Após quase cinco anos, Khodair retoma caminho da vitória
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Foto: Marcelo Machado de Melo
Último trunfo do piloto da Blau Motorsport havia sido em 22 de novembro de 2020
Um mil, seiscentos e quarenta e cinco dias separam a penúltima vez que Allam Khodair subiu ao lugar mais alto do pódio na BRB Stock Car Pro Series. Antes deste dia 25 de maio, o piloto do Mitsubishi Eclipse Cross #18 da Blau Motorsport (hoje sob guarda-chuva da Pole Motorsport) havia vencido a penúltima etapa da temporada 2020 da categoria – na época, com o mesmo número e equipe-patrocinadora, mas a bordo de um Chevrolet Cruze da TMG Racing.
E o roteiro deste retorno às vitórias foi o melhor possível: com uma estratégia perfeita, para sair da quarta para a primeira posição na janela de paradas obrigatórias. Mesmo com um Felipe Fraga conduzindo o seu Mitsubishi Eclipse Cross #88 da Eurofarma RC insanamente a fim de tirar o doce da boca do adversário, Khodair se impôs e cruzou a linha de chegada a menos de meio segundo de diferença.
Seu companheiro de equipe, Daniel Serra, completou o pódio em uma corrida que teve um amplo domínio da Mitsubishi: além dos três primeiros, colocou seis carros no Top-10 da corrida principal da segunda etapa da principal categoria do automobilismo nacional, disputada no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR).
Como foi a corrida
A imprevisibilidade deu o tom na rodada deste último fim de semana de maio. Pela primeira vez no ano, os pilotos conduziriam seus SUVs em uma prova de 50 minutos, com direito aos push-to-pass salvos da corrida sprint, realizada no dia anterior. Além disso, com aquela sensação de não saber se conseguiriam chegar ao fim, devido aos problemas ainda persistentes – porém, em menor número – com esta “new generation” de carros.
Como na corrida de São Paulo, Fraga saiu na ponta, com o já citado Serra em segundo e Gaetano di Mauro e seu Mitsubishi Eclipse Cross #11 em terceiro, com Khodair em quarto. Aqui, vale falar sobre o dompinio dos carros da marca japonesa: dos seis primeiros, apenas Guilherme Salas conduzia para uma montadora diferente (o Chevrolet Tracker #85 da Cavaleiro Valda).
Para uma prova com quase uma hora de duração, a largada até surpreendeu. Fraga largou bem e manteve a ponta, assim como os demais adversários das cinco primeiras posições. Mas, lá atrás, a briga era intensa. Zezinho Mugiatti, por exemplo, viu o seu Toyota Corolla Cross #38 da CAR Racing Sterling ser atingido por trás e a carenagem raspar parte de seu pneu traseiro direito.
Algumas voltas depois, di Mauro caiu de 3º para 6º e, em 5 minutos e meio de prova, já estava em 8º. Pela ponta, Serra estava no encalço de Fraga, com uma desvantagem de apenas 0,7s.
Na sétima volta – cerca de 7 minutos de prova – a janela de parada obrigatória se abriu, e boa parte do líder foi para fazer a troca de dois pneus. Entre eles, Fraga, Serra, Salas, Ricardo Zonta (Mitsubishi Eclipse Cross #10/RCM Motorsport) e Rafael Suzuki (Chevrolet Tracker #8/TMG Racing).
Por sua vez, Khodair preferiu ficar mais um pouco na pista, se aproveitando do ar limpo e de alguns push-to-pass para abrir vantagem. Tática que deu certo.
Enquanto seu companheiro do carro #29 havia saído à frente de Fraga ainda nos boxes, o do #18 retornou à frente dos dois. E nem haviam se passado dez minutos de prova.
Críticas aos New Generation
Foi aí que começou a aflição. O Chevrolet Tracker #95 da Scuderia Chiarelli de Lucas Kohl teve uma quebra de motor algumas voltas antes. Pouco tempo depois, foi a vez de Julio Campos abandonar devido a um problema na direção de seu Toyota Corolla Cross #4 da Crown Racing. Com 12 minutos de prova, foi a vez do Mitsubishi Eclipse Cross #44 de Bruno Baptista (RCM Motorsport) apagar pouco antes da entrada dos boxes.
Bruno até conseguiu fazer o carro ligar, mas abandonou poucas voltas depois por problema na turbina. Na entrevista à repórter Letícia Datena, da transmissão oficial, criticou a organização da categoria. Segundo ele, foi um erro da BRB Stock Car Pro Series iniciar a temporada – com push-to-pass – antes de uma confiabilidade maior. O piloto até citou os R$ 5,5 milhões de patrocínio investidos para a temporada.
Voltando à corrida…
Com metade da prova já passada, Khodair já tinha aberto mais de 1,5 segundo para Serra, o vice-líder virtual da prova. O engenheiro do piloto do Mitsubishi Eclipse Cross #18 falava com certa frequência para economizar equipamento e botão de ultrapassagem.
Um minuto depois, Thiago Camilo levou o seu Toyota Corolla Cross #21 da Ipiranga Racing para os boxes, sendo o último dos que estavam na pista a parar.
A partir daí, foi administração de Khodair até o fim – sempre com o auxílio de seu engenheiro, que chegou a falar que, a partir das 24 voltas para o encerramento da corrida, o piloto poderia usar o push-to-pass. Quem não tinha vida fácil era seu companheiro, Serra, que via Fraga se aproximar cada vez mais.
Quando o cronômetro marcou 40 minutos de prova, o piloto do carro #88 tentou o primeiro bote contra o do #29. Não conseguiu. Mas, 40 segundos depois, a ousadia na penúltima das sete curvas do Autódromo Zilmar Beux rendeu: Fraga agora era o vice-líder, com mais carro para se distanciar de Serra, e com desempenho semelhante para chegar em Khodair.
Foram necessários nove minutos de prova – o equivalente a um pouco mais de sete voltas – para que houvesse uma briga pela liderança: a distância era de 0,9 segundo entre os dois primeiros. A três voltas do fim, menos de 0,7 segundo. Na última, menos de 0,4 segundo.
O piloto da Eurofarma RC tentou uma última cartada sobre o da Blau Motorsport, mas não deu. Quis o destino que, após quase cinco anos, Allam Khodair fosse o grande vitorioso – em mais um amplo domínio da Mitsubishi, vencendo todas as corridas (uma sprint e duas principais) realizadas até agora.
Resultado da corrida principal da 2ª etapa da BRB Stock Car Pro Series
- Allam Khodair (Mitsubishi Eclipse Cross/Blau Motorsport)
- Felipe Fraga (Mitsubishi Eclipse Cross/Eurofarma RC)
- Daniel Serra (Mitsubishi Eclipse Cross/Blau Motorsport)
- Guilherme Sala (Chevrolet Tracker/Cavaleiro Valda)
- Felipe Baptista (Mitsubishi Eclipse Cross/CAR Racing KTF)
- Gianluca Petecof (Mitsubishi Eclipse Cross/CAR Racing KTF)
- César Ramos (Toyota Corolla Cross/Ipiranga Racing)
- Thiago Camilo (Toyota Corolla Cross/Ipiranga Racing)
- Ricardo Zonta (Mitsubishi Eclipse Cross/RCM Motorsport)
- Gabriel Casagrande (Chevrolet Tracker/A. Mattheis Vogel)
- Ricardo Maurício (Chevrolet Tracker/Cavaleiro Valda)
- Rubens Barrichello (Toyota Corolla Cross/Full Time Cavaleiro)
- Enzo Elias (Chevrolet Tracker/Scuderia Bandeiras)
- Zezinho Mugiatti (Toyota Corolla Cross/CAR Racing Sterling)
- Nelsinho Piquet (Mitsubishi Eclipse Cross/Scuderia Bandeiras Sports)
- João Paulo de Oliveira (Toyota Corolla Cross/Full Time Gazoo Racing)
- Denis Navarro (Toyota Corolla Cross/Full Time Cavaleiro)
- Lucas Foresti (Chevrolet Tracker/A. Mattheis Vogel)
- Arthur Gama (Toyota Corolla Cross/Full Time Gazoo Racing)
- Vicente Orige (Mitsubishi Eclipse Cross/Scuderia Bandeiras Sports)
- Arthur Leist (Toyota Corolla Cross/Texaco Racing)
- Felipe Massa (Chevrolet Tracker/TMG Racing)
- Cacá Bueno (Chevrolet Tracker/Scuderia Chiarelli)
- Rafael Suzuki (Chevrolet Tracker/TMG Racing)
Não completaram
- Julio Campos (Toyota Corolla Cross/Crown Racing)
- Átila Abreu (Chevrolet Tracker/Scuderia Bandeiras)
- Rafael Reis (Toyota Corolla Cross/CAR Racing Sterling)
- Gaetano di Mauro (Mitsubishi Eclipse Cross/Eurofarma RC)
- Bruno Baptista (Mitsubishi Eclipse Cross/RCM Motorsport)
- Lucas Kohl (Chevrolet Tracker/Scuderia Chiarelli)