Torneio de Verão Piquet Kart tem seu campeão

O dia 28 de março ficou marcado na história da Piquet Kart e na trajetória de 14 pilotos de kart rental do Rio Grande do Sul. Após cinco etapas, o espaço encerrou a primeira edição do seu Torneio de Verão, sagrando Bruno Machado, 19 anos, o grande campeão.

Entretanto, se engana que chegar ao topo foi fácil. Isso porque os organizadores do certame tentaram deixar o mais competitivo possível. Por exemplo, apenas a primeira etapa – realizada no dia 17 de março – teve classificação para a formação do grid de largada.

Para as demais, era com a inversão de grid. Mas, ao contrário do que todos estamos acostumados, não era conforme a tabela de classificação. A ordem de largada respeitava a posição da etapa anterior.

Confuso? Nem tanto. Agora, desafiador? Sim. Muito.

Sem vida fácil para o campeão

Natural de Capão da Canoa, Bruno buscou usar a sua experiência de quase sete anos de kart rental para levar o troféu para casa. Porém, a tensão fez parte de sua rotina ao longo do torneio.

“O regulamento dificultava muito para os pilotos pontuarem e eu também não tive muita sorte com os karts”, conta. “Então, fiquei o verão todo com uma tensão muito grande para tentar vencer o campeonato.”

Contudo, a tensão foi deixada para trás assim que recebeu a quadriculada na última corrida da competição.

Demais adversários no Torneio de Verão

Engana-se quem pensa que o regulamento e a falta de sorte na escolha dos karts dificultaram a jornada de Bruno. “Quero ressaltar também a habilidade dos demais pilotos, que pilotaram muito bem”, diz. Entre os desafiantes, estavam Diego Schmitt, Diego Schröder, Paulo Ricardo Rodrigues e Pedro Henrique Santos.

Pedro Henrique Santos conquistou o vice-campeonato (Foto: Divulgação)

Aliás, Pedro Henrique, piloto de Caxias do Sul, foi quem chegou à última etapa com chances de colocar o seu nome nessa história. Com apenas 16 anos, mas com cinco de experiência na modalidade, o caxiense estava a apenas quatro pontos de distância quando sentou no kart para as últimas duas baterias do torneio de verão.

“Minha participação poderia ter sido melhor”, resume. “Como os karts são sorteados, contamos muito com a sorte.” Dessa forma, conquistar boas posições em cada bateria era como acertar na loteria – mas, ao contrário de milhões de reais na conta bancária, eram pontos importantes na tabela.

Apesar da frustração, Pedro Henrique, que estampa em seu macacão o apoio da Mecânica Passionner, dos Irmãos Daltroso, de Gustavo Bilibio, da Agroprecision e da RealDrive Simuladores tem a resiliência como uma de suas características. “Fico feliz em ter ficado no pódio no primeiro torneio que eles fizeram.”

Poucas palavras, muita pilotagem

Paulo Ricardo completou os três primeiros do Torneio de Verão (Foto: Divulgação)

Quem vê a idade do campeão e do vice-campeão, pensa que o terceiro colocado tinha um pouco de idade a mais. Sinto dizer, mas quem imaginou isso se enganou feio. Isso porque, quem completou o pódio, tem quase o dobro de idade de Bruno.

Estamos falando de Paulo Ricardo Rodrigues. Aos 40 anos de idade e com cinco de kart rental, Paulo Ricardo conseguiu o que queria. “Ao participar das provas de kart, meu objetivo é sempre ser competitivo. Dessa vez, consegui.”

Em resumo, ele classifica como boa a sua participação no Torneio de Verão. Principalmente com os resultados das duas últimas provas, que lhe garantiram uma boa colocação no geral.

À espera do próximo Torneio de Verão (ou de inverno)

Os três foram unânimes: para eles, a Piquet Kart pode realizar a próxima edição do evento logo. “O que mais gostei foram os traçados diferentes em cada etapa o que aumentava a dificuldade”, resume Paulo Ricardo.

A diversidade de traçados também foi o ponto alto para o vice-campeão, Pedro Henrique. “Foram muito legais e rápidos, o que exigia bastante preparo físico.”

Já para o campeão Bruno, a equalização dos karts e os debates antes de aplicação de punições foram essenciais para que o Torneio de Verão tivesse uma boa avaliação. Segundo ele, nenhuma penalidade foi injusta.

Classificação Final

  1. Bruno Machado – 150 pontos
  2. Pedro Henrique Santos – 146
  3. Paulo Ricardo Rodrigues – 140
  4. Diego Schmitt – 127
  5. Diego Schröder – 124
  6. Anderson Biansini – 124
  7. Giovani Lang – 88
  8. Mathias Sartori – 72
  9. Laerton Souza Jr. – 72
  10. Marcelo Balk – 67
  11. Giuliano Rovere – 50
  12. Gabriel Sbruzzi – 49
  13. Lorenzo Bortolotto – 45
  14. Guilherme Caldas – 29

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *