Cobertura: Sul-Americano de Kart – Final OK Júnior
Marcelo Tortato subiu ao degrau mais alto do pódio após punição dos dois primeiros colocados na prova
O que a prova de Spa-Francorchamps (Bélgica) de Fórmula 1 e a final da categoria OK Júnior no Campeonato Sul-Americano de Kart têm em comum? Em ambas, os vencedores foram desclassificados e tiveram suas vitórias invalidadas.
Lá na Europa, George Russell foi flagrado com o carro abaixo do peso mínimo. Em solo brasileiro, no domingo (25), no Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita (RS), Bernardo Gentil (BRA/Equipe: CRG Brasil/Chassi: Chassi/Patrocínio: Guanabara Transportes) estava com o painel frontal frouxo, levando uma punição de cinco segundos.
A lógica seria o segundo colocado herdar a vitória, certo? Bem, não desta vez. Yuri Morelli (BRA/Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG), que estava logo atrás de Gentil, fez uma ultrapassagem durante uma bandeira amarela e levou dez segundos de acréscimo no tempo final de prova.
Melhor para Marcelo Tortato (BRA/Equipe: TMO CRG/Chassi: CRG Brasil/Patrocínio: TMO). Terceiro na prova, seguiu tudo à risca e se sagrou campeão Sul-Americano. Victor Alencar (EUA/Equipe: D.Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: Camila’s Restaurant) e Theo Salomão (BRA/Equipe: ONS Bravar/Chassi: Bravar/Patrocínio: Ajel) subiram ao pódio com ele, nas segunda e terceira posições, respectivamente.
Como foi a prova
Quem imaginava um passeio de Morelli, como ocorreu nas classificatórias e na pré-final, se enganou. Largando na pole position, até conseguiu manter a ponta, mas foi ultrapassado na volta seguinte por Tortato, que não conseguiu abrir distância. Atrás dos líderes, apareciam Guilherme Busato, Gentil e Salomão.
No pelotão intermediário, a diversão era garantida, com diversas trocas de posições. Foi numa dessas que Joka Pedro Pereira (BRA/Equipe: Reis Motorsport/Chassi: Kart Republic) levou a pior e abandonou a prova.
Lá na frente, o trio Tortato, Morelli e Alencar fazia uma prova mais estratégica. Sem se ultrapassarem, aproveitavam o vácuo para se distanciarem de Gentil, na quarta posição. Só que isso durou pouco tempo.
Na volta seis, Morelli ultrapassou Tortato. Alencar quis fazer o mesmo, mas, com o insucesso, viu Gentil se aproximar e dar o bote logo em seguida.
Animado, Gentil assumiu a vice-liderança logo depois. Sem conseguir se defender, Tortato também levou o bote de Alencar. Toda essa disputa fez Morelli se distanciar e vislumbrar aquele domínio das provas anteriores.
Mas, tudo começou a ruir nas últimas voltas. Gentil, Alencar e Tortato viram a necessidade de usar mais a cabeça e focaram na estratégia de vácuo. Quando se aproximaram do líder, a disputa voltou.
Gentil foi para cima de Morelli, enquanto Tortato se assanhou para Alencar. Na última volta, Gentil conseguiu se sair melhor que o adversário e assumiu a liderança na parte final da volta. O então vice-líder até que tentou retomar a dianteira na última curva, mas foi surpreendido por um belo “X” de Gentil, que chegou com 125 milésimos de segundo de vantagem sobre Morelli.
Tortato conseguiu ultrapassar Alencar e chegou a apenas 249 de milésimos de segundo do então vencedor, com Alencar a 162 milésimos do adversário. Salomão, por sua vez, chegou na quinta posição, a 1,3 segundos de Gentil.
Porém, tudo isso é história. O que vale é o resultado carimbado e assinado pelos comissários de prova. No final, valeu o escrito no início deste texto: Marcelo Tortato levou o troféu de Campeão Sul-Americano da categoria OK Júnior.
E Alencar ganhou o direito de ir ao Mundial de Kart, em setembro, na Inglaterra, com inscrição e equipamentos da equipe Parolin pagos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Isso porque Tortato participará pela equipe CRG.
Resultado final da categoria OK Júnior
- Marcelo Tortato (BRA/Equipe: TMO CRG/Chassi: CRG/Patrocínio: TMO)
- Victor Alencar (EUA/Equipe: D.Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: Camila’s Restaurant)
- Theo Salomao (BRA/Equipe: ONS Bravar/Chassi: Bravar/Patrocínio: Ajel)
- Bernardo Gentil (BRA/Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG/Patrocínio: Guanabara Transportes)
- Nicolas Guth (BRA/Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG)
- Guilherme Busato (BRA/Equipe: Kosta Racing/Chassi: CRG/Patrocínio: Shift Car e 7 Place)
- Rafael Busato (BRA/Equipe: Kosta Racing/Chassi: CRG/Patrocínio: Shift Car e 7 Place)
- Yuri Morelli (BRA/Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG)
- Pedro Lima (BRA/Equipe: Kart Zoom/Chassi: Tony Kart)
- Caio Zorzetto (BRA/Equipe: CWZ Team/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: Disam, CHD’s do Brasil e Agro Peretti)
- Gustavo Bonk (BRA/Equipe: Russo Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: Clearcorrect)
- Antonio Claro (BRA/Equipe: D.Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: Santo Onofre Tecidos Chui)
- Lucas Careaga (BOL/Equipe: D.Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: Orsa Group)
- Daniel Fernandez (CHL/Equipe: SKR Engines Team Chile/Chassi: Top Kart/Patrocínio: Equipo SKR)
- Maximiliano Gobbi (URU/Equipe: Infinit Racing Kart/Chassi: OKT/Patrocínio: Luis Gobbi)
- Lucas Hernández (CHL/Equipe: SKR Engines Team Chile/Chassi: Top Kart/Patrocínio: Equipo SKR)
- Eli Steinbruch (BRA/Equipe: Russo Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: Haras Endurance)
Não classificados (menos de 75%)
- Lucas Kuhn (BRA/Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG/Patrocínio: L8 Group, Mobisig e Vision Vidros)
- Santiago Nuñez (URU/Equipe: Infinit Racing Kart/Chassi: Tony Kart)
- Joka Pedro Pereira (BRA/Equipe: Reis Motorsport/Chassi: Kart Republic)
- Lucas Provenzi (BRA/Equipe: Quirino Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: Unicredi e Civil Obras)