Tarumã pode antecipar campeão da temporada
Roberval Andrade precisa de uma combinação de resultados para levar mais um título da categoria de caminhões.
A temporada 2023 da Copa Truck entra em sua reta decisiva, e o palco escolhido foi o tradicional Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS). E, em um fim de semana com 80 pontos em jogo, é no circuito gaúcho que a categoria pode conhecer o seu campeão.
Para isso acontecer, Roberval Andrade (ASG Motor Sport/Mercedes-Benz) precisa fechar a rodada dupla com, pelo menos, 41 pontos de vantagem sobre o vice-líder, Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen). Atualmente, a diferença entre eles é de 18 tentos.
Entretanto, a tarefa não é fácil. Mais do que vencer os seus principais adversários, precisa combinar com os descartes obrigatórios, conforme o regulamento. Até o momento, o campeão de 2018 descarta quatro pontos como seus dois piores resultados.
Caso a matemática dê os 41 pontos de vantagem, Andrade pode chegar à final – que ocorre em dezembro – com tranquilidade, pois restarão “apenas” 40 pontos a serem disputados.
Retrospecto ajuda
Na rodada dupla do ano passado, foram duas vitórias e 60 pontos somados. “Será uma etapa muito exigente, com dois treinos de classificação e quatro corridas. Será muito importante saber cuidar do equipamento para terminar todas as provas e seguir na liderança”, comenta o líder do campeonato.
Companheiro de Roberval na equipe ASG, mas rival no campeonato de pilotos, Jaidson Zini (3º na classificação) pretende trabalhar nas duas frentes: ajudar o time, sem esquecer dos seus interesses.
“Ao mesmo tempo em que trabalhamos em prol da equipe, temos que pensar muito no campeonato e ter cuidados na corrida para não atrapalhar ninguém. Estou muito confiante para voltar ao pódio e somar bons pontos para chegar forte na final”, ressalta Zini. Dos três primeiros é o que mais descarta pontos até o momento, perdendo 13.
Quer ler mais sobre automobilismo e kartismo? Clique aqui!
Cronograma cheio
Por ser uma rodada dupla do campeonato de caminhões, um novo formato está sendo testado: a classificação para a primeira etapa, no sábado, será feita na sexta-feira, encerrando a programação do dia, enquanto a tomada de tempos para as provas do domingo acontecem na manhã do sábado.
Além disso, os brutos terão nada menos que três sessões de treinos também na sexta-feira. As corridas estão marcadas para acontecer às 13h10 do sábado e 12h00 do domingo. A NASCAR Brasil também participa da programação em Tarumã.
Como assistir
As atividades terão suas transmissões iniciadas no sábado tanto nos canais oficiais da categoria (que exibem os treinos) quanto na Band e no SporTV (que mostram as quatro corridas ao vivo); já a classificação de sexta-feira poderá ser acompanhada em tempo real pelo site www.livetime.com.br.
Programação para o fim de semana
Sábado, 14 de outubro
08h00 – Copa Truck – Warm Up
09h00 – Copa Truck – Classificação Super Etapa 8 (ao vivo YouTube)
09h20 – Copa Truck – Top Qualifying Super Etapa 8 (ao vivo YouTube)
09h40 – Copa Truck – Classificação Pro Etapa 8 (ao vivo YouTube)
10h00 – Copa Truck – Top Qualifying Pro Etapa 8 (ao vivo YouTube)
10h20 – NASCAR Brasil – Treino Oficial 1
11h30 – Visitação aos Boxes
13h10 – Copa Truck – Etapa 7 – Corrida 1 (ao vivo Band, SporTV e YouTube)
13h40 – Copa Truck – Etapa 7 – Corrida 2 (ao vivo Band, SporTV e YouTube)
14h40 – NASCAR Brasil – Treino Oficial 2
15h45 – Horário promocional
17h15 – NASCAR Brasil – Qualifying 1
17h35 – NASCAR Brasil – Qualifying 2
Domingo, 15 de outubro
08h00 – Copa Truck – Warm Up
08h15 – NASCAR Brasil – Warm Up
09h00 – Visitação aos Boxes
10h10 – NASCAR Brasil – Etapa 7 – Corrida 1
11h00 – Desfile dos Pilotos
11h35 – Grid Walk Copa Truck
11h47 – Hino Nacional
12h00 – Copa Truck – Etapa 8 – Corrida 1 (ao vivo Band, SporTV e YouTube)
12h30 – Copa Truck – Etapa 8 – Corrida 2 (ao vivo Band, SporTV e YouTube)
13h30 – Grid Walk NASCAR Brasil
14h20 – NASCAR Brasil – Etapa 7 – Corrida 2