Cobertura: Sul-Americano de Kart – KZ Graduado

Olin Galli conquistou dois títulos continentais em um só fim de semana, mas viu Gabriel Moura se destacar entre os experientes

Olin Galli, campeão Sul-Americano da KZ - Rafael Pierre
Com título na KZ, Galli conquistou dois títulos Sul-Americanos em um só dia (Foto: Rafael Pierre)

Quem disse que precisa ter grid cheio para uma corrida cheia de emoção? Apesar de apenas seis inscritos durante todo o Campeonato Sul-Americano de Kart, a categoria KZ Graduados viu Olin Galli (Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG/Patrocínio: MG Tires) só garantir a vitória no final da corrida e com uma diferença de 451 milésimos sobre outro grande nome da modalidade: André Nicastro (Equipe: D.Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: MG Tires).

Mas, um destaque merece ser feito. O jovem Gabriel Moura (Equipe: Quirino Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: Raumak e Unicred) competiu de igual para igual contra quem tem bastante experiência nos karts com marcha, como Pedro Piquet (Equipe: Piquet Sport/Chassi: Birel Art), Alfredinho Ibiapina (Equipe: A8 Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: Orcali Segurança e Serviços), além dos já citados no primeiro parágrafo, concluindo a prova na terceira posição.

Como foi a prova

Largando da segunda posição, Moura não tomou conhecimento de Piquet e roubou o primeiro posto logo depois da largada. Com muita vontade de mostrar a que veio, o jovem buscou abrir cada vez mais dos adversários.

E conseguiu por um tempo, já que Galli saltou da sexta para a terceira posição. Sim, ele largara de último e em poucas voltas estava no encalço de Piquet. Bom para Moura que, nesta altura, estava a 1,6 segundo de distância para os outros cinco pilotos – separados por menos de 8 décimos de segundo.

Enquanto Moura administrava a vantagem, Piquet tinha dificuldades para se manter à frente dos concorrentes. Tanto que, em uma volta, perdeu duas posições: para Galli e Nicastro, respectivamente. Mais atrás, Ibiapina não queria ficar em último e ultrapassou Leonardo Reis (Equipe: Techspeed Racing Team/Chassi: Techspeed), que logo abandonou.

Alheio aos adversários, Moura tratava de manter a vantagem. Isso porque os experientes Galli, Nicastro e Piquet se digladiavam para saber quem assumiria o segundo posto. Piquet foi mais esperto e reassumiu a terceira posição ao levar a melhor sobre Nicastro.

Só que o jovem viu toda a vantagem ruir a partir da décima volta. A distância que havia sido de dois segundos caiu para 7 décimos em poucas voltas. Na 11ª, Piquet assumiu a vice-liderança e colocou Moura como alvo. Em duas voltas, já estava em seu cangote.

Na briga pela liderança, quem se deu bem foi Galli. Se aproximou de ambos e analisava a melhor forma de ultrapassar. E foi na abertura da última volta que a experiência falou mais alto.

Piquet, por fora, e Galli, por dentro, “ensanduicharam” Moura na Curva 0, com Galli levando a melhor. Os mais experientes travaram uma batalha bonita pela liderança, mas Piquet se deu mal após um toque entre os dois, perdendo três posições em apenas uma volta.

Com o resultado, Galli saiu do Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita (RS), com dois títulos Sul-Americanos.

Resultado final da categoria KZ Graduado

  1. Olin Galli (Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG/Patrocínio: MG Tires)
  2. André Nicastro (Equipe: D.Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: MG Tires)
  3. Gabriel Moura (Equipe: Quirino Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: Raumak e Unicred)
  4. Alfredinho Ibiapina (Equipe: A8 Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: Orcali Segurança e Serviços)
  5. Pedro Piquet (Equipe: Piquet Sport/Chassi: Birel Art)

Não completou (menos de 75%)

  • Leonardo Reis (Equipe: Techspeed Racing Team/Chassi: Techspeed)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *