Push to Cast

Notícias sobre kart e automobilismo

No Velopark, Alfredinho Ibiapina domina Corrida 1

4 min read
Alfredinho Ibiapina/W2 Racing ProGP/Stock Light - Magnus Torquato

Foto: Magnus Torquato

Piloto da W2 Racing ProGP não tomou conhecimento dos adversários e venceu de ponta a ponta

Nem os adversários, nem o frio, muito menos as duas entradas do Safety-Car foram suficientes para tirar a vitória de Alfredinho Ibiapina na primeira prova da 2ª etapa da Stock Light. O piloto da W2 ProGP mostrou que, pelo menos nessa corrida, tinha o controle não apenas de seu Chevrolet Cruze #8, mas também do Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS).

Ibiapina fez “barba, cabelo e bigode” nesse início de rodada. Largou da pole position, venceu de ponta a ponta e liderou todas as voltas no circuito mais curto da temporada 2025 da categoria de acesso à BRB Stock Car Pro Series. Esta, aliás, foi a segunda vitória do piloto na categoria, na qual também está em sua segunda temporada.

As corridas 2 e 3 da Stock Light ocorrem neste domingo, a partir das 13h45, com durações de 20 minutos e 25 minutos, respectivamente. Ambas terão transmissão ao vivo pelo canais SporTV, BandSports e pelo canal oficial da BRB Stock Car Pro Series no YouTube.

Como foi a corrida

O sol resolveu dar uma aparecida na cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, esquentando um pouco o asfalto conhecido por dificultar o aquecimento dos pneus. Na posição de honra, Alfredinho Ibiapina sabia que tinha a faca e o queijo na mão, mas precisava ser certeiro na largada.

E o início da prova foi, de certa forma, tranquilo. Não houve incidentes no pelotão da frente. Entretanto, os pilotos mostraram que as ultrapassagens fariam parte do roteiro. Tanto que Felipe “Pipe” Bartz (SG28 Racing #24), por exemplo, caiu de terceiro para quinto ainda na primeira volta, enquano Enzo Bedani (W2 Racing ProGP #98), líder da competição, pulou da sétima para a quarta posição em pouquíssimas curvas.

Lá atrás, a história foi diferente. Witold Ramasauskas (RTR Sport Team #113) e Akyu Myasava (Garra Racing Team #18) não completaram uma volta sequer. Na volta seguinte, foi a vez de Guto Rotta (Garra Racing Team #29) e Erick Schotten (W2 Racing ProGP #77) abandonarem.

Enquanto Ibiapina abria volta a volta, Rafael Martins (MForce Driver Development #21), Léo Reis (W2 Racing ProGP #293), Mathias de Valle (ArtCon Racing #16) e Bartz brigavam entre si pela vice-liderança. Na segunda volta, porém, Martins não conseguiu acionar o freio a tempo antes da primeira curva, devido ao acionamento do push-to-pass. Resultado: o seu Chevrolet Cruze literalmente saiu com as quatro rodas do chão. Mais um abandono prematuro.

O líder seguia tranquilo, e o restante ainda se esbarrava. Foi numa dessas que Gabriel Koenigkan (W2 Racing ProGP #7) foi atingido por Vinicius Papareli (RTR Sport Team #218). Outro que teve de sair. Papareli, por sua vez, teve de cumprir um drive-trough pelo incidente. Isso tudo recém na quinta volta.

A folga de pouco mais de 3 segundos de Ibiapina para o segundo lugar evaporou na sexta volta. Kaká Magno (Infinity Competições #25) rodou e ficou parada no meio da pista, provocando a primeira intervenção do Safety-Car na volta 7. Três voltas depois, uma relargada curta: Lucca Zucchini (ArtCon Racing #23) bateu assim que a bandeira verde foi acionada, forçando uma nova bandeira amarela em todo o Velopark.

A relargada efetiva só aconteceu na volta de número 13 e Ibiapina, mais uma vez, não tomou conhecimento de seus adversários. Em cinco voltas, já havia aberto 1,9 segundos de vantagem sobre o segundo colocado. Porém, quis o destino que mais um reagrupamento ocorresse.

Na 20ª volta, Will Cesar (MForce Driver Development #34) rodou e teve dificuldades para religar o seu Chevrolet Cruze. Com isso, todo mundo ficou colado em Ibiapina, com Léo Reis em seu encalço. Mas, se o piloto da W2 Racing ProGP imaginava dar o pulo do gato, esqueceu de combinar com Pipe Bartz: isso porque o competidor da SG28 Racing pressionou o quanto pode e, na reta principal, na última volta, acionou o push-to-pass.

Dessa forma, ficou fácil para Alfredinho Ibiapina conquistar seu segundo triunfo na categoria de acesso à BRB Stock Car Pro Series, abrindo, ainda, uma vantagem superior a 1,3 segundo. O pódio foi completado por Pipe Bartz e por Léo Reis, os segundo e terceiro lugares.

Resultado da Corrida 1 da 2ª etapa da Stock Light 2025

  1. Alfredinho Ibiapina (W2 Racing ProGP #8)
  2. Felipe Bartz (SG28 Racing #24)
  3. Léo Reis (W2 Racing ProGP #293)
  4. Mathias de Valle (ArtCon Racing #16)
  5. Enzo Bedani (W2 Racing ProGP #98)
  6. Bruna Tomaselli (SG28 Racing #97)
  7. Enzo Gianfratti (W2 Racing ProGP #19)
  8. Ernani Kuhn (MTK Racing Team #107)
  9. Pedro Garcia (RTR Sport Team #82)
  10. João Bortoluzzi (MForce Driver Development #80)
  11. Juninho Berlanda (SG28 Racing #17)
  12. Enzo Falquete (Infinity Competições #99)
  13. Luís Trombini (Garra Racing Team #63)
  14. Vinicius Papareli (RTR Sport Team #218)
  15. Will Cesar (MForce Driver Development #34)
  16. Kaká Magno (Infinity Competições #25)

Não completaram

  • Lucca Zucchini (ArtCon Racing#23)
  • Gabriel Koenigkan (W2 Racing ProGP #7)
  • Rafael Martins (MForce Driver Development #21)
  • Guto Rotta (Garra Racing Team #29)
  • Erick Schotten (W2 Racing Pro GP#77)
  • Akyu Myasava (Garra Racing Team #18)
  • Witold Ramasauskas (RTR Sport Team #113)