Kart in Senna: título é mais um capítulo na história
Começar esta matéria falando sobre a conquista das 500 Milhas de Kart Rental na categoria Pesados seria uma injustiça dupla. Por um lado, atentaria contra a trajetória da equipe Kart in Senna. De outro, com a do Kart Rental no Rio Grande do Sul.
Não seria nenhum exagero dizer que o desenvolvimento das competições de kart de aluguel também tem um dedo da equipe citada no primeiro parágrafo. Afinal, são 26 anos desde a sua fundação. Não como equipe, mas como promotora de campeonatos da modalidade.
“Fomos o primeiro grupo de kart rental do Rio Grande do Sul. São 26 anos, tendo o fundador João Pereira à frente ao Kart in Senna por cerca de 22 anos. Ele teve de se afastar devido às atividades como vereador na cidade de Osório (litoral do Rio Grande do Sul). Com isso, assumi a gestão em 2020”, conta Fernando Lobato, diretor do grupo, que também é uma equipe.
Com a parceria de Luciano Gomes e Frederico Robeschini na liderança do grupo, o Kart in Senna cresceu e começa a colher os frutos.
Se antes eram os títulos individuais que prevaleciam na prateleira, os resultados deste domingo, 3, dão espaço para mais três, todos da categoria Pesados: o das 250 milhas, conquistado em outubro; o das 500 milhas e o das 750 milhas, ambos neste fim de semana. “É como se fosse a tríplice coroa. É para fechar (o ano) com chave de ouro”, acrescenta Fernando.
Leia mais
Kart Brother’s: mais que uma equipe, uma família
Decepção, o sinônimo de motivação
Todo livro é separado por capítulos, organizados de forma a dar sentido à história. Com a da Kart in Senna não foi diferente.
Tal qual um enredo balizado na superação, a equipe soube fazer da decepção uma verdadeira motivação.
“O que deu mais energia foi justamente o foco que a gente tinha e o objetivo de ser campeão. ano passado, nós fomos vice-campeões. Perdemos o título faltando 20 minutos para o fim da prova, porque furou o pneu do kart”, relembra Lobato.
Apesar de não terem subido ao lugar mais alto, não se pode descartar o resultado final naquele 2021. Conquistaram a segunda, a terceira e a quarta posições, ocupando 60% do pódio.
Desafios e mais desafios
Foram quinze pilotos inscritos, divididos em quatro karts. Na retaguarda, um grupo de apoio formado por mais dez pessoas, nas mais variadas atividades. Para que tudo ocorresse conforme o planejado, era preciso sintonia.
“Correr um evento desses não é fácil”, resume Fernando. “Chegar entre os primeiros também não. Então, ser coroado com a premiação das 750 milhas é importantíssimo.
Conforme ele, um título desse tamanho ajuda na conquista de mais respeito. Não que os adversários já não o tivessem, mas é porque colocam o Kart in Senna em mais evidência. “Querendo ou não, tu vai para a vitrine e fica mais visado”.
E foi nessa vitrine que o grito entalado ano passado finalmente pode ser solto.
Um novo capítulo para a biografia do Kart in Senna
Se correr e vencer uma 500 Milhas de Kart Rental não é fácil, permanecer no topo é mais ainda. Para que isso aconteça, a equipe fará uma das coisas cruciais em uma competição de endurance: descansar.
Serão alguns dias de férias para, depois, retornar ao planejamento da equipe para 2023.
“O nosso desafio vai ser permanecer na ponta. Então, vamos continuar com muita humildade, muito respeito aos adversários e buscar, cada vez mais, vencer campeonatos de longa duração.”
Entretanto, isso dependerá de uma evolução ainda maior. De acordo com Fernando, alguns setores serão mais profissionalizados. Isso porque, como ele mesmo diz, fazem parte da carenagem da equipe – peça fundamental para o equilíbrio do kart.
Desenvolvimento do Kart Rental
Há quase três décadas, o Kart in Senna foi criado para reunir amantes da velocidade em campeonatos de karts de aluguel. O que poderia ser considerado uma brincadeira se tornou algo muito mais sério, que nem sempre se pode fazer sozinho.
Foi com essa premissa que, desde 2021, o grupo fechou uma parceria com a KMKZY Sports, que se consolida a cada mês. Não apenas como apoio à equipe nas competições de longa duração, mas também no desenvolvimento do esporte.
Seguindo o ditado “uma mão lava a outra”, ambas promotoras contribui para o crescimento do Kart Rental. E a melhor forma de fazer isso é, na propaganda.
Patrocínios e apoios na história do Kart in Senna
Todos já sabemos de cor e salteado que, sem patrocínio e sem apoio, nenhum piloto ou equipe seguem sua história no automobilismo. No kartismo, não seria diferente.
“Esse ano a gente consolidou com a KMKZY Sports a parceria na equipe. Ela também é muito dedicada ao kartismo. Então, dá certo quando a gente pega duas promotoras que buscam sempre o melhor para todos os pilotos”, reforça Lobato.
Foi assim que a Kart in Senna também contou com o patrocínio da Via Sat e da Usina das Unhas, e o apoio da Marc Turismo, Piccoli Competições e Box 15-Laco nas competições desse ano.
E, tal qual a vitrine que os colocou em evidência, pode ser que precisem de mais espaço nas carenagem para demais apoiadores.