Cobertura: Gaúcho de Kart – Etapa Final (Manhã)
Esta cobertura foi possível graças ao apoio dos pilotos Theo Zingali, Guilherme Corso, Julio Pires e da equipe Mittag Racing
A alta temperatura que atingiu Farroupilha, na Serra gaúcha, também se transferiu para as disputas no Kartódromo Cesar Francischini neste domingo (22), quando foi realizada a última etapa do Campeonato Gaúcho de Kart. Com as categorias divididas em dois turnos, pela manhã, o público viu os pilotos Luiz Felipe Kaercher na F4 Motor Próprio, Vinicius Bargmann na F4 Sênior, Jean Picolotto na F4 Super Sênior e Guilherme Corso na F4 200kg conquistarem a etapa.
Com 31 pilotos neste primeiro grupo, quem foi ao kartódromo farroupilhense viu disputas intensas no traçado de 940 metros, um grande susto em uma bateria e a conquista inédita de alguns pilotos em sua temporada de estreia.
Importante ressaltar que os resultados são da última etapa. A Federação Gaúcha de Automobilismo ainda precisa calcular os descartes para divulgar os campeões da temporada.
Como foram as corridas da manhã
F4 Motor Próprio
Como na etapa anterior, os seis pilotos da F4 Motor Próprio foram os primeiros a irem à pista. Fabio Niederauer, o pole position, largou bem e conseguiu manter a ponta, mas sem se distanciar o suficiente de Everson Lorenzon, o vice-líder. Quem conseguiu um bom pulo foi Marcos Fontana, que passou Luiz Felipe Kaercher ainda na primeira volta.
Aos poucos, Niederauer abriu vantagem para Lorenzon, beneficiado com a disputa entre Fontana e Kaercher pela terceira posição. Porém, a quatro voltas do fim, Kaercher abandonou. Assim, Niederauer venceu a primeira bateria, seguido de Lorenzon e de Fontana.
Todos esperavam uma corrida dois com muitas disputas, por se tratar da última da temporada. Porém, ninguém queria ver o que se sucedeu na volta de número quatro. Durante uma disputa por uma posição no pódio, Fontana e Tiago Zanela brigavam com intensidade quando, no miolo, tocaram rodas.
O kart de Zanela catapultou e bateu na barreira de pneus. Com o impacto, piloto e veículo se separaram (como deveria acontecer) e a bandeira vermelha foi acionada. Levado ao hospital para exames, Zanela recebeu alta no mesmo dia com apenas algumas escoriações no corpo.
Cerca de uma hora depois a prova foi retomada, desta vez com apenas três karts. Everson Lorenzon foi o vencedor, com Kaercher em segundo e Reni Defendi em terceiro.
F4 Sênior e Super Sênior
As classes destinada aos pilotos com mais idade competiram juntas, formando um grid de dez kartistas. Destes, sete estavam inscritos na Sênior, um na Super Sênior e dois em ambas. E a categoria mostrou o primeiro domínio do dia – mas não sem disputas.
Isso porque Vinicius Bargmann (F4 Sênior) largou na pole position para não mais sair de lá em ambas as baterias. Na primeira, com uma largada limpa, sempre teve Sergio Schunck (F4 Sênior) em seu encalço. Logo atrás, Jean Picolotto (F4 Sênior e Super Sênior) fez uma boa largada e saltou de quarto para terceiro. Os três primeiros formaram um pelotão, deixando a briga por posições do quarto para trás.
Enquanto os ponteiros faziam uma prova conservadora, os demais buscavam melhores posições. Entre eles, estavam Leonardo Gerevah (F4 Sênior) e Fabricio Folle (F4 Sênior e Super Sênior), que brigavam pelo quarto lugar na geral. Folle conseguiu ultrapassar o adversário, e ambos ficaram nessa troca de posições até a volta de número 10 – quando Folle teve de abandonar.
Na última volta, Schunck bem que tentou, mas não conseguiu ultrapassar Bergmann, encerrando a prova na segunda posição, com Picolotto em terceiro.
A segunda corrida viu, praticamente, uma repetição da primeira, já que os três primeiros foram os mesmos. Porém, houve mais disputas pela primeira posição, com Schunck tentando várias vezes tomar a liderança de Bergmann.
