Kart Racing Team: feito para iniciantes no kart rental
Quem quer começar sua trajetória no kart rental sempre tem uma dúvida: qual campeonato entrar? Como em qualquer outro esporte amador, existem diversos certames espalhados pelo Rio Grande do Sul, com os mais variáveis níveis de competição e de competidores. Ou seja: nem sempre é uma escolha fácil.
Como se sabe, às vezes, fazer parte de uma turma com pilotos mais experientes pode ser uma faca de dois gumes. De um lado, sempre há aprendizados. Por outro, entretanto, os novatos podem desanimar com o tempo, dependendo de seus resultados.
São nestes casos que é importante buscar outras opções. Uma delas, é o Kart Racing Team, mais conhecido como KRT. O grupo tem o foco em iniciantes desde a sua concepção, em 2020, como conta o organizador do campeonato e chefe da equipe de kart rental, Fabio Martiny.
“Chegar sem experiência em um campeonato repleto de lendas te deixa inseguro. Foi aí então, em 2020, com a flexibilização das corridas (devido ao período de pandemia), fui juntando amigos do trabalho, amizades de longa data e parceiros de pistas, que começamos algumas corridas sem compromisso”, conta Martiny.
Não precisou de muito tempo para que o “sem compromisso” se tornasse “com compromisso”. Em 2022, houve a homologação como grupo oficial, com duas categorias: a de competidores experientes e a de novatos, com cerca de quase 90 pilotos ao longo do ano.
Aposta na diversão gera crescimento
Pode-se dizer que o crescimento do KRT foi rápido. Entre pilotos e apoiadores, começou com 12 pessoas. O número triplicou quando o “grupo de amigos” se tornou um campeonato, já em 2021. Hoje, são 50 pilotos ativos – a lotação máxima do regulamento.
E isso se deve, principalmente, à proposta de diversão de todos os presentes. Logicamente, isso leva também à segurança e a lealdade – fatores cruciais para que os embates sejam divertidos. “Atualmente, esse é o nosso lema: onde além da diversão, somos preocupados com a segurança e com a lealdade”.
Martiny reforça que, para que tudo saia conforme as orientações antes das corridas, há uma comissão de segurança. “Com isso, a motivação prevalece, porque, quando temos disputas limpas, sem trapaças e maldades, o grupo se motiva”, salienta. Dessa forma, fica mais fácil ter um clima amigável entre amigos e familiares durante as etapas.
Parcerias dentro e fora das pistas
“Hoje somos uma família”, afirma o chefe de equipe. Segundo ele, as reuniões são assíduas, e não só durante as etapas. Mas, claro, são nos dias de disputa que todos ficam mais conectados uns com os outros.
Martiny diz que, nesses momentos, é possível ver a troca de ideias entre pilotos, além da boa relação entre suas famílias. “É um esporte de inserção social mais eficaz, onde o resultado é imediato e as transformações são evidentes”, continua, ressaltando este ponto como diferencial do Kart Racing Team.
Conheça outros grupos de Kart Rental
Experiências com outros campeonatos
Mesmo com suas diferenciações, sabemos que a base dos grupos de kart rental é praticamente a mesma. Tanto que a modalidade cresce com o passar dos anos, muito devido ao fato de que “não há idade para gostar do kartismo”, como diz Martiny.
Com isso, mesmo com visões e missões diferentes, a diversidade é fundamental para o fortalecimento do esporte. “Sempre digo aos pilotos do KRT o quanto é participar de outros campeonatos, a fim de buscar mais experiência e aprendizado.”
Dessa forma, os gestores conseguem trocar ideias e, aos poucos, normatizar o kart rental – mesmo que de maneira inconsciente.
Um grupo que se tornou uma equipe
O “Team” do KRT não está no nome do grupo por acaso. Ao longo dos anos, a parceria se solidificou e hoje o grupo é, realmente, uma equipe. Tanto que ela está inscrita no Campeonato Gaúcho de Endurance da modalidade, promovida pelos gestores dos grupos CKA Kart e K1 Championship.
Esta será a segunda participação no certame, composto por uma prova de 250 milhas e outra de 500 milhas, no Circuito Internacional Techspeed. A primeira corrida será no dia 9 deste mês, enquanto que a segunda está marcada para o dia 2 de dezembro.
“Este ano contaremos com dois karts em cada disputa, sendo uma equipe (nas categorias) Leves e outra na Pesados.” Assim, esperam se sair melhor que no ano passado.
Para atingir os objetivos do grupo tanto como campeonato como quanto equipe, apoios e patrocínios são fundamentais. E o KRT tem como patrocinador máster a empresa WD Detail, além das marcas Busato Nolde Advocacia, Nenê Bebidas, Confratek RS, Isa Lopes Spa, Hamburgueria Darling, YES Energia Solar, CredFácil, Abud Projetos Especiais, IGS Games, Rocha Metalúrgica, Alaercio Mercado, Zezinho Arts MDF, Meu Lado Natureba, Studio Myckaela Garcia.
Já no Endurance, a carenagem levará as marcas PAN Fácil, Confratek, BR Supply, Carmak e Sul Polo.
Como participar do KRT
O campeonato do KRT não é aberto ao público geral. Por isso, uma das formas de ingressar no certame é por meio de indicação dos próprios pilotos. Outro jeito, é fazer parte do grupo de pilotos aspirantes, destinado a quem não tem experiência na modalidade.
Neste caso, serão feitos treinos regulares, com o objetivo de preparar para o campeonato.
Mais informações podem ser obtidas no Instagram do Kart Racing Team.