Cobertura: 2ª etapa Copa SP Bradesco – Grupo 2
5 min read
Foto: Serjão Soares
Prova da tarde reuniu as categorias dos motores 4 tempos e a OK FIA e OK Junior FIA, pela Regional Cup de Kart Brasil
Os 57 pilotos inscritos para o Grupo 2 da 2ª etapa da Copa São Paulo Bradesco de Kart foram à pista do Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), na tarde de 29 de março. Destes, 49 participaram das cinco categorias com motores 4 tempos e suas divisões.
Os outros 8 competiram nas provas das OK FIA e OK Junior FIA, pela primeira classificatória da 2ª FIA Regional Cup de Kart Brasil.
Ao contrário do período da manhã, a maioria das categorias teve duas baterias. As exceções foram a Pro 500, com 1h20min de duração, e as Mirim e Cadete (que correram unificadas) e F4 Junior, com três corridas cada.
Como foram as corridas
Pro 500
A abertura da programação vespertina coube à categoria “endurance” do kartismo do tradicional circuito cotiense. Com 18 equipes inscritas, a vitória da etapa ficou com Eraldo Narvaez Silva, que venceu a primeira parte e chegou em segundo na segunda. Em segundo lugar, ficou a equipe Reis Office/MCI, ao chegar em quarto lugar na primeira parte e vencer a segunda.
Na divisão Light, o topo do pódio ficou com a dupla Vitor Luiz Ferré/Marco Costa, enquanto a dupla Peterson/Komatsu levou a melhor na Senior.
Mirim e Cadete
Quatro pilotos na Mirim e cinco pilotos na Cadete se juntaram para as três baterias da tarde de 29 de março. E o que se viu na primeira foi uma confusão logo na largada, com Lucas Giuseppe (Cadete) rodando ainda na primeira curva, devido a um toque entre os adversários. Quem não tinha nada a ver com isso era Pedro Zanguetin (Cadete), com Rafael Canuto (Mirim) logo em segundo. Atrás deles chegou Leonardo Almeida (Cadete).
Já na segunda prova, o início foi mais tranquilo. Zanguetin manteve-se na ponta nas primeiras voltas, mas começou a ter pressão de Canuto, que queria uma vitória na geral, mas sem sucesso. Até as últimas cinco voltas, quando mostrou que tamanho não é documento e assumiu a liderança. João Pedro (Mirim) concluiu os três primeiros.
A última corrida teve o mesmo perfil da anterior. A diferença é que os quatro primeiros formaram um pelotão e se distanciaram dos demais. Aos poucos, Leonardo Almeida chegou neles. Com isso, as disputas se acirraram: João Pedro assume a vice-liderança e parecia satisfeito com o resultado. Mas Canuto teve problemas em seu equipamento, abandonando a prova a uma volta do fim.
Com isso, João Pedro levou a vitória para a casa, seguido de Zanguetin e Almeida fechando o top 3.
F4 Junior
Com nove pilotos, a primeira bateria da categoria foi dominada por Lucas Viscardi, que largou na pole position e manteve a ponta, mesmo com as tentativas de ultrapassagem que Marcella Assumpção fazia vez ou outra. Na segunda parte da prova, Viscardi se distanciou da adversária, para cruzar a linha de chegada com 2,9 segundos de vantagem. A terceira posição ficou com Noach Waissmann, a 0,6 segundo de Marcella.
Na segunda bateria, Viscardi sentiu Marcella em seu cangote, mas suspirou aliviado quando ela foi ultrapssada por Waissmann. Aliás, os dois trocavam posições com certa frequência, às vezes nem tão amistosas, permitindo a chegada de Felipe Lancelotti. Com isso, Viscardi venceu novamente, com Marcella novamente em segunda e Lancelotti no terceiro posto.
Já na última bateria, foi a vez de Lancelotti assumir a ponta logo na largada, com Noach Waissmann logo atrás. Eles bem que tentaram se distanciar dos demais, que brigavam entre si, mas não conseguiram sustentar a vantagem por muito tempo. Poucas voltas depois, Viscardi assumiu a liderança para não perder mais, com Lancelotti em segundo e Waismann em terceiro.
