Sete brasileiros disputam a KWC, na Bélgica
Falta pouco mais de um mês para a edição 2023 do Kart World Championship (KWC), na Bélgica. Entre os dias 25 e 29 de julho, 160 pilotos mostrarão quem são os melhores das categorias Junior, Women, Masters e Overall. E, deste total, pelo menos sete são brasileiros.
Uma das inscritas é a Juliana Petruschky. A catarinense de 34 anos conquistou a vaga na Seletiva KMKZY, no início deste ano. Por enquanto, Juliana é a única representante do Brasil na categoria exclusiva para mulheres.
Outro “representante” solitário em sua categoria é Nicodemo Croce. Aos 16 anos, o goiano está inscrito na categoria Juniors, para pilotos abaixo de 17 anos de idade.
Quem são os brasileiros no KWC
Além de Juliana e de Nicodemo, o Brasil tem outros cinco nomes. Confira quem são eles:
- Juliano Ballarin (Overall)
- Paulo Machado (Master)
- Rafael Santini (Overall)
- Rodrigo Baldissera (Master)
- Ryan Nishioka (Overall)
O Mundial de Kart Rental
Neste ano, o KWC será sediado no WorldKarts, na cidade belga de Kortrijk. Ao contrário do que muitos estamos acostumados a ver no Brasil, lá o campeonato será feito realmente em um indoor.
Por enquanto, o número de inscritos está abaixo do esperado. Do total de 160 vagas, 126 foram preenchidas. Ou seja: existem mais 34 disponíveis para participar.
O formato
Devido ao grande número de inscritos, a competição ocorrerá da seguinte forma:
Classificação
Serão oito corridas classificatórias, com karts sorteados em cada uma. Não haverá repetição de kart e o grid será formado por uma volta rápida.
Semifinais
Os 48 melhores avançam para as semifinais. São três baterias de 30 minutos, cada uma composta por 16 pilotos. O grid e o kart serão formados por uma “Match Race”.
Final
Por fim, os Top 20 de cada categoria vão para uma final de 45 minutos. Assim como nas semifinais, o grid e a seleção dos karts ocorrerá por meio de um “Match Race”.
Premiação
Os melhores nas categorias Women, Juniors e Masters ganharão troféus da organização. Já para os cinco melhores na Overall, ganharão os troféus e, também, a inscrição para a próxima edição do Mundial de Kart Rental.