Push to Cast

Notícias sobre kart e automobilismo

Stock Light tem maior grid do pós-pandemia

5 min read
Grid Stock Light 2025 - Marcelo Machado de Melo

Foto: Marcelo Machado de Melo

Divisão de acesso à BRB Stock Car Pro Series tem 23 pilotos inscritos na temporada, uma renovação de quase 80% em relação a 2023

A Stock Light começa a temporada 2025 com novidades que vão além do retorno do nome – nas últimas, era chamada de “Stock Series”. Após alguns anos com menos de 15 carros alinhados, o ano terá o seu maior grid no período pós-pandemia: 23 competidores, 76,9% a mais que a temporada anterior.

Entre os motivos, claro, está a premiação ao campeão da categoria. Desde 2023, o Grupo Veloci (controlador da Vicar, promotora da competição) destina o equivalente a R$ 2,5 milhões em insumos e incentivos para o ingresso à BRB Stock Car Pro Series. Já receberam esse prêmio Zezinho Muggiati e Arthur Gama, campeões em 2023 e em 2024, respectivamente.

Novos nomes

Dos 23 pilotos confirmados para o grid da Stock Light 2025, 13 são caras novas. Outro crescimento significativo da categoria está no número de equipes: são oito times inscritos para o campeonato, sendo quatro deles novidade em relação ao ano passado.

Campeão Overall, Sprint e Endurance na Turismo Nacional em 2024, Ernani Kuhn foi o primeiro piloto a receber o incentivo oferecido pelo Grupo Veloci pelo título geral na categoria, que desde o ano passado passou a integrar a escala evolutiva promovida pela Vicar.

O cuiabano subiu ao grid da Stock Light como piloto da MTK Racing, versão repaginada da equipe Mottin Racing, baseada em Porto Alegre (RS) e que regressa à categoria depois de dez anos.

Outro talento vindo da Turismo Nacional é Juninho Berlanda, tricampeão e maior vencedor da história da competição. O catarinense vai correr pela nova equipe SG28 Racing, que tem sua origem na atual campeã, a ArtCon Racing, e liderada por Carlos SG, nome bastante conhecido no universo do automobilismo brasileiro.

Vencedor de uma emocionante corrida no ano passado no certame de carros de rua, João Bortoluzzi é outro catarinense que vai acelerar na Stock Light. O piloto defenderá a nova equipe MForce e terá ao seu lado o paulista Rafael Martins — que chega com experiência de ter corrido na BRB Stock Car Pro Series e regressa à divisão de acesso depois de cinco anos — e Will Cesar, competidor que tem base da sua formação no automobilismo virtual.

Outra nova equipe para 2025 é a Infinity Competições, baseada em Centralina (MG). Em sua estreia na Stock Light, o time traz como cara nova Enzo Falquete.

Witold Ramasauskas, que teve a oportunidade de debutar na categoria principal em Interlagos, em dezembro, firma de vez posição no universo de competições Vicar como um dos pilotos da RTR Sport Team. A equipe baseada em Ribeirão Pires (SP) e que vai ascender ao grid da principal categoria do automobilismo nacional com Helio Castroneves, permanece na Light pronta para seguir revelando talentos.

Único piloto a ter disputado todas as 60 corridas da BRB Fórmula 4 Brasil, Lucca Zucchini mudou o rumo da sua carreira e vai correr na Stock Light com a ArtCon Racing. Vindos da Copa Hyundai HB20, Enzo Falquete e Pedro Garcia estarão naquele que é o último passo rumo à BRB Stock Car Pro Series e vão competir pela Infinity e RTR Sport Team, respectivamente. Outra revelação das pistas, o paranaense Luis Trombini, vai debutar na Light como piloto da Garra Racing Team.

Já a W2 Racing ProGP terá três novatos em seu sexteto para 2025. Enzo Gianfratti, que em abril estreou no TCR South America Banco BRB e tem o título na AMG Cup, conquistado no ano passado, será uma das novidades, assim como Gabriel Koenigkan, campeão brasileiro de kart, que chega à Light como mais jovem do grid atual, com somente 15 anos.

Leo Reis, que em dezembro fez uma etapa na divisão de acesso em substituição a Bruna Tomaselli, garantiu de vez seu lugar no grid para fazer toda a temporada.

Nomes experientes

Dez dos 13 pilotos que disputaram regularmente a categoria no ano passado permanecem em 2025, apostando assim na continuidade para a disputa do título e do superprêmio ao campeão da Stock Light. Destaque para o atual vice-campeão, Enzo Bedani, que permanece na W2 Racing ProGP, assim como Erick Schotten e Alfredinho Ibiapina, todos vencedores de corrida em 2024.

Piloto e administrador na RTR Sport Team, Vinícius Papareli vem para a nova temporada pelo time de Ribeirão Pires depois de ter conquistado seis pódios no ano passado. Outro que desponta como candidato ao título, depois de apresentar muita evolução e fechar o campeonato com dois pódios, é o gaúcho Guto Rotta, que vai para seu segundo ano na Garra Racing Team, tal qual o cascavelense Akyu Myasava, de 16 anos, após trilhar campanha de aprendizado na categoria

Bruna Tomaselli e Kaká Magno seguem representando as mulheres no grid da Stock Light, mas vão acelerar por novas equipes em 2025. Vinda de pódio no ano passado, a catarinense de Caibi trocou a Garra pela SG28 Racing, enquanto a experiente curitibana representará a nova equipe Infinity Competições.

Ambos vencedores de duas corridas na Stock Light, Mathias de Valle e Felipe Barrichello Bartz serão novamente companheiros de equipe em 2025 depois de dois anos lado a lado na W2 Racing ProGP. O paulista radicado em Goiás vai correr pela ArtCon Racing, coirmã da SG28, novo time do sobrinho de Rubens Barrichello.

Programação

A Stock Light abre a temporada 2025 nesta semana no Autódromo de Interlagos. As atividades de pista começam na quarta-feira, com treinos extras e livres.

No dia 2, estão previstos mais dois treinos e a classificação que definirá o grid de largada das corridas 1 e 3, a partir de 14h45min. O alinhamento inicial da primeira prova é determinado pela segunda melhor volta de cada piloto, enquanto o tempo mais rápido vai definir a ordem de largada da Corrida 3.

A primeira prova da temporada 2025 da Stock Light acontece no sábado, a partir de 16h05min, enquanto a rodada será concluída no domingo, com mais duas corridas, com início às 13h45min. 

A Stock Light terá transmissão ao vivo pelo canal oficial da BRB Stock Car Pro Series no YouTube, SporTV e BandSports na TV por assinatura e também pelo Paddock Fan, aplicativo oficial da BRB Stock Car.

Com informações da Assessoria de Imprensa