CBA anuncia mudanças nos motores 2 tempos para 2025

Medida segue diretrizes da FIA Karting e busca modernizar os equipamentos de alto rendimento no país

Faixa CBA - Jackson de Souza
Medida também apresenta novidades nas nomenclaturas de algumas categorias

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por meio da Comissão Nacional de Kart (CNK), divulgou nesta quarta-feira (dia 29) mudanças para a temporada 2025 do kartismo nacional. A normativa é específica para a troca de motores 2 tempos e novidades nas nomenclaturas de algumas categorias.

O objetivo com a troca dos propulsores é modernizar os equipamentos atualmente utilizados no Brasil, especialmente nas categorias de alto rendimento, além de promover maior alinhamento com as diretrizes da FIA Karting. A substituição também visa retomar mercados tomados por motores 4 tempos, fazendo reviver a tradição do Brasil de revelar talentos por meio das competições de karts com motores de 2 tempos.

O projeto também revela modificações em algumas categorias. Entre as alterações, está a eliminação da categoria Júnior Menor. Entretanto, pilotos podem ingressar diretamente na categoria Junior, que passará a se chamar OKN Júnior e utilizará os motores Iame OKNJ FIA.

Mirim e Cadete não terão mudanças com relação aos motores. Em compensação, na Mini 2T haverá a troca de motores do atual KTT 125cc para os Vortex 60cc FIA, mantendo um caminho natural de evolução para os pilotos nas categorias com motores de 2 tempos.

Já a categoria Graduado será renomeada como OKN e utilizará os motores TM OKN FIA. Nas categorias Sênior, a Sênior AM passa a se chamar Sênior e a Sênior Pro será intitulada Master. A Super Sênior Master levará o nome de Grand Super Sênior. Além disso, todas as categorias Sênior, bem como a Novatos, terão em 2025 os motores Iame X30.

Outro ponto importante a ser destacado com relação os motores 2 tempos para a temporada que vem é que todas as categorias com esse tipo de motorização, desde a Mini 2T até a Sênior 60+, utilizarão motores próprios dos pilotos nos campeonatos nacionais. Ou seja, nenhuma delas terá motor sorteado.

“Nosso objetivo com essas mudanças também é retomar mercados onde não há mais competições com motores 2 tempos e, assim, expandir a base de praticantes do kartismo de alto rendimento, que engloba os pilotos que sonham com a profissionalização no esporte ou que ao menos busquem competir com equipamentos que ofereçam maior performance”, declarou Rubens Carcasci, presidente da CNK.

Para fortalecer essas mudanças, a CNK também irá propor e incentivar a criação de campeonato interestaduais, em parceria com as federações locais, agrupando estados em torno de competições que promovam o esporte.

Resumo das novidades

  • Mini 2T: Motor KTT 125cc será substituído por Vortex 60cc FIA;
  • Júnior Menor: categoria deixará de existir;
  • Júnior: Categoria passa a se chamar OKN Júnior e os motores Iame MY darão lugar aos Iame OKNJ FIA;
  • Graduados: Categoria será renomeada como OKN. Motores Iame MY serão trocados por TM OKN FIA. Dentro da categoria também será permitido pilotos acima de 28 anos de idade, para uma categoria OKN Master, com pontuação e premiação independentes da OKN. Atingindo mais de 36 participantes, elas poderão ter seus grids separados;
  • Novatos: motor Iame MY será substituído por Iame X30;
  • Sênior AM: passa a se chamar Sênior e troca o motor Iame MY pelo Iame X30;
  • Sênior Pro: será renomeada como Master e troca o motor Iame MY pelo Iame X30;
  • Super Sênior: motor Iame MY será substituído por Iame X30;
  • Super Sênior Master: passa a se chamar Grand Super Sênior.

* As categorias Mirim, Cadete e Sênior 60+ não sofrerão mudanças em suas nomenclaturas e motores.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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