Gurias do Kart: Porque mulheres também correm (e muito)

Se em pleno século XXI ainda temos quem acredite que mulher não pertence ao automobilismo, o Rio Grande do Sul tem um grupo de kart rental que mostra justamente o contrário. Como elas mesmo dizem, esse pensamento “já virou piada interna” dentro do grupo.

Todas vestem o macacão e vão para as pistas, reforçando o mantra de que lugar da mulher é onde ela quiser.

“Nós escolhemos o macacão, justamente para incentivar e acelerar a imersão das mulheres no kartismo, que é um dos principais propósitos do grupo”, contam a fundadora e gestora, Juliana Batista, a também fundadora e administradora, Jéssica Menegosso, e as administradoras Keyla Lopes e Milena Grasel.

E elas estão certa neste sentido. Afinal, o Brasil tem diversas mulheres desbravando e servindo de inspiração nos mais diversos segmentos do esporte. “Antonella Bassani, Bia Figueiredo, Bruna Tomaselli, Cecília Rabelo e a Camila Valduga, por exemplo, são fontes de inspiração”, contam.

Além disso, existe a iniciativa Girls on Track, projeto iniciado pela Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o qual consideram um divisor de águas para a inserção de mais mulheres nas modalidades do país.

Nesse sentido, o Gurias do Kart pode ser um grande passo.

250 Milhas de Kart: onde tudo começou

Antes de continuar, se faz necessário contar a história do grupo. E tudo começou por volta de outubro de 2022, durante a realização das 250 Milhas de Kart Rental.

Na época, Jéssica era cronometrista e integrante da equipe Adrenalina Kart Club (AKC) e Juliana acompanhava o marido, Vinicius Guimarães (piloto, membro e fundador do mesmo AKC). Aproveitaram a oportunidade para começar o Gurias do Kart, com incentivo de Eduardo Silva, outro fundador do AKC.

Durante o evento, elas perceberam como a participação feminina estava limitada: ou acompanhavam nos bastidores, ou faziam a cronometragem. Mas elas queriam – e com razão – mais.

“Na mesma semana, já foi identificado que seria necessário ir em busca de mais integrantes. Então, começamos a compartilhar o link do grupo de WhatsApp para os gestores de grupos masculinos.” Assim, encontraram outras pilotas, como Keyla, Milena, Marcia Bonaldo e Adriana Inacio. Todas entraram e fortaleceram o Gurias do Kart.

Em novembro, realizaram a primeira bateria, alinhando 17 pilotas. Porém, adiaram as atividades por falta de quórum, mas nada que as fizesse desistir. Desde junho deste ano, organizam suas baterias mensais com regularidade, sempre com grid cheio.

Leia mais notícias sobre o Kart Rental

Ouvir e acolher mais mulheres no esporte

Por mais que iniciativas como a do Gurias do Kart existam, sabe-se que muitas ainda se sentem tímidas em irem para as pistas. Por isso, uma das premissas do grupo é ouvir e acolher aquelas que buscam serem pilotas. Dessa forma, conseguem manter a união, a organização e entender as necessidades de cada uma.

Foi assim que conseguiram juntar 73 participantes nestes quase 12 meses de atividade. “Não temos limite. Estamos sempre buscando as gurias que querem iniciar ou retornar ao esporte”, salientam.

Tanto que o próximo passo é, a partir de novembro, realizar duas baterias no mesmo dia: uma para iniciantes, que correm pela primeira vez; e outra para as com mais experiência. A perspectiva é ter um grid cheio.

Quem quiser participar do grupo, é simples: basta acessar o Instagram e enviar uma mensagem privada.

Foco agora é crescer mais

As Gurias do Kart sabem que, para crescer, apoio de quem está há mais tempo é crucial. Tanto que fazem questão de destacar as ajudas recebidas ao longo deste período. Entre os auxílios, estão informações e a criação de campeonatos específicos para mulheres, com a participação do grupo.

Com isso, elas podem almejar algo maior. Quem sabe, inclusive, a participação de outros campeonatos? “Acreditamos que, conforme o crescimento e evolução do grupo, participaremos de outras competições, incluindo o Endurance (de Kart Rental).”

Torcemos para que isso ocorra o quanto antes.

Um comentário em “Gurias do Kart: Porque mulheres também correm (e muito)

  1. Parabéns a iniciativa das gurias, e obrigada por me incluirem e me motivarem a fazer parte deste grupo, que acredito irá crescer cada vez mais. Que venham as próximas baterias!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *