Enzo Bedani vence duas das três provas da 1ª etapa

Foto: Rafael Gagliano
Piloto da W2 Racing ProGP só não venceu a corrida de número 2, quando ficou atrás de Pipe Bartz (SG28 Racing)
Enzo Bedani (W2 Racing ProGP) e Felipe “Pipe” Bartz (SG28 Racing) foram os pilotos que subiram ao lugar mais alto do pódio da geral na primeira etapa da temporada 2025 da Stock Light – antiga “Stock Series”. O primeiro, venceu as corridas 1 e 3, enquanto o segundo levou a melhor na prova 2, realizadas nos dias 3 e 4 de maio no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).
Algo a se comemorar, já que a categoria de acesso à BRB Stock Car Pro Series está com o maior grid do período pós-pandemia: 23 carros alinhados no total, distribuídos em oito equipes (três delas novatas), e com 10 pilotos estreantes – que ascenderam da Turismo Nacional e da BRB Fórmula 4 Brasil.
E, quem foi ao autódromo paulistano, não pode reclamar. O público viu uma turma usando toda a força dos motores V8 instalados nos modelos Chevrolet Cruze usados pela Stock Light em busca das melhores posições – o que resultou, claro, em muito bate-porta, toques e rodadas.
Como foram as corridas
Corrida 1
A prova inaugural ocorreu sob um clima agradável em Interlagos, no sábado (3). Largando da pole position, Bedani teve apenas um pequeno sufoco nas primeiras voltas, tendo de controlar o ímpeto de Pipe Bartz. O competidor da SG28 Racing até conseguiu assumir a liderança antes dos cinco minutos de prova, na Curva do S, mas logo a perdeu antes de completar a volta.
Daí em diante, coube ao integrante da W2 Racing ProGP abrir vantagem e deixar a confusão para os demais. E, tal qual um roteiro de filme “Sessão da Tarde”, não faltou alguns entreveros aqui e ali.
Um deles foi entre Rafael Martins (MForce Driver Development) e Guto Rotta (Garra Racing Team), quando o primeiro fez o famoso divebomb no Bico de Pato, encostando no adversário. Rotta conseguiu se manter à frente. Logo depois, mais um encontro entre pilotos das duas equipes: Luis Trombini (Garra Racing Team) e Will Cesar (MForce Driver Development) se esbarraram na Junção, com o segundo levando a pior.
Tudo isso no primeiro terço de prova.
Na segunda parte, foi a vez de disputas mais intensas. O destaque ficou entre os ex-Turismo Nacional Juninho Berlanda (SG28 Racing), Ernani Kuhn (MTF Racing Team) e João Bortoluzzi (MForce Driver Development), que trocaram posições e tinta em diversos pontos do autódromo. Até Bortoluzzi conseguir se desgarrar e deixar a briga entre Berlanda e Kuhn.
Enquanto isso, entre os ponteiros – com exceção de Bedani, Bartz e Reis –, Rotta, Bruna Tomaselli (SG28 Racing), Mathias de Valle (ArtCon Racing), Alfredinho Ibiapina (W2 Racing ProGP) e Vinicius Paparelli (RTR Sport Team) lutavam pela quarta posição. Nem sempre de maneira sutil – como quando Rotta fez de Valle colocar as duas rodas esquerdas na grama e, assim, perder a tangência na curva do Lago.
O último terço da primeira prova foi mais tranquilo quase até o final para o povo da frente. Bedani conseguiu se manter em primeiro, mas Reis, mais rápido que Bartz, conseguiu ultrapassar o adversário no miolo – encerrando a corrida na segunda posição. Rotta e Tomaselli completaram os cinco primeiros.
Corrida 2
As duas baterias seguintes ficaram para o domingo (4), após a corrida da categoria principal. Mais uma vez, Enzo Bedani saiu na ponta e largou bem, mantendo a posição. Já atrás, os demais estavam muito a fim de briga.
Pelo quinto posto, lutavam Guto Rotta, Alfredinho Ibiapina, Bruna Tomaselli, Léo Reis e Erick Schotten (W2 Racing ProGP). Na “turma do fundão”, Will Cesar rodou no Bico de Pato e ficou preso, enquanto Mathias de Valle foi aos boxes e Vinicius Paparelli abandonou.

O primeiro acionamento do Safety-Car ocorreu aos 13 minutos de prova, reunindo o pelotão por duas voltas. Na relargada, com dez minutos para o fim, os pilotos estavam afoitos, e “a paz” durou nem a primeira curva: Reis forçou ultrapassagm sobre Tomaselli, que recebeu um forte toque de Schotten e rodou.
O piloto da W2 Racing ProGP também não teve muita sorte, pois o capô do motor de seu Chevrolet Cruze se desprendeu, chamando mais uma vez o Safety-Car. Schotten também teve de ir aos boxes, para consertar o estrago.
Quando a bandeira verde foi novamente acionada, faltavam apenas três minutos para o fim. Felipe “Pipe” Bartz aproveitou para pressionar Bedani e, como aquele ditado “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, superou o adversário a duas voltas do fim.
O agora líder ainda agradeceu ao universo, pois a bandeira amarela foi chamada devido a um carro parado na pista. Com o tempo estourado, Bartz cruzou a linha de chegada na frente, seguido de Bedani, Rafael Martins, Guto Rotta e Enzo Gianfratti (W2 Racing ProGP), em segundo, terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente.
Corrida 3
A última prova da etapa de abertura da Stock Light foi logo em seguida. Entretanto, sem as presenças de sete pilotos: Alfredinho Ibiapina (W2 Racing ProGP), Lucca Zucchini (ArtCon Racing), Mathias de Valle (ArtCon Racing), Erick Schotten (W2 Racing ProGP), Gabriel Koenigkan (W2 Racing ProGP), Enzo Falquete (Infinity Competições) e Vinicius Paparelli (RTR Sport Team). Devido à falta de tempo, não conseguiram consertar seus carros antes da largada.
Assim, o encerramento da etapa contou com 16 carros no grid. Para dar mais emoção, os oito primeiros da corrida 2 inverteram posições. Com isso, os vencedores das provas anteriores largaram em 7º (Bedani) e em 8º (Bartz).
Melhor para João Bortoluzzi (MForce Driver Development), que largou na pole position, à frente de outros ex-colegas de Turismo Nacional: Juninho Berlanda (SG28 Racing) e Ernani Kuhn (MTK Racing), em segundo e em terceiro, respectivamente.
Desta vez, os pilotos mostraram que a última prova do dia é sempre a mais agitada. Bortoluzzi largou bem e manteve a ponta. Kuhn, por sua vez, tomou o segundo lugar de Berlanda, enquanto Guto Rotta (Garra Racing Team) não teve sorte e rodou na Curva do S, caindo para o fundo do grid.
Quem gostou de tudo isso foram Bedani e Bartz, que fecharam a primeira volta em 5º e em 6º, respectivamente. O vencedor da primeira corrida ainda conseguiu ultrapassar Enzo Gianfratti, e o triunfante da corrida 2 aproveitou para ir junto.

Em poucas voltas, Bedani já estava entre os primeiros. Já Bartz lutava com Juninho Berlanda, o que fez Léo Reis se aproximar. Tal qual Ricardo Zonta na Bélgica em 2001, ele se viu prensado entre os dois competidores, que tentaram ultrapassá-lo.
Foram necessários 15 minutos para Bedani assumir a ponta. Ele até ensaiava abrir uma vantagem, mas foi impedido pelo Safety-Car. A bandeira amarela, aliás, acalmou os ânimos dos competidores, pois se viu menos intensidade nas disputas.
Até Reis forçar uma ultrapassagem sobre Gianfratti, que foi para cima de Bruna Tomaselli (SG28 Racing), que fazia uma bela corrida de recuperação.
Lá na frente, Bedani imprimia um forte ritmo para abrir de Bortoluzzi, que se mantinha em segundo com sua MForce Driver Development. Até a roda traseira esquerda de Guto Rotta (Garra Racing Team) se desprender, fazendo o piloto rodar na entrada do Bico de Pato.
