Circuito Techspeed tem primeira campeã em grupo misto de kart rental

Keyla Lopes entrou para a história do kartódromo gaúcho ao vencer o título da AKC Evolution, em setembro

Keyla Lopes - Rafael Pierre
Pilota de kart rental integra as Gurias do Kart, grupo exclusivamente feminino de kart rental (Foto: Rafael Pierre)

O dia 17 de agosto marcou um feito histórico em um dos principais kartódromos gaúchos. Foi nesta data que a hamburguense Keyla Lopes se tornou a primeira mulher a vencer um campeonato de categoria mista, com homens e mulheres formando o mesmo grid, no Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita (RS). O título em questão? Campeã da AKC Evolution, competição promovida pela Adrenalina Kart Club.

Com dois anos de experiência na modalidade, a pilota tem muito o que comemorar. Uma semana antes da prova, sofrera um acidente nessa mesma pista e no mesmo traçado. “Fiquei hospitalizada e o médico me liberou em uma semana. Então, vencer ali foi além de subir no pódio: foi superar a mim mesma”, revela.

Essa superação não chegou por acaso. Ela integra o Gurias do Kart, um grupo exclusivamente feminino, que tem atraído e fortalecido a participação das mulheres no kart rental estadual. A conquista é uma forma de agradecer todo o apoio ao longo dessa trajetória.

“As Gurias do Kart são um grupo que me apoia muito. Sempre que posso, as represento em outros campeonatos e, toda vez que consigo um bom desempenho, é a elas que dedico”, complementa. Keyla ressalta que, em todas as ocasiões em pista, as companheiras estão junto, seja torcendo ou mandando mensagens. “Fora os treinos muito bons que fazemos juntas, o que melhora a performance de todas em conjunto.”

Protagonismo feminino

A cada ida aos kartódromos e autódromos, é possível ver o aumento das mulheres. Se antes era comum vê-las apenas como apoio, agora elas são protagonistas. E isso não passa despercebido pela campeã.

“Acredito que vencer um campeonato misto assim incentiva as mulheres a competirem”, avalia. Conforme Keyla, muitas pilotas já evoluíram e começaram a competir em certames mistos. “Pilotar entre mulheres é difícil, mas não tanto quanto pilotar em um grupo misto. E elas têm se mostrado fortes para os homens.”

Além disso, a pilota apoiada pela Gravina Performance, pela TS Sports e treinada pelo coach Edson Gravina reforça a importância das mulheres ocuparem seus espaços dentro do automobilismo. “Quero salientar o respeito que as mulheres estão ganhando em pista. Estou participando de vários campeonatos mistos e, desde que comecei, os demais têm me respeitado em pista. Não por ser mulher, mas por ser uma pilota.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *