Push to Cast

Conteúdos especiais sobre kart e automobilismo brasileiros

Fim de semana perfeito para as equipes de Carlos SG

4 min read
Felipe Bartz (SG28 Racing) e Mathias de Valle (ArtCon Racing)/Stock Light - Magnus Torquato/RIcardo Saibro

Fotos: Magnus Torquato e Ricardo Saibro

Correndo “em casa”, CEO da SG28 Racing e da ArtCon Racing viu dois pilotos vencerem as três provas do fim de semana

Carlos SG teve motivos de sobra para sorrir nos dias 6 e 7 de setembro. Ele viu dois de seus cinco pilotos vencer as três corridas da quarta etapa da Stock Light, realizadas no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR).

Felipe “Pipe” Bartz (SG28 Racing) conquistou duas vitórias, enquanto Mathias De Valle (ArtCon Racing) triunfou uma vez.

Os resultados elevaram o moral da turma, já que Bartz se aproximou muito do líder da competição, Enzo Bedani (W2 Racing ProGP): agora, Bedani tem 247 contra os 240 de Bartz – antes era de 197 contra 240, respectivamente.

Etapa quase perfeita

O roteiro do fim de semana começou perfeito para Bartz, marcando a pole position para as duas primeiras corridas – uma no sábado e outra no domingo. Na prova de abertura da etapa, segurou o ímpeto de Léo Reis (W2 Racing ProGP) na largada, sempre mantendo uma distância segura para não ser incomodado.

Entretanto, como é comum na categoria de acesso à BRB Stock Car Pro Series, as intervenções do Safety Car não demoraram a aparecer. A primeira foi antes dos cinco minutos de corrida, após uma forte batida de João Bortoluzzi (M-Force), na curva do Bacião.

Na relargada, Bartz mais uma conteve o representante da W2 Racing ProGP. Foi assim até os 12 minutos de prova, quando Akyu Myasava (Garra Racing Team) tentou uma ultrapassagem arriscada na Curva 0, perdeu o controle e acertou a mureta da entrada dos boxes, provocando mais uma bandeira amarela – encerrando a prova de maneira prematura, devido aos destroços na pista.

Felipe Bartz/SG28 Racing/Stock Light - Magnus Torquato
Foto: Magnus Torquato

Superioridade na corrida 2

Novamente na pole, Bartz não repetiu o sucesso na defesa da primeira posição. Desta vez, Ernani Kuhn (MTK Racing Team) soube aproveitar as brechas deixadas pelo adversário para assumir a ponta. Entretanto, não durou muito: pouco tempo depois, o vencedor da primeira corrida retornou à posição original.

Os dois aproveitaram as disputas de De Valle, Guto Rotta (Garra Racing Team), Reis e Bedani para se distanciar na frente. Até que, mais uma vez, o carro de segurança foi chamado: Vinicius Papareli (RTR Sport Team) encheu a traseira de Myasava, que estava lento na saída do Bacião.

Mas, o Safety Car não precisou dar muitas voltas: a prova foi interrompida por 16 minutos com bandeira vermelha por problemas no sistema de cronometragem.

O retorno foi com cinco minutos para o fim, tempo suficiente para Bartz se distanciar de Kuhn e vencer com certa folga.

A redenção de Mathias

Mathias De Valle/ArtCon Racing/Stock Light - Ricardo Saibro
Foto: Ricardo Saibro

O fim de semana não começou dos melhores para Mathias de Valle. O piloto da ArtCon Racing se envolveu em um acidente com Guto Rotta na corrida de sábado. Porém, soube contornar a situação no domingo.

Na bateria de número 2, cruzou a linha de chegada na quarta posição – o que lhe rendeu o quinto posto na última prova do dia, devido à inversão do grid entre os oito primeiros.

Desde o início, De Valle aproveitou as oportunidades que surgiram. Tanto que, quando a bandeira amarela foi acionada para a retirada do carro de Pedro Garcia (RTR Sport Team), o piloto já estava na segunda posição, atrás de Léo Reis.

Apesar de não ter conseguido acompanhar o ritmo do líder – que havia aberto 7 segundos –, De Valle se manteve no segundo posto até a intervenção seguinte, devido a um acidente entre Luis Trombini (Garra Racing Team) e Enzo Gianfratti (W2 Racing ProGP).

E foi essa bandeira amarela que mudou tudo. Porque foi na relargada que Reis usou indevidamente o botão do push to pass para se distanciar de De Valle.

Mesmo recebendo cruzando em primeiro, Reis recebeu 20 segundos de punição. Com isso, a vitória “caiu no colo” do integrante da ArtCon Racing. Assim, Mathias De Valle saltou da 8ª para a 6ª posição, com 152 pontos marcados.

A quinta e penúltima etapa da Stock Light está prevista para os dias 4 e 5 de outubro, no Autódromo Velocittá, em Mogi Guaçu (SP).

Classificação da Stock Light após quatro etapas

  1. Enzo Bedani (W2 Racing ProGP), 247 pontos
  2. Felipe “Pipe” Bartz (SG28 Racing), 240
  3. Leo Reis (W2 Racing ProGP), 212
  4. Alfredinho Ibiapina (W2 Racing ProGP), 174
  5. Guto Rotta (Garra Racing Team), 156
  6. Mathias de Valle (ArtCon Racing), 152
  7. Bruna Tomaselli (SG28 Racing), 142
  8. Ernani Kuhn (MTK Racing Team), 139
  9. Juninho Berlanda (SG28 Racing), 131
  10. Enzo Gianfratti (W2 Racing ProGP), 131
  11. Erik Schotten (W2 Racing ProGP), 104
  12. Pedro Garcia (RTR Sport Team), 101
  13. Rafael Martins (M-Force), 97
  14. Luis Trombini (Garra Racing Team), 86
  15. João Bortoluzzi (M-Force), 73
  16. Lucca Zucchini (ArtCon Racing), 72
  17. Akyu Myasava (Garra Racing Team), 65
  18. Kaká Magno (Infinity Competições), 65
  19. Gabriel Koenigkan, 63
  20. Will Cesar (M-Force), 62
  21. Witold Ramasauskas (RTR Sport Team), 43
  22. Vinícius Papareli (RTR Sport Team), 29
  23. Enzo Falquete (Infinity Competições), 9

* Resultado extraoficial