De Chevrolet, Guilherme Salas desbanca Mitsubishi no Velopark
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Foto: Bruno Terena
Piloto da Valda Cavaleiro Sports dominou corrida principal disputada neste domingo, no autódromo gaúcho
Finalmente, a temporada 2025 da BRB Stock Car Pro Series viu uma outra montadora subir ao lugar mais alto do pódio. A Chevrolet venceu sua primeira prova na nova era SUV, com uma guiada perfeita de Guilherme Salas no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), a bordo de seu Tracker #85 da Valda Cavaleiro Sports.
Além disso, a fabricante estadunidense ocupou, também, a terceira posição, com Rafael Suzuki (#8/TMG Racing). No segundo posto, a outra marca japonesa da categoria: Júlio Campos, com seu Toyota Corolla Cross #4 da Crown Racing. O melhor Mitsubishi Eclipse Cross foi o de número #11 de Gaetano Di Mauro, da Eurofarma RC – o vencedor da corrida Sprint, disputada no dia anterior.
Dessa forma, Salas ampliou sua vantagem na liderança da temporada. A quarta etapa está prevista para ocorrer entre os dias 28 e 29 de junho, no Autódromo do Velocittá, em Mogi Guaçu (SP).
Uma prova diferente
A corrida deste domingo começou diferente. Não apenas pelas expectativas em relação ao Balanço de Performance (BoP), adotado pela organização a partir desta 3ª etapa, para aumentar o equilíbrio entre as montadoras.
É que, devido aos problemas de confiabilidade na turbina dos novos carros, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) anunciou mudanças na prova: redução do tempo, passando de 50 minutos mais uma volta para 40 minutos mais uma volta; suspensão da parada obrigatória para a troca de dois pneus.
Como foi a corrida principal
Essas alterações sugeriam uma dinâmica diferente em relação às anteriores, principalmente à Sprint, que ocorreu no sábado. A ausência do pit-stop obrigatório poderia fazer pilotos e equipes adotarem uma outra estratégia de corrida, com possibilidades de mais ultrapassagens.
Entretanto, não foi o que aconteceu. Salas não tomou conhecimento de seus adversários e venceu de ponta a ponta, sem ser incomodado por ninguém. Além disso, a corrida mais longa no circuito mais curto do calendário teve poucas brigas por posições e, ao mesmo tempo, problemas nos SUVs.
Os primeiros a encararem esses infortúnios foram Ricardo Maurício (Chevrolet Tracker #90/Valda Cavaleiro Sports) e Hélio Castroneves (Chevrolet Tracker #6/A.Mattheis Motorsport). Ambos não conseguiram partir para a volta de apresentação, sendo rebocados para os boxes e retornando à pista já com voltas de desvantagem.
Já a bandeira verde, em si, foi dada sob regime de Safety-Car, devido à baixa temperatura no circuito gaúcho, conhecido pela dificuldade de aquecer os pneus. Foram necessários três giros – o equivalente a quatro minutos – para que os pilotos pudessem efetivamente acelerar.
Tirando alguma briga aqui e outra ali, a prova foi um tanto monótona. Tanto que, em 15 voltas, Guilherme Salas já estava quase 2 segundos à frente de Daniel Serra (Mitsubishi Eclipse Cross #29/Blau Motorsport), que abrira mais de 1 segundo sobre Felipe Massa (Chevrolet Tracker #19/Crown Racing).
Nessa altura da prova, Denis Navarro (Toyota Corolla #5/Full Time Cavaleiro) já havia abandonado e Thiago Camilo (Toyota Corolla #21/Ipiranga Racing) ido aos boxes para trocar de pneus – e ficar duas voltas atrás.
Algumas trocas de posições ocorriam na “turma do fundão”, enquanto um ou outro piloto desse grupo cometiam erros. Entre eles, Rafael Reis (Toyota Corolla Cross #301/CAR Racing Sterling), que rodou na chicane após a reta oposta na volta 17 e Lucas Foresti (Chevrolet Tracker #12/A.Mattheis Vogel), que começou a perder rendimento a partir do 18º giro.
