Cobertura: Sul-Americano de Kart – KZ Graduado
Olin Galli conquistou dois títulos continentais em um só fim de semana, mas viu Gabriel Moura se destacar entre os experientes
Quem disse que precisa ter grid cheio para uma corrida cheia de emoção? Apesar de apenas seis inscritos durante todo o Campeonato Sul-Americano de Kart, a categoria KZ Graduados viu Olin Galli (Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG/Patrocínio: MG Tires) só garantir a vitória no final da corrida e com uma diferença de 451 milésimos sobre outro grande nome da modalidade: André Nicastro (Equipe: D.Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: MG Tires).
Mas, um destaque merece ser feito. O jovem Gabriel Moura (Equipe: Quirino Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: Raumak e Unicred) competiu de igual para igual contra quem tem bastante experiência nos karts com marcha, como Pedro Piquet (Equipe: Piquet Sport/Chassi: Birel Art), Alfredinho Ibiapina (Equipe: A8 Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: Orcali Segurança e Serviços), além dos já citados no primeiro parágrafo, concluindo a prova na terceira posição.
Como foi a prova
Largando da segunda posição, Moura não tomou conhecimento de Piquet e roubou o primeiro posto logo depois da largada. Com muita vontade de mostrar a que veio, o jovem buscou abrir cada vez mais dos adversários.
E conseguiu por um tempo, já que Galli saltou da sexta para a terceira posição. Sim, ele largara de último e em poucas voltas estava no encalço de Piquet. Bom para Moura que, nesta altura, estava a 1,6 segundo de distância para os outros cinco pilotos – separados por menos de 8 décimos de segundo.
Enquanto Moura administrava a vantagem, Piquet tinha dificuldades para se manter à frente dos concorrentes. Tanto que, em uma volta, perdeu duas posições: para Galli e Nicastro, respectivamente. Mais atrás, Ibiapina não queria ficar em último e ultrapassou Leonardo Reis (Equipe: Techspeed Racing Team/Chassi: Techspeed), que logo abandonou.
Alheio aos adversários, Moura tratava de manter a vantagem. Isso porque os experientes Galli, Nicastro e Piquet se digladiavam para saber quem assumiria o segundo posto. Piquet foi mais esperto e reassumiu a terceira posição ao levar a melhor sobre Nicastro.
Só que o jovem viu toda a vantagem ruir a partir da décima volta. A distância que havia sido de dois segundos caiu para 7 décimos em poucas voltas. Na 11ª, Piquet assumiu a vice-liderança e colocou Moura como alvo. Em duas voltas, já estava em seu cangote.
Na briga pela liderança, quem se deu bem foi Galli. Se aproximou de ambos e analisava a melhor forma de ultrapassar. E foi na abertura da última volta que a experiência falou mais alto.
Piquet, por fora, e Galli, por dentro, “ensanduicharam” Moura na Curva 0, com Galli levando a melhor. Os mais experientes travaram uma batalha bonita pela liderança, mas Piquet se deu mal após um toque entre os dois, perdendo três posições em apenas uma volta.
Com o resultado, Galli saiu do Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita (RS), com dois títulos Sul-Americanos.
Resultado final da categoria KZ Graduado
- Olin Galli (Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG/Patrocínio: MG Tires)
- André Nicastro (Equipe: D.Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: MG Tires)
- Gabriel Moura (Equipe: Quirino Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: Raumak e Unicred)
- Alfredinho Ibiapina (Equipe: A8 Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: Orcali Segurança e Serviços)
- Pedro Piquet (Equipe: Piquet Sport/Chassi: Birel Art)
Não completou (menos de 75%)
- Leonardo Reis (Equipe: Techspeed Racing Team/Chassi: Techspeed)