Push to Cast

Notícias sobre kart e automobilismo

De Chevrolet, Guilherme Salas desbanca Mitsubishi no Velopark

4 min read
Guilherme Salas/Valda Cavaleiro Sports/BRB Stock Car Pro Series - Bruno Terena

Foto: Bruno Terena

Piloto da Valda Cavaleiro Sports dominou corrida principal disputada neste domingo, no autódromo gaúcho

Finalmente, a temporada 2025 da BRB Stock Car Pro Series viu uma outra montadora subir ao lugar mais alto do pódio. A Chevrolet venceu sua primeira prova na nova era SUV, com uma guiada perfeita de Guilherme Salas no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), a bordo de seu Tracker #85 da Valda Cavaleiro Sports.

Além disso, a fabricante estadunidense ocupou, também, a terceira posição, com Rafael Suzuki (#8/TMG Racing). No segundo posto, a outra marca japonesa da categoria: Júlio Campos, com seu Toyota Corolla Cross #4 da Crown Racing. O melhor Mitsubishi Eclipse Cross foi o de número #11 de Gaetano Di Mauro, da Eurofarma RC – o vencedor da corrida Sprint, disputada no dia anterior.

Dessa forma, Salas ampliou sua vantagem na liderança da temporada. A quarta etapa está prevista para ocorrer entre os dias 28 e 29 de junho, no Autódromo do Velocittá, em Mogi Guaçu (SP).

Uma prova diferente

A corrida deste domingo começou diferente. Não apenas pelas expectativas em relação ao Balanço de Performance (BoP), adotado pela organização a partir desta 3ª etapa, para aumentar o equilíbrio entre as montadoras.

É que, devido aos problemas de confiabilidade na turbina dos novos carros, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) anunciou mudanças na prova: redução do tempo, passando de 50 minutos mais uma volta para 40 minutos mais uma volta; suspensão da parada obrigatória para a troca de dois pneus.

Como foi a corrida principal

Essas alterações sugeriam uma dinâmica diferente em relação às anteriores, principalmente à Sprint, que ocorreu no sábado. A ausência do pit-stop obrigatório poderia fazer pilotos e equipes adotarem uma outra estratégia de corrida, com possibilidades de mais ultrapassagens.

Entretanto, não foi o que aconteceu. Salas não tomou conhecimento de seus adversários e venceu de ponta a ponta, sem ser incomodado por ninguém. Além disso, a corrida mais longa no circuito mais curto do calendário teve poucas brigas por posições e, ao mesmo tempo, problemas nos SUVs.

Os primeiros a encararem esses infortúnios foram Ricardo Maurício (Chevrolet Tracker #90/Valda Cavaleiro Sports) e Hélio Castroneves (Chevrolet Tracker #6/A.Mattheis Motorsport). Ambos não conseguiram partir para a volta de apresentação, sendo rebocados para os boxes e retornando à pista já com voltas de desvantagem.

Já a bandeira verde, em si, foi dada sob regime de Safety-Car, devido à baixa temperatura no circuito gaúcho, conhecido pela dificuldade de aquecer os pneus. Foram necessários três giros – o equivalente a quatro minutos – para que os pilotos pudessem efetivamente acelerar.

Tirando alguma briga aqui e outra ali, a prova foi um tanto monótona. Tanto que, em 15 voltas, Guilherme Salas já estava quase 2 segundos à frente de Daniel Serra (Mitsubishi Eclipse Cross #29/Blau Motorsport), que abrira mais de 1 segundo sobre Felipe Massa (Chevrolet Tracker #19/Crown Racing).

Nessa altura da prova, Denis Navarro (Toyota Corolla #5/Full Time Cavaleiro) já havia abandonado e Thiago Camilo (Toyota Corolla #21/Ipiranga Racing) ido aos boxes para trocar de pneus – e ficar duas voltas atrás.

Algumas trocas de posições ocorriam na “turma do fundão”, enquanto um ou outro piloto desse grupo cometiam erros. Entre eles, Rafael Reis (Toyota Corolla Cross #301/CAR Racing Sterling), que rodou na chicane após a reta oposta na volta 17 e Lucas Foresti (Chevrolet Tracker #12/A.Mattheis Vogel), que começou a perder rendimento a partir do 18º giro.

