres, a organização aceita pilotas sem experiência no kart rental. “Nós ajudamos desde o primeiro contato com o esporte até a futura evolução de cada uma”, salienta Juliana.

Por isso, quem quiser fazer parte do Gurias do Kart, basta entrar em contato pelo Instagram do grupo, no perfil @guriasdokart, ou com as administradoras. Além de Juliana e de Milena, o grupo gerido por Keyla Lopes e Jessica Menegosso.

Espaço para mais conquistas

Lella Lombardi e Janet Guthrie apenas abriram a porta. Mesmo com dificuldade, o tempo mostrou que as mulheres podem fazer parte do esporte a motor, não apenas nos bastidores, mas na “linha de frente”.

Afinal, como esquecer dos feitos da já citada Cristina Gutiérrez no Dakar, da Iron Dames no WEC, da Seletiva FIA Girls on Track, de Bia Figueiredo, Cristina Rosito e Aurelia Nobels – apenas alguns nomes – ao redor do mundo? Não tem.

E tudo isso foi comprovado ao longo desta reportagem. Mas, se mesmo assim os argumentos são insuficientes, o número de apoiadores do Gurias do Kart reforça a força delas no kart rental. Nesta temporada, elas têm o suporte de CKA Kart Championship, Daiane Store, Delicatta Be, VG Contabilidade, Grasel Registro de Marcas, Pablo Racing, Forza Sport, ZTREZ Troféus e Kart Go.

Isso prova que elas estão no caminho certo. E que tem espaço para muito mais – conquistas, mulheres e apoiadores.

Calendário do Gurias do Kart

  • Etapa 01: 16 de março
  • Etapa 02: 20 de abril
  • Etapa 03: 18 de maio
  • Etapa 04: 22 de junho
  • Etapa 05: 13 de julho

Agora que você leu este conteúdo até o fim, deixa a gente te perguntar: você gostou?

Se a resposta foi “SIM”, é porque você viu a importância do nosso trabalho para a divulgação do kart rental regional e nacional. E aqui, vale uma informação de extrema importância: o Push to Cast é o único espaço dedicado à modalidade. Fazemos um trabalho único, independente e comprometido com os valores do jornalismo.

Para que ele continue, precisamos muito do seu apoio. Por isso, convidamos a acessar a nossa plataforma de financiamento coletivo e se tornar nosso assinante. Sua assinatura fortalecerá ainda mais o nosso trabalho – e, claro, o kart rental brasileiro.

APOIE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *