Push to Cast

Notícias sobre kart e automobilismo

Mitsubishi mantém 100% de aproveitamento na temporada

6 min read
Gaetano Di Mauro/Eurofarma RC/BRB Stock Car Pro Series - Ricardo Saibro

Foto: Ricardo Saibro

Mesmo com BoP, Gaetano Di Mauro venceu a corrida Sprint no Velopark com a montadora japonesa

Enquanto quatro pilotos diferentes venceram as quatro corridas da BRB Stock Car Pro Series realizadas até agora, o mesmo não se pode dizer em relação às montadoras. Mesmo com a adoção do Balance of Performance (BoP) a partir da corrida Sprint da terceira temporada, realizada neste sábado (7), o modelo Eclipse Cross da Mitsubishi foi o único a subir ao lugar mais alto do pódio.

Felipe Fraga (#8/Eurofarma RC) levou a melhor na única corrida realizada na abertura da temporada, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), em 4 de maio. Três semanas depois, foi a vez de Gianluca Petecof (#101/CAR Racing KTF) e Allam Khodair (#18/Blau Motorsport) venceram a Sprint e a principal no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR).

E, neste sábado (7), foi a vez de Getano Di Mauro (#11/Eurofarma RC) garantir o troféu na corrida curta da terceira etapa, no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Não que a montadora japonesa superou os Chevrolet Tracker e os Toyota Corolla Cross com facilidade.

É que equipe e piloto patrocinados pela farmacêutica de cores amarela e azul fizeram uma estratégia perfeita para assumir a ponta e não mais sair de lá. Por outro lado, a Toyota colocou três carros nas segunda, terceira e quarta posições, enquanto a Chevrolet teve o quinto lugar como o melhor da prova.

Expectativas pré-prova

As expectativas para essa Sprint eram as maiores possíveis para os fãs da BRB Stock Car Pro Series. Afinal, Guilherme Salas (Chevrolet Tracker #85/Valda Cavaleiro Sports) marcou o melhor tempo no classificatório. Um sinal de que, quem sabe, o BoP forneceria um resultado diferente.

Ainda mais quando o seu companheiro de equipe, Ricardo Maurício (Chevrolet Tracker #90) ficou em 12º – o que, com o grid invertido, o colocou como pole position na corrida curta. Além disso, o melhor Mitsubishi Eclipse Cross era justamente o de Di Mauro, no sexto posto.

Entretanto, as notícias ruins em relação à confiabilidade da era SUV da categoria continuaram. O atual tricampeão Gabriel Casagrande (#83/A.Mattheis Vogel) e Átila Abreu (#51/Scuderia Bandeiras) sequer largaram, por problemas em seus Chevrolet Tracker. Os dois largariam em 4º e em 22º, respectivamente.

Como foi a corrida

Com as duas baixas, restava saber qual seria o resultado ao final dos 30 minutos e mais uma volta da corrida Sprint. A largada foi limpa, com João Paulo Oliveira (Toyota Corolla Cross #7/Full Time Gazoo Racing) em segundo e César Ramos (Toyota Corolla Cross #30/Ipiranga Racing) em terceiro.

Porém, a tranquilidade durou apenas o primeiro giro, o que não significa muito no traçado gaúcho, o mais curto do calendário. Na volta seguinte, a “peleia” – para usar os gauchês – começou.

Por exemplo: Rafael Reis (Toyota Corolla Cross #301/CAR Racing Sterling) foi para a grama em uma tentativa de ultrapassagem na reta oposta; Rubens Barrichello (Toyota Corolla Cross #111/Full Time Cavaleiro) viu sua porta se abrir após um esfrega-esfrega. Vale ressaltar que ambos estavam na “turma do fundão”.

Lá na frente, entretanto, Di Mauro mostrou que o BoP seria insuficiente para conter o seu ímpeto. Tanto que já estava em terceiro lugar antes mesmo de abrir a terceira volta. Já Ricardo Maurício aproveitava o seu Chevrolet Tracker para tentar abrir uma vantagem para o Toyota Corolla Cross de Oliveira.

As estratégias mudaram na volta número 3. É que Allam Khodair e Zezinho Muggiati (Toyota Corolla Cross #38/CAR Racing Sterling) se estranharam no “Esse” logo após a reta principal, com ambos ficando parados na grama. Safety-Car acionado.

Seis voltas depois, bandeira verde acionada e os pilotos queriam aproveitar a abertura da janela obrigatória de boxes. Entre eles, Oliveira, que havia previsto mais confusão na relargada.

O que o piloto que se dividide entre as corridas aqui e no Japão não imaginava é que ele seria um dos envolvidos. Em uma tentativa frustrada de ultrapassagem, o seu pneu dianteiro esquerdo saiu da roda, o levando para as últimas posições e tendo de se arrastar até os boxes. Nisso, ele, Felipe Massa (Chevrolet Tracker #19/TMG Racing), Thiago Camilo (Toyota Corolla Cross #21/Ipiranga Racing) e Barrichello fizeram a parada obrigatória.

Já Ricardo Maurício só levou o seu Chevrolet Tracker #90 na volta de número 12. Assim, Gaetano di Mauro tinha “pista livre” para buscar voltas rápidas até chegar a sua vez. César Ramos e Arthur Leist (Toyota Corolla Cross #81/Texaco Racing) também tiveram a mesma ideia.

