Gravina Performance e Kart in Senna vencem 250 Milhas KTO
O público que se deslocou até o Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita (RS), no dia 9 viu duas equipes de tradição erguerem os troféus de campeões das 250 Milhas de Kart Rental KTO. Os karts #23 Gravina Performance e #32 Kart in Senna foram ao topo do pódio nas categorias Leves (90kg) e Pesados (105kg) respectivamente.
Na geral, as três primeiras posições foram ocupadas pelas duas campeãs já citadas, com o kart da #31 ADESCA Patetas entre elas.
O evento marcou o início do Campeonato de Endurance de Kart Rental e contou com 361 pilotos, divididos em 20 equipes – dez para cada divisão – em um total de 35 karts. Ao todo, as 250 voltas completadas pela campeã foram suficientes para percorrer toda a distância em pouco mais de seis horas de duração.
Como foi a corrida
Competidores e escuderias não tiveram vida fácil no início das atividades. Isso porque a chuva desceu sobre o kartódromo, justamente na classificação. Um desafio e tanto para uma tomada de tempos que teve de ser feita com apenas uma volta por kart.
A Super Pole ficou com o kart #13 da Biansini Kart Cup, com a campeã da Pesados ocupando a segunda posição e o #29 da ADESCA Patetas fechando os três primeiros. A campeã da geral saiu na 14ª posição.
Por volta do meio dia, no melhor estilo Le Mans, foi dada a largada. A chuva tornou tudo mais exigente para pilotos e equipes, fazendo com que as estratégias tivessem papel crucial no resultado final – ainda mais em uma prova longa.
Tudo porque, ao longo da prova, a pista foi secando e o que se viu foi a formação de disputas acirradas em quase todos os pelotões. Menos para o kart #23 da Gravina Performance, que completou a prova com uma volta de vantagem para o #31 da ADESCA Patetas. O pódio da Leves foi completado pelos karts #4 da Bah Kart Racing e #28 da GFK KMKZY Racing, com duas voltas de desvantagem, e o #27 da GFK KMKZY Racing, com três.
Já na Pesados, o #32 da Kart in Senna subiu na parte mais alta do pódio ao completar 248 voltas no tempo regulamentar, com uma volta de vantagem sobre o kart #34 da própria equipe. Em seguida, apareceram os karts #9 e #10 da Sukata Racing AKARS (duas voltas atrás) e o #25 da GP Evo, com três voltas de desvantagem.
Para Edson Gravina, fundador da Gravina Performance, as 250 Milhas de Kart serviram para entender os próximos passos da equipe nas competições de kart rental – em especial as 500 Milhas de Kart. “Nós teremos mais dois ou três karts participando do evento, com um kart para pilotos iniciantes e outro para os ‘mais das antigas’, mas que correm muito”, adiantou.
Gravina lamentou uma parada errada da equipe de jovens iniciantes, devido à previsão do tempo. Entretanto, seguirá em frente com a proposta, afinal, este é um dos sonhos que tem com sua operação na modalidade.
Na categoria Pesados, o diretor da Kart in Senna reforçou a importância da sintonia entre todos para a conquista da dobradinha após seis horas de prova. “No endurance, é um trabalho em equipe. Muitas vezes, eles (os pilotos) andam de forma contínua e em vários eventos juntos, e acabam conhecendo os perfis de cada um.”
Influenciadores da KTO
Conhecida por seus investimentos na promoção das apostas esportivas online, a KTO – patrocinadora máster das 250 Milhas – aproveitou a oportunidade para fazer ações com seus influenciadores.
E não foram poucos nomes: Paulo Brito, Rafael Sóbis, Arthur Gubert, Vaguinha, Labarth, Cassi e Gustavo Furlin fizeram uma bateria amistosa logo após o classificatório. Ação como essa deve se repetir nas 500 Milhas de Kart Rental, programadas para o dia 2 de dezembro, também no Circuito Internacional Techspeed.
Demais premiações
Equipe com Kart Único
- Leves: Bah Kart Racing
- Pesados: Adrenalina Kart Club 2
Super Pole
- Leves: Biansini Kart Cup (Vinicius Fonseca)
- Pesados: Kart in Senna (Cristiano Fogaça)
Volta Rápida
- Leves: Gravina Performance (Laerton Souza)
- Pesados: Gravina Performance (Diego Schmidt)