Sul-Americano de Kart: Brasil vai ao pódio em 4 de 6 categorias

Foto: Gilmar Rose
Bruno Grigatti conquistou o título da categoria F4 Master, o único do país no certame continental
A delegação brasileira encerrou o 1º Campeonato Sul-Americano de Kart 4 tempos com um título, três vice-campeonatos e pódio em quatro das seis categorias do certame, encerrado neste domingo (16), no kartódromo do Autódromo VBG de El Pinar, no Uruguai.
O melhor dos 25 brasileiros inscritos foi Bruno Grigatti, campeão da categoria F4 Master. Cesar Braga, Paulo Willemann e Eduardo Guidi levaram foram os vices na Cadete, F4 Júnior e F4 Master, respectivamente. Carlos Schwochow foi o terceiro na Shifter 200 Master. Ao todo, 100 pilotos se inscreveram para o certame internacional.
Com apoio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a disputa das finais começou com a categoria Shifter 200, que teve um domínio muito grande dos donos da casa, com vitória de Federico Barreto.
Entre os 10 primeiros no geral, o único não uruguaio foi o brasileiro Carlos Schwochow, que ficou em terceiro na classe Master, subindo ao pódio. O vencedor nessa categoria foi o uruguaio Danilo Linale. Na Master, o Brasil ainda teve Valdir Germiniani em oitavo e Henrique Araújo em nono.
Na sequência, um duelo acirrado entre os brasileiros Bruno Grigatti e Eduardo Guidi na F4 Master. Os dois chegaram a se tocar nos metros finais e Grigatti, que dominou a tomada de tempos, as classificatórias e pré-final, ficou com o título. O Brasil ainda teve mais dois pilotos entre os 10 primeiros: Luiz Kaercher em quarto lugar e Rodolfo Signoretti em sexto.
“Foi um ótimo resultado, meu primeiro título internacional”, disse Grigatti. “Quero agradecer a todos os brasileiros que estavam aqui. Nos unimos com o propósito único de vencer. Também agradecer aos uruguaios, que nos receberam muito bem. Estou muito feliz”, complementou Grigatti.
Com 30 anos de experiência no kartismo, esta foi a primeira vez que Grigatti competiu em um kart feito em um autódromo. “Muda um pouquinho as coisas, a pista é larga. Às vezes, você quer defender a posição e não consegue, então, muda um pouco a maneira de pensar, de pilotar, foi diferente, mas foi lega”, concluiu.
Na F4 Júnior, o uruguaio Feliciano Bruschi garantiu a vitória nos metros finais e o brasileiro Paulo Willemann foi o vice-campeão. Mais dois brasileiros ficaram entre os 10 primeiros: Diogo Oliveira foi o nono e Leonardo Ramires, o décimo.
Mais emoção também na final da Cadete. O título ficou com o argentino Mauro Ramirez, seguido pelo brasileiro Cesar Braga. O Brasil ainda teve entre os Top-10 os pilotos Nicolas Weiss em quarto, Murilo Salton em quinto, Benício Leal em sétimo e Joaquim Fronza em oitavo. O goiano Theo Morgato, que venceu as duas corridas classificatórias no sábado, acabou escapando da pista e abandonou a final.
Fechando a disputa, na F4 Sênior, os donos da casa dominaram novamente, com o título para Gaston Irazu. Miguel Subtil foi o melhor brasileiro, em 11º lugar.
O presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK), Rubens Carcasci, esteve presente na competição, junto de outros representantes da Confederação Brasileira de Automobilismo. Além de parabenizar as conquistas da delegação, o dirigente espera levar o Campeonato Sul-Americano de Kart 4 tempos para o Brasil já em 2026.
Os 5 primeiros do 1º Campeonato Sul-Americano de Kart 4 Tempos
Cadete
- Mauro Ramirez (ARG)
- Cesar Braga (BRA)
- Renzo Ritzel (URU)
- Nicolas Weiss (BRA)
- Murilo Salton (BRA)
F4 Júnior
- Feliciano Bruschi (URU)
- Paulo Willemann (BRA)
- Federico Sellanes (URU)
- Henrique Gottems (BRA)
- Camilo Fraczek (URU)
F4 Master
- Bruno Grigatti (BRA)
- Eduardo Guidi (BRA)
- Facundo Cruz (URU)
- Luiz Kaercher (BRA)
- Alvaro Haller (URU)
F4 Sênior
- Gaston Irazu (URU)
- Juan Martinez (URU)
- Maximo Castro (URU)
- Manuel Reyes (URU)
- Ignacio Romero Sosa (URU)
Shifter 200
- Federico Barreto (URU)
- Juan Leguiza (URU)
- Nicolas Damonte (URU)
- Agustin Caisutti (URU)
- Gabriel Gularte (URU)
Shifter 200 Master
- Danilo Linale (URU)
- Sebastian Aitcin (URU)
- Carlos Schwochow (BRA)
- Mario Pallavicini (ARG)
- Martin Bolagno (URU)
Com informações da Assessoria de Imprensa