Um sopro de emoção surgiu na 22ª volta, quando o motor de Arthur Gama (Toyota Corolla Cross #9/Full Time Gazoo Racing) quebrou. Com o carro parado em posição perigosa, o Safety-Car foi acionado, aumentando as expectativas de briga por posições.
Quem esperava isso, se frustrou. Antes da neutralização da prova, o splitter dianteiro de Daniel Serra estava um pouco solto. Assim, quando a bandeira verde foi acionada cinco voltas depois, o tricampeão da BRB Stock Car Pro Series logo passou a ser engolido pelos adversários.
Outro que começou a ser ultrapassado de maneira fácil foi Felipe Massa, por falta de rendimento de seu Chevrolet Tracker #19. O ex-Fórmula 1 abandonou a prova na 29ª volta.
Assim, após os 40 minutos de prova, Guilherme Salas recebeu a bandeira quadriculada em primeiro lugar, garantindo a primeira vitória da Chevrolet na temporada.
Resultado da Corrida Principal da 3ª etapa da BRB Stock Car Pro Series
- Guilherme Salas (Chevrolet Tracker #85/Valda Cavaleiro Sports)
- Júlio Campos (Toyota Corolla Cross #4/Crown Racing)
- Rafael Suzuki (Chevrolet Tracker #8/TMG Racing)
- Cacá Bueno (Chevrolet Tracker #0/Scuderia Chiarelli)
- Gaetano di Mauro (Mitsubishi Eclipse Cross #11/Eurofarma RC)
- Arthur Leist (Toyota Corolla Cross #81/Texaco Racing)
- Allam Khodair (Mitsubishi Eclipse Cross #18/Blau Motorsport)
- César Ramos (Toyota Corolla Cross #30/Ipiranga Racing)
- João Paulo Oliveira (Toyota Corolla Cross #7/Full Time Gazoo Racing)
- Nelson Piquet Jr. (Mitsubishi Eclipse Cross #33/Scuderia Bandeiras Sports)
- Átila Abreu (Chevrolet Tracker #51/Scuderia Bandeiras)
- Rubens Barrichello (Toyota Corolla Cross #111/Full Time Cavaleiro)
- Gianluca Petecof (Mitsubishi Eclipse Cross #101/CAR Racing KTF)
- Felipe Fraga (Mitsubishi Eclipse Cross #88/Eurofarma RC)
- Vicente Orige (Mitsubishi Eclipse Cross #444/Scuderia Bandeiras Sports)
- Lucas Kohl (Chevrolet Tracker #95/Scuderia Chiarelli)
- Felipe Baptista (Mitsubishi Eclipse Cross #121/CAR Racing KTF)
- Daniel Serra (Mitsubishi Eclipse Cross #29/Blau Motorsport)
- Zezinho Muggiati (Toyota Corolla Cross #38/CAR Racing Sterling)
- Rafael Reis (Toyota Corolla Cross #301/CAR Racing Sterling)
- Bruno Baptista (Mitsubishi Eclipse Cross #44/RCM Motorsport)
- Enzo Elias (Chevrolet Tracker #73/Scuderia Bandeiras)
- Hélio Castroneves (Chevrolet Tracker #6/A.Mattheis Motorsport)
- Gabriel Casagrande (Chevrolet Tracker #83/A.Mattheis Vogel)
- Ricardo Zonta (Mitsubishi Eclipse Cross #10/RCM Motorsport)
- Thiago Camilo (Toyota Corolla Cross #21/Ipiranga Racing)
- Ricardo Maurício (Chevrolet Tracker #90/Valda Cavaleiro Sports)
Não completaram
- Felipe Massa (Chevrolet Tracker #19/TMG Racing)
- Arthur Gama (Toyota Corolla Cross #9/Full Time Gazoo Racing)
- Lucas Foresti (Chevrolet Tracker #12/A.Mattheis Vogel)
- Denis Navarro (Toyota Corolla Cross/Full Time Cavaleiro)