Categoria precisa mudar imagem ruim deixada pela temporada passada, quando os carros apresentaram problemas de segurança e de confiabilidade
A temporada de 2026 será crucial para a BRB Stock Car Pro Series. A categoria promovida pela Vicar tem, de março a dezembro, a oportunidade de diminuir as ranhuras na imagem causada pelos diversos problemas com a sua nova geração de carros.
Entretanto, os problemas do certame comandado por Lincoln Oliveira — CEO da Vicar, promotora, e acionista da Veloci Group, proprietária da Vicar — continuam.
Primeiro, com a decisão da Justiça Estadual de São Paulo de autorizar uma perícia no chassi SNG01 — a nova geração de carros, com bolhas SUV — para apurar eventuais falhas estruturais e térmicas. Agora, o Grupo Globo anunciou que deixará de transmitir as provas no SporTV, após 26 anos.
Sem contar os problemas que vêm da temporada passada, como falhas mecânicas recorrentes; a saída de patrocinadores tradicionais como a Ipiranga e a Mobil; e possível diminuição de investimentos por parte dos que ficaram.
Resumo de 2025
A nova geração de carros da BRB Stock Car Pro Series já começou com muitas reclamações por parte dos torcedores. Muitos não gostaram da troca das carrocerias sedãs pelas SUV — “Sport Utility Vehicle”, ou “Veículo Utilitário Esportivo”, em tradução livre.
Entretanto, uma escolha lógica da parte comercial. Para uma categoria que quer ficar cada vez mais alinhada ao mercado, a adoção desses modelos foi um passo acertado. Tanto que, além da Chevrolet (Tracker) e Toyota (Corolla Cross), o público também viu a entrada da Mitsubishi (Eclipse Cross).
Porém, não caiu no gosto de muitos. Ainda mais com a troca da motorização: saíram os V8 e entraram os de 4 cilindros de 2.1 litros turboalimentados, desenvolvidos pela Adacetech — comandada por Enzo Bortoleto, irmão de Gabriel Bortoleto e filho de Lincoln Oliveira.
Além disso, somam-se à lista:
- a punição a Bruno Baptista e Felipe Massa, por terem reclamado publicamente da falta de confiabilidade dos carros.
- A revelação, por parte do portal Grande Prêmio, de que os carros competiram com irregularidades na maioria das provas.
Tudo isso, de certa forma, ofuscou o segundo título de Felipe Fraga na categoria — também em uma corrida polêmica.

O que esperar de 2026
O ano tem tudo para ser “menos pior” que 2025. A categoria ouviu a torcida e retornará com os motores V8.
Por falar em “retorno”, a “Corrida do Milhão” também integra novamente o calendário, em setembro.
A novidade é a inédita prova Endurance, com três horas de duração, em outubro.
Mas, não só a BRB Stock Car Pro Series em si tem novidades. As equipes também têm algumas:
- A Scuderia Bandeiras, comandada pelo piloto Átila Abreu, terá Rubens Barrichello e Rafael Suzuki junto ao próprio Átila e ao Nelsinho Piquet.
- As equipes da Stock Light RTR Sport Team e SG28 Racing uniram forças e estarão na categoria principal
- Bruna Tomaselli se torna a primeira mulher a alinhar no grid para uma temporada completa, após 7 anos, pela equipe RTR Sport Team/SG28 Racing
Ainda resta saber qual equipe Felipe “Pipe” Barrichello Bartz competirá neste ano. O piloto ganhou uma “bolsa” por ter sido o campeão da Stock Light em 2025.
Calendário da BRB Stock Car Pro Series 2026
- 08/03 — Curvelo (MG)
- 29/03 — Cascavel (PR)
- 26/04 — Interlagos (SP)
- 17/05 — Goiânia (GO)
- 20/06 — Cuiabá (MT)
- 26/07 — Velocittá (SP)
- 09/08 — Cascavel (PR) OU Belo Horizonte (MG)
- 06/09 — Chapecó (SC)
- 27/09 — Brasília (DF)/Corrida do Milhão
- 18/10 — Goiânia (GO)/Endurance de Três Horas
- 15/11 — Velopark Fueltech (RS)
- 13/12 — Interlagos (SP)


Deixe um comentário