Só que, assim como na F4 Motor Próprio, a bandeira vermelha foi acionada. Jorge Azevedo e Leonardo Gerevah se tocaram no 8º giro no mesmo local da categoria anterior. Dos danos, apenas material, com ambos abandonando a prova e saindo ilesos, mas a bandeira vermelha foi acionada para arrumar a barreira de pneus.
Poucos minutos depois, a prova foi reiniciada. Enquanto Bergmann mantinha a ponta, Picolotto ultrapassou Schunck e assumiu a vice-liderança, mas não por muito tempo. O troco foi alguns giros depois e se seguiu assim até o final.
F4 Graduados
Pela F4 Graduados, divisão dos pilotos entre 14 e 27 anos, nove kartistas alinharam. A ausência em relação à terceira etapa – realizada no sábado – foi da única pilota do grid: Valentina Gil, que sentiu o pé após o acidente que sofrera no dia anterior.
Porém, se na F4 Sênior e Super Sênior o competidor Bergmann teve de se defender dos adversários, o mesmo não se pode dizer de Breno Rubin. Ele repetiu o feito de sábado, vencendo as duas corridas do dia, mas com uma grande margem para o segundo lugar.
Com isso, as disputas ficaram com os demais pilotos, e um dos primeiros a sofrer com isso foi Jean Vitor Boniatti, que abandonou na segunda volta após se envolver em um acidente logo na largada. Lá na frente, a briga pela vice-liderança era entre Lucas Bussolotto, Gonçalo Scherer, Vinicius Majoni e Rafael Santos Bastos.
Aos poucos, Bussolotto e Scherer se afastaram de Majoni, que viu Bastos abandonar algumas voltas depois. Aliás, distanciamento entre pilotos foi a tônica entre os três primeiros, já que Rubin cruzou a linha de chegada com 5,8 segundos de vantagem sobre Bussolotto, que ficou 5,3 segundos à frente de Scherer.
Já na segunda bateria, os pilotos queriam mostrar a Rubin que não teria vida fácil. Foi assim por algumas voltas, já que o vencedor da corrida inicial precisou de algumas voltas para abrir a grande vantagem. Mas, as disputas estavam intensas mesmo pela quinta posição, com Lorenzo Falconi, Vinicius Majoni, Lucas Bussolotto e Jean Vitor Boniatti se digladiando.
Destaque para Boniatti, que repetiu o feito do dia anterior, largando de último e ultrapassando o máximo de pilotos possível. No fim do dia, Breno Rubin venceu a prova com 4,3 segundos de vantagem para Dudu Schons, que abriu 1,2 segundo para Boniatti, o terceiro.
F4 200kg
Outra categoria que viu um campeão em sua estreia no kartismo profissional foi a F4 200kg, na qual o conjunto kart e piloto devem pesar 200kg. O título ficou com Guilherme Corso, que aproveitou todo o conhecimento do kartódromo – já que promovia campeonatos de kart rental em Farroupilha – para dominar as duas baterias do dia.
Tal qual Breno Rubin na F4 Graduados, Corso não deu chances aos adversários. Marcou a pole position e, na largada, permaneceu na ponta. Como todo campeão, também contou com a sorte: seu adversário direto pelo título, Vitor Schunck, abandonou a corrida devido a problemas no equipamento.
Com o líder abrindo a cada volta, as disputas ficaram na busca pela vice-liderança da prova. Ivandro Feijó, o argentino Pedro Ospita, Gastão Girotto e Fernando Engelles brigaram com intensidade durante algumas voltas, mas logo depois se estabilizou. Assim, Corso venceu a bateria 1 com 3 segundos de vantagem sobre Feijó, que teve Girotto a quatro segundos.
Na última bateria da manhã, Corso mais uma vez foi beneficiado com uma pilotagem segura e com o azar do adversário. Largou bem, apenas administrando a vantagem para os adversários, que brigavam entre si pela segunda posição. Vitor Schunck bem que tentou recuperar a desvantagem, mas abandonou na décima volta, sem atingir o número mínimo de giros para marcar pontos.
Atrás do líder, Feijó e Ospita ficaram juntos até o fim, com várias tentativas de ultrapassagem. Melhor para Feijó, que conseguiu conter o ímpeto do “hermano” para cruzar com 310 milésimos de vantagem. Pela quarta posição, Gastão Girotto também teve de se defender de Fernando Engelles, que ficaram distantes um do outro por apenas meio segundo.