Brasileiro de Kart: Grupo 1 tem 289 inscrições confirmadas

Categorias F4 Graduado e Cadete são as com maior número de inscritos, com 58 e 50 pilotos registrados, respectivamente

Nicolle Campos, campeã da Cadete no FIA Girls on Track Seletiva de Kart 2024 - Studio One
Nicolle Campos, de nove anos, ganhou sua inscrição após vencer o FIA Girls on Track Seletiva de Kart 2024 na categoria Cadete (Foto: Studio One)

Nesta semana, o Grupo 1 dá início ao 59º Campeonato Brasileiro de Kart, no Kartódromo Speed Park, em Birigui (SP). Encerradas nesta segunda-feira (7), a maior competição do kartismo nacional terá 289 inscrições, distribuídas nas nove categorias que disputam os títulos dos motores quatro tempos.

Além do Grupo 1, os Grupo 2 (motores 2 tempos) e 3 (karts shifter) também compõem a edição. O campeonato é organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Em Birigui, estarão as categorias Mirim, Cadete, F4 Junior, F4 Graduado, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Super Sênior Master, F4 Sênior 60+ e Super F4. Destas, quatro contam com 40 ou mais inscritos e terão suas baterias classificatórias divididas em grupos, já que pelo regulamento é permitido no máximo 36 karts na pista em cada bateria.

Com 58 karts, a F4 Graduado será a categoria com mais pilotos no grid. A Cadete vem logo em seguida, com 50 kartistas.

Nesta terça-feira (8), já tem kart na pista para os primeiros treinos livres. As atividades oficiais, com as tomadas de tempos, começam na quinta (10) e as finais serão no sábado (12)

Sete mulheres na pista

Dentre as participantes, sete são mulheres. Dentre elas, três conquistaram suas vagas por meio da FIA Girls on Track Brasil Seletiva de Kart. Nicolle Campos (Cadete), Fernanda Ribeiro Cerqueira (Júnior) e Maria Eduarda Nienkötter (Graduadas) foram inscritas gratuitamente pelo programa realizado pela Comissão Feminina de Kart (CFA) da CBA. As pilotas competirão pela equipe oficial da Bravar.

Um dos destaques deste grupo é a paraibana Nicolle. Prestes a completar dez anos, ela começou no motocross em 2021, mas migrou para o kart no ano seguinte. De lá para cá, conquistou os campeonatos Paraibano e Pernambucano no seu ano de estreia e, nesta temporada, lidera o Paraibano, o Pernambucano e o Alagoano.

Já Fernanda, iniciou sua carreira há um ano no kart rental, quando participou do Campeonato das Karteiras, no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). Depois, comprou um kart F4 para investir no kart profisisonal. Foi vice-campeã da Júnior e, neste ano, está em terceiro no Campeonato das Karteiras. Além disso, corre também no Campeonato Kart Pra Elas, ambos no Kartódromo da Granja Viana.

Por fim, Maria Eduarda já conhece os meandros do kart. Competindo desde os seis anos de idade, atualmente está na Fórmula Delta. Mas, o Brasileiro não é uma novidade para ela: em 2019, foi vice-campeã na categoria Júnior.

O YouTube oficial da CBA BRKart transmitirá as corridas classificatórias e Super Classificatórias do Grupo 1 ao vivo a partir de quinta-feira (10) e segue até as Finais no sábado. No SporTV, serão exibidas as Finais ao vivo no sábado, a partir das 13 horas.

Com informações das Assessorias de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *