Como vai funcionar a Seletiva gaúcha do KWC 2024
Etapa gaúcha levará dois pilotos ao Mundial de Kart Indoor, que será realizado entre 21 e 27 de julho no Kartódromo Granja Viana
O domingo (31) será um dia quente na cidade gaúcha de Nova Santa Rita. Além da previsão de calor, chegando a 30ºC, a temperatura no Circuito Internacional Techspeed também estará alta. Afinal, nesta Páscoa, o Rio Grande do Sul conhecerá os campeões da Seletiva ao Kart World Championship (KWC).
E a vida dos 84 inscritos na etapa gaúcha para preencher duas vagas no Mundial de Kart Indoor não será nada fácil. Os portões do kartódromo abrem às 7h para o credenciamento, as baterias começam às 9h e o encerramento será após 18h.
Neste texto, vamos explicar como funcionará a Seletiva gaúcha ao KWC 2024.
Categorias
Serão duas categorias: Leves e Pesados. A primeira, para pilotos com lastro mínimo de 90kg. Já a segunda é destinada àqueles com lastro mínimo de 105kg.
Ao todo, 52 pilotos disputam o título na Leves, enquanto que na Pesados o número é de 26. Alguns competidores participarão das duas divisões na Seletiva.
Traçados
Para dar mais emoção às disputas, serão usados quatro traçados diferentes em cada série:
- Série 1: P 1500 Seletiva
- Série 2: P 1500 Jump
- Série 3: P 1500 Rápida Jump
- Match Race: P 1500 Completa
- Final: P 1500 Completa
A competição
Cada categoria terá três séries, um Match Race e uma final. Veja como vai funcionar cada fase.
Classificatórias
A primeira fase será composta por três Séries classificatórias. Devido ao grande número de inscritos, cada categoria terá duas baterias por série. Os grids foram formados por meio de sorteio, e podem ser acessados neste link.
Todas as corridas valerão pontos e o pior resultado obtido entre as Séries 1 e 3 será descartado do resultado final. Os 16 melhores de cada categoria nesta estarão aptos a participar do Match Race.
Match Race
Este é o sistema adotado para o Mundial de Kart Rental para a formação do grid e a escolha dos karts para as semifinais e finais do evento.
Serão quatro rounds para definir o pole position da final. Além disso, cada round valerá pontos que serão somados ao resultado final do evento.
Por isso, vale ler atentamente o regulamento da competição, especificamente entre as páginas 7 e 10.
Finais
Ao contrário de muitas competições de kart – na qual o vencedor é considerado o campeão -, esta última corrida será diferente: ela valerá pontos para a somatória total do evento. Só que, diferente das séries classificatórias, a pontuação será dobrada.
Bônus possíveis
- Pole position: 1 ponto
- Volta mais rápida da competição: 1 ponto
- Avanço para o Round 2 do Match Race: 1 ponto
- Avanço para o Round 3 do Match Race: 2 pontos
- Avanço para o Round 4 do Match Race: 3 pontos
- Campeão do Match Race: 4 pontos
Quem serão os campeões?
Para definir os campeões das categorias Leves e Pesados, é necessário ter papel, caneta e uma boa calculadora. Isso porque, para levar o título, precisa ter o maior número de pontos somando todas as etapas realizadas ao longo do evento.
A equação é a seguinte:
- Pontos + Bônus = Resultado 1
- Resultado 1 – Penalizações – Descartes = Saldo Final
- Saldo Final = Maior número de pontos é o Campeão
Agora que você já sabe como vai funcionar a Seletiva RS ao KWC, é só se dirigir ao Circuito Internacional Techspeed e torcer para o seu piloto favorito.
Ou, se preferir, assistir à transmissão ao vivo que será feita pelo canal Curva do S, clicando neste link.
Cronograma da Seletiva RS
Série 1
- Leves – Bateria 1: 9h
- Leves – Bateria 2: 9h30
- Pesados – Bateria 1: 10h
- Pesados – Bateria 2: 10h30
Série 2
- Leves – Bateria 1: 11h
- Leves – Bateria 2: 11h30
- Pesados – Bateria 1: 12h
- Pesados – Bateria 2: 12h30
Série 3
- Leves – Bateria 1: 13h
- Leves – Bateria 2: 13h30
- Pesados – Bateria 1: 14h
- Pesados – Bateria 2: 14h30
Match Race
- Leves: 15h
- Pesados: 16h
Final
- Leves: 17h
- Pesados: 17h30
Agora que você leu este conteúdo até o fim, deixa a gente te perguntar: você gostou?
Se a resposta foi “SIM”, é porque você viu a importância do nosso trabalho para a divulgação do kart rental regional e nacional. E aqui, vale uma informação de extrema importância: o Push to Cast é o único espaço dedicado à modalidade. Fazemos um trabalho único, independente e comprometido com os valores do jornalismo.
Para que ele continue, precisamos muito do seu apoio. Por isso, convidamos a acessar a nossa plataforma de financiamento coletivo e se tornar nosso assinante. Sua assinatura fortalecerá ainda mais o nosso trabalho – e, claro, o kart rental brasileiro.