Um sopro de emoção surgiu na 22ª volta, quando o motor de Arthur Gama (Toyota Corolla Cross #9/Full Time Gazoo Racing) quebrou. Com o carro parado em posição perigosa, o Safety-Car foi acionado, aumentando as expectativas de briga por posições.

Quem esperava isso, se frustrou. Antes da neutralização da prova, o splitter dianteiro de Daniel Serra estava um pouco solto. Assim, quando a bandeira verde foi acionada cinco voltas depois, o tricampeão da BRB Stock Car Pro Series logo passou a ser engolido pelos adversários.

Outro que começou a ser ultrapassado de maneira fácil foi Felipe Massa, por falta de rendimento de seu Chevrolet Tracker #19. O ex-Fórmula 1 abandonou a prova na 29ª volta.

Assim, após os 40 minutos de prova, Guilherme Salas recebeu a bandeira quadriculada em primeiro lugar, garantindo a primeira vitória da Chevrolet na temporada.

Resultado da Corrida Principal da 3ª etapa da BRB Stock Car Pro Series

  1. Guilherme Salas (Chevrolet Tracker #85/Valda Cavaleiro Sports)
  2. Júlio Campos (Toyota Corolla Cross #4/Crown Racing)
  3. Rafael Suzuki (Chevrolet Tracker #8/TMG Racing)
  4. Cacá Bueno (Chevrolet Tracker #0/Scuderia Chiarelli)
  5. Gaetano di Mauro (Mitsubishi Eclipse Cross #11/Eurofarma RC)
  6. Arthur Leist (Toyota Corolla Cross #81/Texaco Racing)
  7. Allam Khodair (Mitsubishi Eclipse Cross #18/Blau Motorsport)
  8. César Ramos (Toyota Corolla Cross #30/Ipiranga Racing)
  9. João Paulo Oliveira (Toyota Corolla Cross #7/Full Time Gazoo Racing)
  10. Nelson Piquet Jr. (Mitsubishi Eclipse Cross #33/Scuderia Bandeiras Sports)
  11. Átila Abreu (Chevrolet Tracker #51/Scuderia Bandeiras)
  12. Rubens Barrichello (Toyota Corolla Cross #111/Full Time Cavaleiro)
  13. Gianluca Petecof (Mitsubishi Eclipse Cross #101/CAR Racing KTF)
  14. Felipe Fraga (Mitsubishi Eclipse Cross #88/Eurofarma RC)
  15. Vicente Orige (Mitsubishi Eclipse Cross #444/Scuderia Bandeiras Sports)
  16. Lucas Kohl (Chevrolet Tracker #95/Scuderia Chiarelli)
  17. Felipe Baptista (Mitsubishi Eclipse Cross #121/CAR Racing KTF)
  18. Daniel Serra (Mitsubishi Eclipse Cross #29/Blau Motorsport)
  19. Zezinho Muggiati (Toyota Corolla Cross #38/CAR Racing Sterling)
  20. Rafael Reis (Toyota Corolla Cross #301/CAR Racing Sterling)
  21. Bruno Baptista (Mitsubishi Eclipse Cross #44/RCM Motorsport)
  22. Enzo Elias (Chevrolet Tracker #73/Scuderia Bandeiras)
  23. Hélio Castroneves (Chevrolet Tracker #6/A.Mattheis Motorsport)
  24. Gabriel Casagrande (Chevrolet Tracker #83/A.Mattheis Vogel)
  25. Ricardo Zonta (Mitsubishi Eclipse Cross #10/RCM Motorsport)
  26. Thiago Camilo (Toyota Corolla Cross #21/Ipiranga Racing)
  27. Ricardo Maurício (Chevrolet Tracker #90/Valda Cavaleiro Sports)

Não completaram

  • Felipe Massa (Chevrolet Tracker #19/TMG Racing)
  • Arthur Gama (Toyota Corolla Cross #9/Full Time Gazoo Racing)
  • Lucas Foresti (Chevrolet Tracker #12/A.Mattheis Vogel)
  • Denis Navarro (Toyota Corolla Cross/Full Time Cavaleiro)