TCR South America: Cardoso e Yannantuoni vencem 4ª etapa
5 min read
Foto: Hernán Capa
Brasileiro da PMO Racing e argentino da Paladini Racing conquistaram suas primeiras vitórias na temporada
O autódromo de Termas de Río Hondo (Argentina) ofereceu uma 4ª etapa cheia de disputas na TCR South America Banco BRB. As duas corridas deste 1º de junho tiveram toques, empurra-empurra e vitórias inéditas.
Na primeira, finalmente o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio, com Pedro Cardoso (Peugeot 308 GTI/PMO Racing). Pela corrida seguinte, foi a vez de Fabián Yannantuoni (Lynk & Co 03/Paladini Racing).
Quem conseguiu subir duas vezes ao pódio foi o também brasileiro Nelsinho Piquet Jr. (Honda Civic Type R/Honda YPF Racing): segundo posto na Corrida 1 e o terceiro na Corrida 2.
A próxima prova da categoria está prevista para 13 de julho, em Mercedes (Uruguai).
Como foram as corridas
Corrida 1
Com 25 minutos de duração e ainda pela manhã, a primeira disputa da TCR South America Banco BRB no último giro argentino teve Piquet Jr., o pole position, e seu companheiro (Honda Civic Type R/Honda YPF Racing), perdendo posições logo que as luzes vermelhas se apagaram. Ambos saíram atrasados, permitindo a ultrapassagem dos adversários.
O maior beneficiado foi o atual campeão da categoria, Pedro Cardoso, assumindo a liderança. Piquet Jr. ficou em seu encalço, sem permitir o aumento de diferença entre eles. Mais atrás, pelo contrário, a luta pelo terceiro posto deu “mais fôlego” aos líderes.
Raphael Reis (Cupra León VZ/W2 ProGP) saltou da sétima posição para a quarta, passando a pressionar Lynk & Co de Yannantuoni pelo terceiro posto. O brasileiro conseguiu formar a “trinca tupiniquim” aos 10 minutos de prova.
Mas, se o início era de “estudo de linhas”, Nelsinho Piquet Jr. não quis saber mais de ficar atrás. Com 15 minutos de prova, iniciou a pressão sobre Pedro Cardoso. Em um certo momento, o piloto do Honda Civic tentou superar o do Peugeot, porém recebeu uma “fechada de porta”, escapando da pista.

Essa briga permitiu que Reis e Yannantuoni – terceiro e quarto colocados, respectivamente – se aproximassem. Em menos de três voltas, os dois descontaram os 3 segundos de desvantagem e se colocaram como franco atiradores pela vitória.
O campeão geral de 2024 se aproveitou que Piquet Jr. precisava se defender dos outros dois adversários para abrir 1,2 segundo de vantagem. O também piloto da BRB Stock Car Pro Series conseguiu se sair melhor, enquanto Raphael Reis, em disputa com Yannantuoni, escapou, perdendo duas posições.
Ao fim dos 25 minutos, Pedro Cardoso recebeu a quadriculada à frente de Nelsinho Piquet, com Fabián Yannantuoni completando o pódio. Pela categoria Trophy, o brasileiro Enzo Gianfratti (Honda Civic Type R/Porthack Racing) foi o vencedor, com Adrián Chiriano (Honda Civic Type R/Honda YPF Racing) em segundo e Maria Nienkötter (Toyota Corolla TCR/Cobra Racing) na terceira posição.
Corrida 2
Se pela manhã já teve agito, a disputa da tarde reservou muito mais entrevero. Afinal, era a última corrida do dia e, ao mesmo tempo, o encerramento da “fase argentina” da TCR South America Banco BRB.
Dessa vez, os Honda Civic Type R não falharam na largada. Porém, isso era o de menos, já que o panamenho Luis Ramirez (Peugeot 308 GTIPMO Racing) – único fora do eixo “Brasil-Argentina” no grid – conseguiu o pulo-do-gato na largada e assumiu a ponta. Porém, escapou logo em seguida, perdendo algumas posições.
Assim, o pole position Fabricio Pezzini (Cupra León VZ/W2 ProGP) retomou a dianteira, mas com uma pequena avaria no para-choque dianteiro. Genaro Rasetto (Peugeot 308 GTI/PMO Racing), que havia largado em segundo, caiu duas posições. Por sua vez, Yannantuoni conseguiu levar seu Lynk & Co 03 da sétima posição para a terceira. Tudo isso na primeira volta.
O embate foi acalorado do início ao fim. Com cinco minutos de prova, o vencedor da Corrida 1 perdeu as posições que havia ganhado, retornando novamente para a posição de largada – a 8ª. Enquanto isso, Mariano Pernía (Honda Cvic Type RHonda YPF Racing) fazia uma disputa acirrada com Piquet Jr. e Raphael Reis caiu de 4º para 8º.
Os cinco primeiros lugares era composto apenas por argentinos: Pezzini, Yannantuoni, Juan Ángel Rosso (Lynk & Co 03/Paladini Racing), Rasetto e Leonel Pernía, o líder da temporada.
Após 15 minutos de prova, Nelsinho Piquet Jr. permanecia como o melhor brasileiro na prova, na quinta colocação. O piloto da Honda YPF Racing ultrapassou Rasetto – que já havia perdido posição Pernía. Raphael Reis estava logo atrás, mas encontrava dificuldade para superá-lo.

Lá na frente, Pezzini abria cada vez mais vantagem para Yannantuoni, mas tudo ruir nos últimos cinco minutos de corrida em solo argentino. Devido à avaria da primeira corrida, seu para-choque dianteiro se soltou (mas sem se desprender), afetando a aerodinâmica de seu Cupra León VZ. A vantagem de 2,1 segundos logo caiu para menos de 1 segundo em menos de três voltas.
Um pouco mais atrás, Leonel Pernía via seu companheiro de equipe no retrovisor, mas receber uma ameaça efetiva. Já Mariano Pernía e Pedro Cardoso foram beneficiados com o abandono Juan Ángel Rosso que teve problemas eu seu Lynk & Co 3 nas duas provas do dia.
E, na última volta, o que era esperado aconteceu: o capô do motor de Pezzini se soltou, atrapalhando sua visão; Yannantuoni ultrapassou e abriu vantagem; Leonel Pernía e Nelsinho Piquet Jr. também se aproveitaram da situação.
Assim, Fabián Yannantuoni ergueu seu primeiro troféu de vencedor da temporada, com o líder Pernía em segundo e o brasileiro Piquet Jr. em terceiro. Na categoria Trophy, a vitória ficou com Adrián Chiriano, seguido de Enzo Gianfratti e Maria Nienkötter, respectivamente.
Classificação da TCR South America Banco BRB 2025
- Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R), 283 pontos
- Pedro Cardoso (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI), 239
- Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R),189
- Fabricio Pezzini (ARG/W2 ProGP/Cupra Leon VZ), 164
- Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ), 161
- Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03), 158
- Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03), 143
- Tiago Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R), 130
- Luis Ramírez (PAN/PMO Racing/Peugeot 308 GTI), 111
- Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI), 99
- Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R), 97
- Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R), 60 (Trophy)
- Santino Balerini (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03), 52
- Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla), 43 (Trophy)
- Enzo Gianfratti (BRA/Porthack Racing/Honda Civic Type R), 39 (Trophy)
- Exequiel Bastidas (ARG/Paladini Racing/Toyota Corolla), 36