Samuel Mittag: “Aos poucos, fomos conquistando nosso espaço”

Empresário conta como a Mittag Preparação de Motores se tornou referência em propulsores 2 tempos no kartismo nacional

Samuel Mittag - Arquivo Pessoal
Samuel Mittag entre os pilotos atendidos pela empresa (Foto: Arquivo Pessoal)

Trinta e oito anos. Este é o tempo que a Mittag Preparação de Motores atua no kartismo nacional. Ao longo deste período, a empresa coleciona uma série de títulos em diversos campeonatos espalhados pelo país. Algo difícil para um negócio que começou de maneira modesta, e dedicada à preparação de motores de kart situada em Caxias do Sul, no interior do Rio Grande do Sul.

Destacar a localização das instalações é extremamente necessário neste caso. “Estando fora de São Paulo, que sempre foi o núcleo do kart no Brasil, o início foi bem complicado, devido à distância”, lembra Samuel Mittag, proprietário e responsável pela preparação dos motores. E ele sabe muito bem disso: foi piloto da modalidade em 1989 e, desde então, atua no empreendimento familiar.

Falar sobre a experiência é importante. Mas não apenas como piloto – precisamos falar também dos desafios de empreender nesta área.

Nesta entrevista exclusiva ao Push to Cast, Mittag mostra como a empresa saiu do interior do Rio Grande do Sul para conquistar o país, ter uma sede com mais de mil metros quadrados e cinco colaboradores e atender a mais de cem kartistas nas mais variadas competições espalhadas pelo país.

Push to Cast: Como e quando surgiu a ideia de trabalhar com a preparação de motores e carburadores para kart?

Samuel Mittag: Minha família sempre trabalhou na área da mecânica. Cesar, meu pai, montou a equipe de kart em 1986 e, desde então, estamos atuando na área de preparação de motores.

PTC: Como foi o início do trabalho? Quais as dificuldades?

Mittag: Comecei seguindo os passos do meu pai. Estando fora de São Paulo, que sempre foi o núcleo do kart no Brasil, o início foi bem complicado devido à distância. A maioria dos materiais de competições vinham de lá e a maioria dos pilotos também era da região.

Mas, aos poucos, fomos conquistando nosso espaço, sempre propondo um atendimento diferenciado e um produto de qualidade.

PTC: Vocês já tinham experiência na preparação de motores e carburadores para kart antes de abrirem a empresa, ou foram direto “na cara e na coragem”?

Mittag: Meu pai trabalhou desde pequeno na mecânica da família. Saiu quando nasci, praticamente para montar a equipe de kart, esporte que ele tinha como hobby no nosso Estado. 

PTC: Vi que o foco de vocês é a preparação de motores 2 tempos. Estou certo? Caso sim, por que a decisão de focar apenas neste motor?

Mittag: Sim, nosso foco é em 2 tempos. A maioria dos campeonatos de 4 tempos trabalha em regime de sorteio. Estamos introduzindo o (sistema de sorteio) de 2 tempos no Estado, também em parceria com a Pablo Racing, que faz nos 4 tempos.

Chegamos a preparar motores 4 tempos enquanto os nacionais utilizavam motores preparados, mas a categoria acabou.

PTC: Hoje vocês são uma referência na preparação de motores e de carburadores. Como é para a Mittag Preparação de Motores atingir este patamar?

Mittag: Foi a realização de um sonho. Morando longe do centro do país, sempre acompanhávamos as competições nacionais pela Revista Racing. A meta era  estarmos presentes, disputando tais competições, mas isso exigiu muito investimento, dedicação e tempo, principalmente.

Hoje, figuramos entre as principais fornecedoras de motor do país e a meta é crescer ainda mais.

PTC: Neste ano, a empresa fez uma parceria com a Pablo Racing para fornecer motores no sistema de aluguel e sorteio nas competições de kart. O que motivou essa parceria?

Mittag: O Pablo entrou em contato conosco inicio do ano para propor a parceria. O foco dele hoje é nos 4 tempos e topamos trabalhar juntos para suprir um mercado onde tinha somente um fornecedor praticamente. Nossa idéia é sempre manter um alto nivel de qualidade e equalização e ele focando em uma área e a mittag em outra fica mais facil.

PTC: Ainda no assunto “aluguel e sorteio de motores”, acredita que esta é a realidade do kartismo? Pilotos não serem mais proprietários dos próprios motores?

Mittag: São mundos deferentes. Devido à nossa atual situação econômica, é um mercado paralelo aos motores preparados, no qual o piloto que não teria condições de correr se mantém na ativa.

Infelizmente, o kart é um esporte caro e manter esse investimento em um hobby é muito complicado para a maioria das famílias do nosso país.

PTC: Quais os próximos planos da Mittag Motores dentro do kartismo?

Mittag: Melhorar e vencer sempre dentre os campeonatos nacionais e fornecer um equipamento de alta qualidade nos motores sorteados.

PTC: Neste ano, Caxias do Sul ganhou mais holofote com a entrada da Wokin Garra Racing na Stock Car Pro Series. Mas, a gente sabe que a cidade tem uma grande força no automobilismo, com pilotos também competindo em diversas categorias e vocês na parte do kart. Para ti, o que faz a cidade ter essa força?

Mittag: Caxias sempre foi um grande polo de pilotos. Temos inúmeros títulos nacionais em várias categorias em nossa cidade, o que, mesmo sendo muito pouco divulgado, é um motivo de orgulho.

O CEO da Wokin Garra Racing iniciou no esporte quando seu filho entrou pro kart no SKR (Serra Kart Racing), um campeonato de kart indoor da nossa região. Isso mostra que tudo inicia no kart.

Uma pena nosso esporte ter um espaço ridículo na mídia regional, estadual e nacional.

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