TCR South America: Pista argentina sedia 70ª corrida da categoria
4 min read
Foto: Hernán Capa
Palco escolhido foi Circuito San Juan Villicum, que recebeu a categoria em 2022 e 2024
A temporada 2025 do TCR South America Banco BRB tem sequência neste fim de semana e volta a acelerar em um dos circuitos mais modernos e bonitos de todo o calendário. A categoria desembarca no Circuito San Juan Villicum, localizada no município de Albardón, província de San Juan, na Argentina.
Distante 1.150 km da capital, Buenos Aires, o traçado oferece um desafio a mais aos pilotos depois das etapas de Rosário e Oberá e será o palco de outro marco importante: a corrida 70 na história da categoria continental promovida pela Vicar.
Bastante seletiva, a pista de San Juan tem 4.266 metros, é composta por uma longa reta, trechos de subidas e descidas e reúne um total de 11 curvas, combinando um mix de trechos de alta, média e baixa velocidades.
San Juan Villicum recebeu o TCR South America Banco BRB em duas oportunidades até então, sempre em anos pares. Em 2022, o traçado sediou a etapa de encerramento do campeonato que coroou Fabricio Pezzini como o grande campeão. Na oportunidade, a pole foi conquistada pelo próprio Pezzini, enquanto as vitórias ficaram com os também argentinos Jorge Barrio (Toyota Gazoo Racing Latin America) e Juan Ángel Rosso (então na Squadra Martino), este com Honda Civic.
No ano passado, Villicum foi palco de uma jornada perfeita do ex-BRB Stock Car Matías Rossi, com pole e duas vitórias na penúltima etapa da temporada com a Toyota Team Argentina (TTA).
Na sequência de 2025, o calendário do TCR South America Banco BRB segue no seu ‘giro argentino’ com vitórias somente de pilotos do país vizinho até o momento. Leonel Pernía (Honda YPF Racing) triunfou nas corridas 1 das etapas de Rosário e Oberá, enquanto Fabricio Pezzini (W2 Racing ProGP) e Juan Ángel ‘Colo’ Rosso (Paladini Racing) terminaram em primeiro lugar nas provas complementares das rodadas iniciais do ano.
Para o fim de semana em San Juan, a Argentina contará com a chegada de mais um piloto: Exequiel Bastidas vai acelerar o Audi RS3 LMS SEQ da Paladini Racing, formando assim um quarteto argentino completado por Juan Ángel Rosso, Fabián Yannantuoni e Santino Balerini.
Em busca da vitória
O esquadrão brasileiro terá pela frente a missão de quebrar a invencibilidade dos donos da casa em San Juan Villicum e na temporada.
Atual campeão do TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB, Pedro Cardoso é o vice-líder do campeonato, a 14 pontos do ponteiro Leonel Pernía. O piloto da PMO Racing tem na regularidade a chave para buscar o bi continental e faz campanha bastante consistente, com quatro pódios em quatro corridas.
Em Oberá, Cardoso ficou perto da vitória nas duas provas e marcou pontos muito importantes com dois segundos lugares na província de Misiones. Agora, o brasiliense tem mais uma oportunidade para pontuar bem e seguir forte no campeonato.
Nelson Piquet Jr., por sua vez, terá de encarar uma jornada de recuperação em San Juan. Em Oberá, o piloto da Squadra Martino marcou mais um pódio em corridas 1 e foi terceiro colocado, mas teve de abandonar a segunda prova da rodada em razão de problemas logo nas primeiras voltas. Como resultado, o brasileiro caiu para quarto no campeonato, com 92 pontos, e terá nova chance para buscar grandes resultados e retomar a luta pelo título a bordo do Honda Civic Type R FL5 #33.
Raphael Reis vai completar uma marca especial no fim de semana. Único piloto a ter feito todas as provas do TCR South America Banco BRB, o brasiliense será o primeiro a completar 70 corridas na categoria. Com o Cupra Leon VZ #77 preparado pela equipe carioca W2 ProGP, o top-3 em todas as temporadas na história da competição parte para Villicum (onde foi pódio em 2022) pronto para lutar pelo seu primeiro top-3 na temporada após ter finalizado em quinto nas duas corridas em Oberá, há quase três semanas.
Ao mesmo tempo, os brasileiros na Copa Trophy terão em San Juan Villicum uma oportunidade valiosa para ganhar quilometragem e buscar vitórias e pódios. Depois da estreia em Oberá, o paulista Enzo Gianfratti vai fazer sua segunda etapa na categoria continental com o Honda Civic Type R FK7 #19 dias após seu debut na Stock Light, onde terminou uma das provas como primeiro entre os rookies.
Vencedor na Corrida 2 da etapa em Misiones, o piloto da escuderia brasileira Porthack Racing mira novo triunfo para encostar de vez no argentino Adrián Chiriano (Honda YPF Racing) na luta pelo título da classe.
Única mulher no grid da categoria continental, Maria Nienkötter terá pela frente uma etapa para dar sequência ao seu aprendizado no conceito TCR. Vencedora na Copa Trophy no desfecho da etapa de Rosário e dona de dois pódios em Oberá, a catarinense de 18 anos vai acelerar com o Toyota Corolla TCR da equipe brasileira Cobra Racing Team para provar sua evolução e lutar contra seus concorrentes diretos na Trophy.
O TCR South America Banco BRB tem transmissão ao vivo para o Brasil por meio do canal BandSports, em TV por assinatura, e no streaming pelo canal oficial da categoria no YouTube, MotorsportTV, aplicativo BandPlay, site Band.com.br e canal Esporte na Band no YouTube, além do canal do site Grande Prêmio no YouTube.
Programação da 3ª etapa do TCR South America Banco BRB
Sábado
- 09h: Shakedown
- 09h15min: Treino Livre Copa Trophy
- 10h: Treino Livre 1
- 13h25min: Treino Livre 2
- 16h05min: Classificação
Domingo
- 09h10min: Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
- 10h45min: Visitação aos boxes
- 12h40min: Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
Com informações da Assessoria de Imprensa