Rotax Max Challenge: Muitos aprendizados para pilotos brasileiros

Pedro Campos (Micro Max) e Francisco Rocha (Mini Max) conseguiram ir até as pré-finais de suas respectivas categorias

Francisco Rocha e Pedro Campos - Fotos Rodrigo Monteiro e Rotax
Francisco Rocha (esq.) e Pedro Campos (Fotos: Rodrigo Monteiro e Rotax)

Um misto de alegrias, frustrações e aprendizados. Estas foram as emoções sentidas por Pedro Campos e Francisco Rocha, dois dos kartistas que representaram o Brasil no Rotax Max Challenge Grand Finals 2024, na última sexta-feira (25), na Itália.

Na competição que reúne pilotos de todo o mundo, Pedro Campos (Micro Max/Patrocínios: Trader Pro, XM Global, Sparco e Sarzedo) conseguiu um feito inédito: se sagrou o primeiro brasileiro a marcar a pole position em toda a história do campeonato. Já Francisco Rocha (Mini Max/Equipe: Laudato Racing) largou nas primeiras filas nas três baterias que valiam pontos.

Entretanto, a participação dos dois foi repleta de desafios no Circuito Internazionale Napoli.

Como foram as provas

Micro Max

Devido sua pole position, o atual campeão Sul-Americano na Rotax largou na frente nas duas classificatórias, encerrando a primeira na segunda posição e quarto na seguinte. Porém, foi desclassificado da corrida inicial por falta de peso, tendo de largar em 16º na pré-final. Apesar disso, conseguiu recuperar dez posições e, na soma dos resultados, garantiu o 9º posto na final.

Mas, uma bandeira vermelha interrompeu a prova e, ainda na desaceleração, foi atingido por um concorrente. Os danos no chassi foram irreversíveis e Campos viu, assim, as chances de ser campeão mundial escaparem.

Mini Max

Já Francisco Rocha terminou as baterias classificatórias em 17º e em 12º lugares, respectivamente. Ficou na 17ª posição novamente, desta vez na pré-final B da categoria – devido ao grande número de inscritos, esta etapa teve de ser dividida.

Nesta rodada, chegou a ultrapassar cinco pilotos logo na largada, mas recebeu um toque de um adversário. Rocha rodou, foi para fora da pista e os comissários não autorizaram seu retorno, encerrando a participação ali.

Próximos desafios

Tanto Campos quanto Rocha já tem novas provas em suas agendas. O primeiro continua na Europa, onde participa da IAME Finals, o Campeonato Mundial da fabricante de motores. A competição será entre 2 e 9 de novembro, no Kartódromo Lucas Guerrero, em Valência (Espanha).

Por sua vez, Rocha retorna ao Brasil para a disputa das últimas provas da Copa São Paulo KGV, no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP) e também o Open do Grupo 2 do 59º Campeonato Brasileiro de Kart. A prova será um preparatório para o certame nacional, que ocorre entre 11 e 16 de novembro, no Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina (PR).

Com informações das Assessorias de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *