Etapa gaúcha foi no estilo “Bota casaco. Tira casaco”

Turismo Nacional correu no Velopark sob chuva - Beto Correa
Ernani Kuhn (107) dominou todas as seis provas da Categoria A e venceu quatro na Geral (Foto: Beto Correa)

São Pedro se inspirou no Mr. Han neste fim de semana, durante a quinta etapa do Turismo Nacional. Assim como o personagem de Jackie Chan no filme “Karatê Kid” e o seu famoso “Bota casaco. Tira casaco”, o santo das chuvas fez o mesmo no Autódromo Internacional do Velopark, em Nova Santa Rita (RS): uma manhã de chuva e uma tarde de sol no sábado, 23, e um domingo, 24, para lá de molhado.

Nada que interferisse (muito) na realização dessa que foi a penúltima rodada da temporada da categoria com os carros mais vendidos do Brasil. Isso porque, com a intensa chuva da manhã, a prova teve de ser realizada com quase duas horas de atraso.

Chuva, sol e emoção

Por medida de segurança, a primeira corrida começou sob regime de safety-car. Muitas poças se formaram nas curvas, o que prometia uma manhã com muita emoção, mas também com muita apreensão.

Como normalmente ocorre quando a meteorologia é assim, o pole position costuma se dar bem. E foi o que aconteceu com Ernani Kuhn, que largou na posição de honra. O vice-líder do campeonato sustentou a liderança praticamente de ponta a ponta.

Perdeu apenas por um pequeno momento, nos minutos finais, quando Juninho Berlanda buscou mostrar por que é o líder da Turismo Nacional. Mas Kuhn controlou o ímpeto do adversário, resistiu e venceu a prova na Categoria A. Pedro Pinheiro, que corre em dupla com o pai Wilson venceu logo em sua estreia na Categoria B e também entre os “Rookies”.

Assim como na primeira prova, a segunda também contou com várias batalhas por posições. As voltas finais reservaram uma disputa a três. Além de Ernani Kuhn e Berlanda, o novato Pedro Pinheiro colou nos dois e consolidou uma prova de enorme destaque.

No fim, Ernani faturou mais uma vitória, com Berlanda em segundo no geral. Pedrinho triunfou novamente na categoria B e entre os estreantes na Turismo Nacional.

Depois da chuva, o sol

São Pedro mais uma vez resolveu dar o ar da graça e mandou todos tirarem os casacos na tarde do sábado para as duas provas restantes do dia. Na Corrida 3, já com pista começando a secar, Augusto Freitas triunfou na classificação geral e na divisão B depois de ter partido da pole position, enquanto Ernani Kuhn ficou com mais uma vitória na categoria A.

Logo depois, na última prova do dia, o mato-grossense finalizou um sábado perfeito para comemorar no topo do pódio mais uma vitória, a quarta na classe A e a terceira no geral, enquanto o companheiro de equipe Fast Racing, Augusto Freitas, foi o melhor novamente na B.

Leia mais: “Turismo Nacional: Campeão será promovido para Stock Series”

Bota casaco que a chuva voltou!

Assim como na manhã de sábado, a primeira corrida de domingo começou sob safety-car. Quando a chuva diminuiu de intensidade, foi dada a largada e Ernani Kuhn, mais uma vez, dominou a prova, conquistando sua quinta consecutiva na Categoria A.

Mas, se engana quem pensa que foi só isso. Na disputa pela segunda colocação, Berlanda e Pablo Alves se digladiavam, com este levando a melhor sobre aquele. Já na Categoria B, Dudu Moratelli, Augusto Freitas e Célio Vinícius chegaram a andar lado a lado, em disputa que acabou em incidente no fim da reta.

Entretanto, Augusto Freitas foi punido após incidente e perdeu o triunfo obtido na categoria B. A vitória na classe então ficou com Célio Vinícius, acirrando assim a luta pelo título com Freitas.

Sem chuva, mas com umidade

A última prova aconteceu com o tempo quase igual ao do dia anterior. A diferença foi em relação à pista: dessa vez, haviam alguns trechos bastante molhados.

Largando na frente com a pole no geral e na B, Augusto de Freitas parecia repetir o feito de sábado. Enquanto no pelotão do meio havia muitas disputas roda a roda, lá na frente o que se viu foi Ernani Kuhn abrir caminho.

No fim, Freitas, mais uma vez, ganhou no geral e na divisão B. Já Kuhn “varreu” na A, chegando em segundo na geral e em primeiro na categoria.

A Turismo Nacional se reúne para a disputa do título entre os dias 1º e 3 de dezembro, quando desembarca no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *