Copa KartGo encerra primeira temporada com disputas intensas
Competição reuniu 30 pilotos na etapa decisiva, realizada neste sábado (23), no Circuito Internacional Techspeed
O calor intenso sobre o Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita (RS), deu um sabor a mais nas etapas finais das categorias 13hp e 9hp da 1ª Copa KartGo. Encerradas neste sábado (23), o público viu disputas intensas por posições nas corridas, além de Rogério Favretto Jr. e Guilherme da Silva erguerem os troféus de campeões das divisões principal e de acesso, respectivamente.
Ao todo, foram três corridas na rodada decisiva: duas na dos pilotos mais experientes no kart rental e uma na dos novatos, reunindo um total de 30 inscritos no encerramento da competição patrocinada por Forza, QG Móveis e Busato e Nolde Advocacia.
Como foram as corridas
Categoria 13hp
Os pilotos da categoria dos motores 13hp foram os primeiros a entrarem na Pista Tech 1500. Com um grid formado por 15 pilotos, o que se viu foi uma disputa volta a volta pela liderança entre oito pilotos por quase metade da prova.
Porém, quanto mais o tempo passava, as posições começavam a ser definidas, com algumas trocas de posições aqui e ali. Com isso, Favretto cruzou a linha de chegada em primeiro, com Edson Silva em segundo e Leonardo Busato em terceiro, separados por apenas 1,6 segundo.
Já na segunda corrida da categoria principal, o grid reuniu 16 pilotos, e viu Laerte Borges dominar a prova do início ao fim. Agraciado pelo regulamento, no qual o kart do primeiro colocado vai para o último da bateria anterior, ele mostrou que a “sorte” também acompanha a habilidade. Largou na pole position e controlou a diferença para os pilotos de trás, sem ser incomodado.
Enquanto ele se distanciava, os demais tentavam o seu lugar ao sol, resultando em tentativas de ultrapassagens em diversos pontos do circuito de Nova Santa Rita. No fim, Borges recebeu a quadriculada com 1,7 segundo de vantagem para Busato, que conquistou o segundo pódio do dia, com Gabriel Gomes logo atrás, no terceiro posto.
Mas, na soma dos resultados e dos descartes, Rogério Favretto conquistou o título da primeira temporada da Copa KartGo, com 127 pontos – apenas três a frente de Leonardo Busato, o vice-campeão. Gabriel Gomes, com 113, encerrou o ano na terceira posição.
Além disso, Favretto e Busato também levaram o campeonato de duplas da competição.
Categoria 9hp
Por falar em disputas, a categoria dos pilotos novatos mostrou que pode-se, sim, ter corrida limpa e cheia de ultrapassagens ao mesmo tempo no kart rental. Reunindo 14 pilotos na etapa final, também na Pista Tech 1500, Murilo Milani e Guilherme da Silva não saíram um do encalço do outro nas 15 voltas programadas da bateria.
Desde o início, os dois kartistas se distanciavam aos poucos dos demais. Entre eles, porém, a diferença dificilmente superava os dois centésimos de segundo, o que proporcionava trocas de posições em praticamente todas as voltas.
Nada que intimidasse os outros pilotos. Sabendo que teriam dificuldades para alcançar os líderes, brigavam com vontade pelas posições intermediárias, formando, assim, pequenos pelotões.
Só que, o mais importante, ocorria na frente. Depois de diversas trocas de lideranças, Milani e Silva fizeram a última curva do circuito praticamente juntos, mas coube ao primeiro cruzar a linha de chegada na frente, a exatos 97 milésimos de segundo para o vice-líder.
Nada que abalasse Guilherme da Silva. Afinal, com na soma das três etapas da temporada 2024 da Copa KartGo, subiu ao lugar mais alto da tabela, ao marcar 65 pontos. Atrás dele chegaram Murilo Milani e Andrigo Antunes, com 62 e 60 pontos, respectivamente.