Brasileiro de Kart: Grupo 3, Rotax e Endurance finalizam temporada

Três categorias do kartismo nacional participaram de seus respectivos Brasileiros no Kartódromo San Marino, em Paulínia (SP)

Largada Endurance Cadete 2024 - Fábio Oliveira
Endurance Cadete fez parte do 7º Brasileiro da modalidade (Foto: Fábio Oliveira)

O sábado (7) encerrou a temporada 2024 de competições do kartismo nacional, no Kartódromo San Marino, em Paulínia (SP). O local revelou os campeões do Grupo 3 do 59º Campeonato Brasileiro de Kart (categorias Shifter) e do 8º Campeonato Brasileiro de Kart Rotax. Esta foi a primeira vez que o circuito de Paulínia recebeu um certame nacional.

Debaixo de muito sol, a Rotax Micro Max abriu a disputa pelos títulos, com uma boa briga entre o pole Pietro Belizário e Murilo Dominguez. No final, o maranhense Dominguez cruzou a linha de chegada em primeiro, mas acabou punido com a perda de uma posição por conta de um incidente com Belizário, que ficou com o título.

O paulista de 9 anos chegou ao seu segundo título Brasileiro (também venceu este ano na categoria Mirim) e “abriu” as portas para as conquistas da família neste sábado em Paulínia.

Na Max Master, a vitória ficou com o paulista Alain Sisdeli, que conquistou o quarto título do Brasileiro. Na sequência, foi a vez dos pilotos da Mini Max. Na última volta, a briga teve três líderes diferentes, chegando muito próximos na linha de chegada, com vitória de Francisco Rocha, seguido por Pedro Faria e Theo Morgado. Foi o primeiro Brasileiro de Rocha, que também é natural de São Paulo e tem 12 anos.

A quarta corrida do dia levou os karts mais rápidos do Brasil na disputa da Shifter Graduado. Recordista de títulos na competição, Olin Galli partiu da pole, mas não largou bem e perdeu posições. Melhor para Waldir Belizário Jr., pai de Pietro, que pulou na frente e manteve a ponta até o final. E o paulista de 44 anos ainda faturou mais um título na DD2 Master. Com as duas conquistas, Belizário chegou a seis títulos no Brasileiro de Kart.

Nas Shifter Sênior e Super Sênior, as vitórias ficaram com os poles das categorias. O paulista Lucca Croce, de 29 anos, e o paranaense Wagner Ebrahim, de 47 anos, faturaram o Brasileiro pela segunda vez em suas carreiras. Croce foi campeão na Sênior e Ebrahim, na Super Sênior. Com 31 inscrições nas três categorias, a Shifter teve seu maior grid das últimas edições.

Mais três categorias Rotax fecharam as decisões. Na Rotax Max, vitória do carioca Gabriel Fernandes, de 15 anos, que conquistou o Brasileiro de Kart pela primeira vez. Ele é filho do preparador Odilio José de Brito Neto, conhecido como Nikima, que faleceu recentemente.

O paulista Eduardo Salamonde, de 13 anos, também foi outro que faturou seu primeiro título na competição, com a vitória na Rotax Júnior Max. Fechando os duelos em Paulínia, mais um título para a família Belizário, com Ruan Belizário, também filho de Waldir e irmão de Pietro, vencendo na DD2 e alcançando o seu bicampeonato Brasileiro.

Endurance de Kart

Outra categoria que esteve na pista no fim de semana, mais precisamente na sexta-feira (6), foi a Endurance, que realizou a sua sétima edição do Campeonato Brasileiro da modalidade.

Na categoria Endurance F4, com 20 times no grid, a vitória no geral ficou com a equipe FGA / MEGA KART, dos pilotos Bruno Grigatti, Heitor Farias e Gaetano di Mauro. Grigatti chegou ao terceiro título, Farias agora é bicampeão e di Mauro, da Stock Car Pro Series, alcançou a marca de oito títulos no Brasileiro de Kart.

Pela Endurance Sênior, o carioca Olin Galli ampliou o seu recorde, chegando ao 15º título brasileiro, na vitória da equipe CRG Brasil que também contou com Waldir Belizário, que conquistou o quarto título da competição, e Erick Lutum, que ganhou o Brasileiro pela primeira vez.

Além da Endurance F4, Paulínia também presenciou a disputa inédita de uma prova Endurance Cadete que foi encerrada pouco antes do previsto, em virtude de uma forte chuva que caiu de repente na região.

A vitória ficou com a equipe Academia de Pilotos, do goiano Theo Morgado, de apenas 11 anos. É o segundo título Brasileiro do kartista. Em outubro, ele foi campeão da categoria Cadete no Grupo 2, em Birigui (SP).

Com informações da Assessoria de Imprensa