Campeão será promovido para Stock Series
O primeiro dia da 5ª etapa da Turismo Nacional, realizada neste fim de semana no autódromo do Velopark, foi além das disputas no circuito gaúcho. Foi neste sábado, 23, que a Vicar – promotora da categoria e de diversas outras – fez um dos anúncios mais importantes do esporte a motor: a Turismo Nacional será uma categoria de acesso à “família” Stock Car.
A partir da próxima temporada, a categoria premiará o campeão da divisão Overall A receberá, como prêmio, a temporada 2025 na Stock Series – também promovida pela Vicar. Segundo Fernando Julianelli, CEO da empresa, a iniciativa faz parte da busca pelo fomento da indústria do motorsport nacional.
“Estamos muito felizes em anunciar mais um pacote de premiações no automobilismo brasileiro, mais uma prova de que estamos devolvendo parte do que o automobilismo nos proporciona como empreendedores do esporte”, conta Julianelli.
Vale lembrar que, no início deste ano, a Vicar premiará o campeão da Stock Series com uma bolsa equivalente a R$ 2,5 milhões. Essa é uma forma de que o detentor ou a detentora do título possa dar um próximo passo na carreira.
Como funcionará a premiação
Para ter direito a este incentivo, os pilotos precisam preencher alguns requisitos. O principal deles, claro, é ser o campeão da divisão Overall A. Além disso, precisa ter menos de 30 anos de idade. Dessa forma, a organização busca tornar a Turismo Nacional parte do ciclo de uma carreira que se inicia, geralmente, nos campeonatos regionais de automobilismo.
Entretanto, quem tiver mais de 30 anos não ficará “de mãos abanando”. A proposta prevê incentivos para a continuidade desses pilotos na própria “Overall A” em 2025.
Para isso, serão concedidos: isenção de taxa de inscrição, pneus para o ano todo e isenção do custo do Kit Audace (pacote que inclui leasing do motor, câmbio, sistema de arrefecimento e itens mecânicos e eletrônicos.
O mesmo valerá para o campeão da “Overall B”, que receberá o mesmo pacote para subir para a divisão principal da Turismo Nacional.
Confira mais notícias sobre automobilismo aqui
Pilotos felizes com o novo cenário
Um dos mais jovens da categoria, Pedro Luiz Pinheiro, 17 anos, lembra que oportunidades como essa são difíceis de acontecer no âmbito nacional. “Correr na Stock Series é a chance de estar na base, para um dia chegar na Stock Pro, que é meu grande objetivo, pois é o maior campeonato do Brasil”, explica, para logo complementar: “Com certeza, quem estiver na Turismo Nacional vai agarrar essa oportunidade com unhas e dentes.
Outro estreante, Edu de Paula, 21 anos, vê essa iniciativa como uma motivação. Segundo ele, “é um sonho para quem está aqui na pista poder viver do automobilismo e se profissionalizar.”
Já Edu Cavalli, 24 anos, rememora sua resposta quando o questionavam o que ganhava ao conquistar uma vitória. “Respondia: ‘Um tapinha nas costas e um aperto de mãos’, mas agora o jogo virou”. Para ele, essa proposta vai encher o grid a partir de 2024.
Por sua vez, Arthur Scherer, 27 anos, diz que essa premiação era o que faltava no automobilismo nacional. Como comparativo, fala de iniciativas semelhantes nos Estados Unidos e na Europa.
“É um investimento pesado, mas também um impuslo para o esporte e para nós”. Ele finaliza dizendo que essa é uma forma de profissionalizar ainda mais as categorias nacionais.
Calendário da Turismo Nacional para 2024
- 1ª Etapa Endurance: 25 de fevereiro
- 1ª Etapa Sprint: 14 de abril
- 2ª Etapa Sprint: 26 de maio
- 3ª Etapa Sprint: 21 de julho
- 4ª Etapa Sprint: 25 de agosto
- 2ª Etapa Endurance: 22 de setembro
- 5ª Etapa Sprint: 20 de outubro
- 6ª Etapa Sprint: 1º de dezembro