F4
Composta por 13 pilotos, a categoria reuniu também as divisões Light, Senior e Senior 60+. Daniel Ramalho largou na ponta, mas foi ultrapassado uma volta depois por Danilo Garcia. Pouco tempo depois, foi a vez de Gustav Kirst assumir a vice-liderança e partir à caça do primeiro lugar, o que conseguiu momentos depois.
O que se viu a partir daí foi um pelotão entre os quatro primeiros. Devido às disputas de posição, Roberto Azana se aproxima deles, até dar o bote e assumir o primeiro lugar a poucas voltas do fim. Porém, Kirst soube administrar e conseguiu a ultrapassagem na última volta, chegando a apenas 84 milésimos de Azana, o segundo. Daniel Ramalho fechou os três primeiros.
Na segunda bateria, Roberto Azana segurou a ponta, mas teve de controlar o ímpeto de Gustav Kirst. Enquanto a corrida 1 teve momentos de calmaria, esta foi mais disputada, com trocas de posições intensas nos pelotões intermediários.
Mais à frente, Kirst retoma a pressão sobre Azana. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura, e Kirst conseguiu assumir a ponta, com o adversário novamente em seu cangote – dessa vez, a 44 milésimos. O terceiro lugar ficou com Gabriel Tesser.
Resultado da 2ª etapa da Copa São Paulo Bradesco de Kart – Grupo 2
Mirim
- Rafael Canuto, 114 pontos
- João Pedro, 112
- Alexandre Gomes, 106
- José Moniz, 103
Cadete
- Pedro Zanguetin, 120
- Leonardo Almeida, 108
- Inacio Lopes, 105
- Roberto Torres, 101
- Lucas Giuseppe, 100
F4 Junior
- Lucas Viscardi, 120 pontos
- Noach Waissmann, 105
- Marcella Assumpção, 103
- Felipe Lancelotti, 103
- Eduardo Almeida, 98
- Lorenzo Pedrotti, 97
- Cesar Lemos, 92
- Maria Luiza Diez, 88
- Enzo Honório, 65
F4 Geral
- Gustav Kirst, 80 pontos
- Roberto Azana, 71
- Danilo Garcia, 68
- Arthur Camilo, 64
- Marcio Macagnan, 62
- Rafael Mikail, 62
- Daniek Ramalho, 61
- João Pompeo, 60
- Cesar Gragnano, 59
- João Lucas, 55
- Rodrigo França, 53
- Gabriel Tesser, 35
- Enzo Flogia, 31
F4 Light
- Danilo Garcia, 80 pontos
- Rafael Mikail, 72
- João Pompeo, 70
- João Lucas, 68
F4 Senior
- Marcio Macagnan, 80 pontos
- Rodrigo França, 72
F4 Senior 60+
- Roberto Azana, 80 pontos
- Cesar Gragnano, 72
Pro 500 Geral
- Eraldo Narvaez Silva, 76 pontos
- Reis Office/MCI, 74
- Otto Rezende-MV, 71
- Alan Synthes/Gaetano di Mauro, 66
- Força G-Perrone, 66
- Leandro Reis/Marco Vale, 66
- Vitor Luiz Ferré/Marco Costa, 60
- José Nicolau/Tiago Nicolau, 60
- Sterling Racing, 58
- Peterson/Komatsu, 56
- Pastore/Racing Club, 54
- Johnny Silva/Jose Luiz, 49
- DRC-Betinho Veículos/Cido Ribeiro, 49
- DRC-Betinho Veículos/Léo Ferres, 49
- STG Racing, 44
- Rodrigo Barone, 29
- DRC/Mattos Filho, 22
- Rafael Padovani Theodoro, 0
Pro 500 Light
- Vitor Luiz Ferré/Marco Costa, 80 pontos
- Pastore-Racing Club, 72
Pro 500 Senior
- Peterson/Komatsu, 80 pontos
- DRC-Betinho Veículos/Cido Ribeiro, 72
- DRC/Mattos Filho, 35