Push to Cast

Notícias sobre kart e automobilismo

TCR South America: Argentinos dominam em Oberá

6 min read
TCR South America Banco BRB/Oberá - Hernán Capa

Foto: Hernán Capa

Leonel Pernía e Juan Ángel Rosso venceram as corridas 1 e 2, respectivamente, neste domingo

Assim como nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de futebol masculino, o duelo entre argentinos e brasileiros no TCR South America Banco BRB ficou com os hermanos. A segunda etapa da temporada, realizada no Autódromo Ciudad de Oberá, teve vitórias de Leonel Pernía (Honda/YPF Racing) na Corrida 1 e Juan Ángel Rosso (Lynk & Co./Paladini Racing) na seguinte. O melhor brasileiro foi Pedro Cardoso (Peugeot/PMO Racing), com o segundo posto em ambas.

Se a primeira prova em Oberá foi mais estudada e de poucas ultrapassagens, o calor na parte da tarde, somado ao grid invertido e ao ímpeto dos pilotos ao buscar os melhores resultados, resultou no conjunto para uma movimentada Corrida 2, repleta de disputas por posição.

‘Colo’ Rosso fez a ultrapassagem sobre o companheiro de equipe Santino Balerini — que havia liderado todas as voltas até então — no último giro, mas teve de lidar com a forte pressão de Cardoso para vencer pela quinta vez na categoria. Leonel Pernía era o sexto metros antes bandeirada final, mas uma série de incidentes alçou o argentino ao terceiro lugar.

A conclusão da prova teve ainda seis carros cruzando a linha de chegada praticamente lado a lado.

O término da etapa de Oberá mantém Leonel Pernía na ponta do campeonato. Com pole, vitória — a sua quinta no TCR South America Banco BRB —, um terceiro lugar e novamente dono do Troféu Driver of the Weekend Ademicon como maior pontuador da rodada, o argentino soma agora 148 tentos, contra 134 de Pedro Cardoso, seu concorrente mais próximo.

A quebra no início da Corrida 2, combinada com a vitória de Juan Ángel Rosso, fez Nelsinho cair para o quarto lugar, com 92 pontos, um a menos em relação ao argentino da Paladini Racing.

A próxima etapa está prevista para o dia 11 de maio, novamente nem solo argentino: o Circuito San Juan Villicum, na província de San Juan.

Como foram as corridas

Corrida 1

Leonel Pernía fez valer a pole e manteve a liderança na largada em Oberá, à frente de três brasilienses: Nelsinho Piquet, Pedro Cardoso e Raphael Reis, enquanto Tiago Pernía caiu de terceiro para quinto. O segundo pelotão foi formado pelos argentinos Fabricio Pezzini e Fabián Yannantuoni e pelo panamenho Luis Ramírez.

Durante a primeira metade da prova, Pernía sustentou margem de pouco mais de 1 segundo de vantagem para Nelsinho, que era acompanhado de perto pelos compatriotas. Tiago Pernía tentou pressionar Raphael Reis, mas permaneceu em quinto. Pouco mais atrás, chamou a atenção a disputa entre os argentinos Mariano Pernía e Genaro Rasetto. O piloto da PMO Racing fez bela manobra para assumir a nona colocação.

Mas Pernía perdeu performance nas voltas seguintes, chegou a virar tempos acima em relação aos brasileiros e começou a ser pressionado por Piquet, que reduziu a diferença para 0s5 segundo. Pedro Cardoso também entrou na briga pela vitória nos minutos finais.
Em embate direto, o atual campeão mostrou força e melhor desempenho, surpreendeu Nelsinho Piquet e fez a ultrapassagem para assumir o segundo lugar.

Em seguida, Cardoso partiu pra cima de Pernía para tentar a vitória. O brasileiro colou no argentino, que teve de usar de toda sua experiência para adotar pilotagem defensiva e vencer pela segunda vez no ano, seguido muito de perto por Cardoso e Nelsinho.

