Push to Cast

Notícias sobre kart e automobilismo

Sul-Americano de Kart: Brasil vai ao pódio em 4 de 6 categorias

Os kartistas brasileiros representaram o país no 1º Campeonato de Kart 4 Tempos da América do Sul no último fim de semana, no Uruguai
Bruno Grigatti campeão Sul-Americano de Kart - Gilmar Rose

Foto: Gilmar Rose

Bruno Grigatti conquistou o título da categoria F4 Master, o único do país no certame continental

A delegação brasileira encerrou o 1º Campeonato Sul-Americano de Kart 4 tempos com um título, três vice-campeonatos e pódio em quatro das seis categorias do certame, encerrado neste domingo (16), no kartódromo do Autódromo VBG de El Pinar, no Uruguai.

O melhor dos 25 brasileiros inscritos foi Bruno Grigatti, campeão da categoria F4 Master. Cesar Braga, Paulo Willemann e Eduardo Guidi levaram foram os vices na Cadete, F4 Júnior e F4 Master, respectivamente. Carlos Schwochow foi o terceiro na Shifter 200 Master. Ao todo, 100 pilotos se inscreveram para o certame internacional.

Com apoio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a disputa das finais começou com a categoria Shifter 200, que teve um domínio muito grande dos donos da casa, com vitória de Federico Barreto.

Entre os 10 primeiros no geral, o único não uruguaio foi o brasileiro Carlos Schwochow, que ficou em terceiro na classe Master, subindo ao pódio. O vencedor nessa categoria foi o uruguaio Danilo Linale. Na Master, o Brasil ainda teve Valdir Germiniani em oitavo e Henrique Araújo em nono.

Na sequência, um duelo acirrado entre os brasileiros Bruno Grigatti e Eduardo Guidi na F4 Master. Os dois chegaram a se tocar nos metros finais e Grigatti, que dominou a tomada de tempos, as classificatórias e pré-final, ficou com o título. O Brasil ainda teve mais dois pilotos entre os 10 primeiros: Luiz Kaercher em quarto lugar e Rodolfo Signoretti em sexto.

“Foi um ótimo resultado, meu primeiro título internacional”, disse Grigatti. “Quero agradecer a todos os brasileiros que estavam aqui. Nos unimos com o propósito único de vencer. Também agradecer aos uruguaios, que nos receberam muito bem. Estou muito feliz”, complementou Grigatti.

Com 30 anos de experiência no kartismo, esta foi a primeira vez que Grigatti competiu em um kart feito em um autódromo. “Muda um pouquinho as coisas, a pista é larga. Às vezes, você quer defender a posição e não consegue, então, muda um pouco a maneira de pensar, de pilotar, foi diferente, mas foi lega”, concluiu.

Na F4 Júnior, o uruguaio Feliciano Bruschi garantiu a vitória nos metros finais e o brasileiro Paulo Willemann foi o vice-campeão. Mais dois brasileiros ficaram entre os 10 primeiros: Diogo Oliveira foi o nono e Leonardo Ramires, o décimo.

Mais emoção também na final da Cadete. O título ficou com o argentino Mauro Ramirez, seguido pelo brasileiro Cesar Braga. O Brasil ainda teve entre os Top-10 os pilotos Nicolas Weiss em quarto, Murilo Salton em quinto, Benício Leal em sétimo e Joaquim Fronza em oitavo. O goiano Theo Morgato, que venceu as duas corridas classificatórias no sábado, acabou escapando da pista e abandonou a final.

Fechando a disputa, na F4 Sênior, os donos da casa dominaram novamente, com o título para Gaston Irazu. Miguel Subtil foi o melhor brasileiro, em 11º lugar.

O presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK), Rubens Carcasci, esteve presente na competição, junto de outros representantes da Confederação Brasileira de Automobilismo. Além de parabenizar as conquistas da delegação, o dirigente espera levar o Campeonato Sul-Americano de Kart 4 tempos para o Brasil já em 2026.

Os 5 primeiros do 1º Campeonato Sul-Americano de Kart 4 Tempos

Cadete

  1. Mauro Ramirez (ARG)
  2. Cesar Braga (BRA)
  3. Renzo Ritzel (URU)
  4. Nicolas Weiss (BRA)
  5. Murilo Salton (BRA)

F4 Júnior

  1. Feliciano Bruschi (URU)
  2. Paulo Willemann (BRA)
  3. Federico Sellanes (URU)
  4. Henrique Gottems (BRA)
  5. Camilo Fraczek (URU)

F4 Master

  1. Bruno Grigatti (BRA)
  2. Eduardo Guidi (BRA)
  3. Facundo Cruz (URU)
  4. Luiz Kaercher (BRA)
  5. Alvaro Haller (URU)

F4 Sênior

  1. Gaston Irazu (URU)
  2. Juan Martinez (URU)
  3. Maximo Castro (URU)
  4. Manuel Reyes (URU)
  5. Ignacio Romero Sosa (URU)

Shifter 200

  1. Federico Barreto (URU)
  2. Juan Leguiza (URU)
  3. Nicolas Damonte (URU)
  4. Agustin Caisutti (URU)
  5. Gabriel Gularte (URU)

Shifter 200 Master

  1. Danilo Linale (URU)
  2. Sebastian Aitcin (URU)
  3. Carlos Schwochow (BRA)
  4. Mario Pallavicini (ARG)
  5. Martin Bolagno (URU)

Com informações da Assessoria de Imprensa