O piloto do carro #11 da Eurofarma RC quase viu a estratégia ir por água abaixo quando o seu companheiro de equipe colidiu com Daniel Serra (Mitsubishi Eclipse Cross #29/Blau Motorsport). Pior para os dois: o então líder da temporada abandonou após a quebra da suspensão dianteira direita, enquanto o outro tricampeão da categoria não conseguiu sair da área de escape.

Sinal de alerta para Di Mauro, que entrou logo depois aos boxes para não ser surpreendido por mais uma intervenção do Safety-Car. Junto dele, foram Ramos e Leist. Os três conseguiram sair dos boxes à frente de Ricardo Maurício, então líder virtual da prova.

Di Mauro precisou de poucas voltas para abrir 5,4 segundos de vantagem para Ramos, o vice-líder. Porém, o reagrupamento de pilotos ocorreu na volta de número 23. Bruno Baptista (Mitsubishi Eclispe Cross #44/RCM Motorsport) foi tocado por trás pelo Toyota Corolla Cross #7 de João Paulo Oliveira, em posição perigosa.

Enquanto isso, Ricardo Maurício abandonou a prova após ter acertado em cheio a traseira de Rafael Suzuki, que também não teve condições de continuar.

A relargada ocorreu na volta de número 26 e Di Mauro não quis nem saber: largou bem e deixou a disputa pela vice-liderança entre os Toyota Corolla Cross de Ramos e Leist. Em apenas uma volta, já tinha aberto mais de um segundo de vantagem.

O ritmo de seu Mitsubishi Eclipse Cross foi tão forte que, ao cruzar a linha de chegada em primeiro lugar duas voltas depois, já estava 2,020 segundos à frente do piloto da casa César Ramos. Outro piloto da casa, Arthur Leist, completou os três primeiros, a 2,8s do líder.

A BRB Stock Car Pro Series volta ao Autódromo do Velopark neste domingo (8), a partir das 12h10min, para a corrida principal, com transmissão ao vivo na TV aberta pela Band, nos canais por assinatura Sportv e BandSports, além do canal oficial da categoria no YouTube.

Resultado da Corrida Sprint da 3ª etapa da BRB Stock Car Pro Series 2025*

  1. Gaetano Di Mauro (Mitsubishi Eclipse Cross #11/Eurofarma RC)
  2. César Ramos (Toyota Corolla Cross #30/Ipiranga Racing)
  3. Arthur Leist (Toyota Corolla Cross #81/Texaco Racing)
  4. Júlio Campos (Toyota Corolla Cross #4/Crown Racing)
  5. Guilherme Salas (Chevrolet Tracker #85/Valda Cavaleiro Sports)
  6. Nelson Piquet Jr. (Mitsubishi Eclipse Cross #33/Scuderia Bandeiras Sports)
  7. Lucas Foresti (Chevrolet Tracker #12/A.Mattheis Vogel)
  8. Rafael Reis (Toyota Corolla Cross #301/CAR Racing Sterling)
  9. Gianluca Petecof (Mitsubishi Eclipse Cross #101/CAR Racing KTF)
  10. Thiago Camilo (Toyota Corolla Cross #21/Ipiranga Racing)
  11. João Paulo de Oliveira (Toyota Corolla Cross #7/Full Time Gazoo Racing)
  12. Enzo Elias (Chevrolet Tracker #73/Scuderia Banderas)
  13. Lucas Kohl (Chevrolet Tracker #95/Scuderia Chiarelli)
  14. Rubens Barrichello (Toyota Corolla Cross #111/Full Time Cavaleiro)
  15. Cacá Bueno (Chevrolet Tracker #0/Scuderia Chiarelli)
  16. Felipe Baptista (Mitsubishi Eclipse Cross #121/CAR Racing KTF)
  17. Hélio Castroneves (Chevrolet Tracker #6/A.Mattheis Motorsport)
  18. Arthur Gama (Toyota Corolla Cross #9/Full Time Gazoo Racing)
  19. Bruno Baptista (Mitsubishi Eclipse Cross #44/RCM Motorsport)

Não completaram

  • Ricardo Zonta (Mitsubishi Eclipse Cross #10/RCM Motorsport)
  • Rafael Suzuki (Chevrolet Tracker #8/TMG Racing)
  • Ricardo Maurício (Chevrolet Tracker #90/Valda Cavaleiro Sports)
  • Denis Navarro (Toyota Corolla Cross #5/Full Time Cavaleiro)
  • Daniel Serra (Mitsubishi Eclipse Cross #29/Blau Motorsport)
  • Felipe Fraga (Mitsubishi Eclipse Cross #88/Eurofarma RC)
  • Felipe Massa (Chevrolet Tracker #19/TMG Racing)
  • Allam Khodair (Mitsubishi Eclipse Cross #18/Blau Motorsport)
  • Zezinho Muggiati (Toyota Corolla Cross #38/CAR Racing Sterling)
  • Vicente Orige (Mitsubishi Eclipse Cross #444/Scuderia Bandeiras Sport)

Não largaram

  • Gabriel Casagrande (Chevrolet Tracker #83/A.Mattheis Vogel)
  • Átila Abreu (Chevrolet Tracker #51/Scuderia Bandeiras)

*Resultados extra-oficiais pois ainda tem diversos incidentes para os comissários analisarem