Raphael Reis foi o quarto e Tiago Pernía, quinto. Na Copa Trophy, segunda vitória para Adrián Chiriano em 2025. O piloto da Honda YPF Racing liderou o pódio com Enzo Gianfratti em segundo na sua estreia, enquanto Maria Nienkötter foi a terceira.

Corrida 2

A segunda prova teve o grid invertido em relação aos dez primeiros da sessão classificatória. Em primeira fila toda de argentinos, Santino Balerini largou na frente com o Toyota Corolla TCR da Paladini Racing, seguido por Fabricio Pezzini, vencedor na Corrida 2 em Rosário, a bordo do Cupra Leon VZ da W2 ProGP.

Entre os brasileiros no rol dos dez primeiros, Raphael Reis partiu do quinto lugar, duas posições à frente de Pedro Cardoso. Nelson Piquet Jr. iniciou em nono.

Balerini sustentou o primeiro lugar, enquanto Juan Ángel Rosso saiu de quarto para segundo em uma volta inicial bastante movimentada. Terceiro no grid, o panamenho Ramírez manteve a colocação, sendo seguido por Pezzini e Raphael Reis. Ainda na abertura da prova, Nelsinho Piquet enfrentou problemas e teve de abandonar.

Bastante agitada, a Corrida 2 entregou muitas disputas. Em uma delas, Tiago Pernía enfrentou um problema na suspensão após disputa com Fabián Yannantuoni.

Já o tio, Mariano Pernía, recolheu para os boxes precocemente, enquanto o líder Balerini comandou um enorme pelotão, formado por nove carros. No meio da briga, Raphael Reis e Pedro Cardoso se envolveram em disputa direta lado a lado. Outra batalha foi entre Yannantuoni com Ramírez. O argentino levou a pior, escapou e ficou fora, o que causou a entrada do safety-car.

Com dois minutos para o fim, a relargada teve Balerini líder, seguido por Juan Ángel Rosso e Pedro Cardoso, os três muito próximos nas voltas decisivas. Na abertura do giro final, Rosso passou Balerini e trouxe consigo o brasileiro, que lutou de forma direta pela vitória. Mais atrás, Leonel Pernía tirou proveito das disputas à sua frente, ganhou três posições e subiu para terceiro.

Rosso triunfou pela primeira vez na temporada, seguido por Cardoso e Pernía para completar o pódio. Mais atrás, seis carros cruzaram a linha de chegada praticamente juntos: Balerini, Pezzini, Raphael Reis, Genaro Rasetto, Enzo Gianfratti — vencedor na Copa Trophy — e Adrián Chiriano. Tiago Pernía completou o top-10.

Pouco depois da etapa, Santino Balerini foi punido em 5 segundos por irregularidades durante o procedimento de safety-car e relargada, enquanto Ramírez perdeu uma posição — de 11º para 12º — após incidente com o próprio Balerini.

Resultado da 2ª etapa do TCR South America Banco BRB

Corrida 1

Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5)
Pedro Cardoso (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR)
Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5)
Tiago Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5)
Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ)
Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR)
Fabricio Pezzini (ARG/W2 ProGP/Cupra Leon VZ)
Luis Ramírez (PAN/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR)
Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR)
Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR)
Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7)
Santino Balerini (ARG/Paladini Racing/Toyota Corolla TCR)
Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – Trophy
Enzo Gianfratti (BRA/Porthack Racing/Honda Civic Type R FK7) – Trophy
Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) – Trophy

Corrida 2

Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR)
Pedro Cardoso (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR)
Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5)
Fabricio Pezzini (ARG/W2 ProGP/Cupra Leon VZ)
Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ)
Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR)
Enzo Gianfratti (BRA/Porthack Racing/Honda Civic Type R FK7) – Trophy
Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – Trophy
Santino Balerini (ARG/Paladini Racing/Toyota Corolla TCR)
Tiago Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5)
Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) – Trophy
Luis Ramírez (PAN/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR)
Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) – Não completou
Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – Não completou
Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5) – Não completou

Com informações da Assessoria de Imprensa