Mais uma vez, Safety-Car acionado e prova terminando sob bandeira amarela. Assim, Enzo Bedani levou seu W2 Racing ProGP para a segunda vitória no fim de semana, seguido de Léo Reis, Rafael Martins e Bruna Tomaselli.
A próxima etapa está prevista para o dia 8 de junho, no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS).
Resultado da 1ª etapa da Stock Light
Corrida 1
- Enzo Bedani (W2 Racing ProGP), 16 voltas em 27min46s707
- Léo Reis (W2 Racing ProGP), a 6s362
- Felipe Barrichello Bartz (SG28 Racing), a 8s511
- Guto Rotta (Garra Racing Team), a 16s106
- Bruna Tomaselli (SG28 Racing), a 16s559
- Mathias de Valle (ArtCon Racing), a 16s720
- Alfredinho Ibiapina (W2 Racing ProGP), a 17s134
- Vinícius Papareli (RTR Sport Team), a 19s084
- Erick Schotten (W2 Racing ProGP), a 22s730
- Gabriel Koenigkan (W2 Racing ProGP), a 26s045
- João Bortoluzzi (MForce), a 30s406
- Pedro Garcia (RTR Sport Team), a 37s046
- Juninho Berlanda (SG28 Racing), a 43s138
- Ernani Kuhn (MTF Racing Team), a 53s308
- Luis Trombini (Garra Racing Team), a 1min11s754
- Lucca Zucchini (ArtCon Racing), a 1min31s965
- Akyu Myasava (Garra Racing Team), a 1 volta
- Enzo Gianfratti (W2 Racing ProGP), a 1 volta
- Kaká Magno (Infinity Competições), a 4 voltas
Não completaram
- Witold Ramasauskas (RTR Sport Team), a 11 voltas
- Will Cesar (MForce), a 12 voltas
- Enzo Falquete (Infinity Competições), a 13 voltas
- Rafael Martins (MForce), a 14 voltas
Corrida 2
- Felipe Barrichello Bartz (SG28 Racing), 11 voltas em 22min54s243
- Enzo Bedani (W2 Racing ProGP), a 0s830
- Rafael Martins (MForce), a 2s649
- Guto Rotta (Garra Racing Team), a 4s622
- Enzo Gianfratti (W2 Racing ProGP), a 4s775
- Ernani Kuhn (MTF Racing Team), a 6s978
- Juninho Berlanda (SG28 Racing), a 8s507
- João Bortoluzzi (MForce), a 9s020
- Luis Trombini (Garra Racing Team), a 11s634
- Witold Ramasauskas (RTR Sport Team), a 12s938
- Léo Reis (W2 Racing ProGP), a 20s969
- Kaká Magno (Infinity Competições), a 23s751
- Bruna Tomaselli (SG28 Racing), a 29s271
- Pedro Garcia (RTR Sport Team), a 30s327
- Alfredinho Ibiapina (W2 Racing ProGP), a 1 volta
- Lucca Zucchini (ArtCon Racing), a 2 voltas
- Mathias de Valle (ArtCon Racing), a 2 voltas
- Akyu Myasava (Garra Racing Team), a 2 voltas
- Will Cesar (MForce), a 3 voltas
Não completaram
- Erick Schotten (W2 Racing ProGP), a 5 voltas
- Gabriel Koenigkan (W2 Racing ProGP), a 5 voltas
- Enzo Falquete (Infinity Competições), a 7 voltas
- Vinícius Papareli (RTR Sport Team), a 9 voltas
Corrida 3
- Enzo Bedani (W2 Racing ProGP), 13 voltas em 26min12s177
- João Bortoluzzi (MForce), a 1s735
- Léo Reis (W2 Racing ProGP), a 3s087
- Rafael Martins (MForce), a 3s920
- Bruna Tomaselli (SG28 Racing), a 4s296
- Enzo Gianfratti (W2 Racing ProGP), a 4s510
- Luis Trombini (Garra Racing Team), a 6s380
- Akyu Myasava (Garra Racing Team), a 8s027
- Juninho Berlanda (SG28 Racing), a 8s573
- Will Cesar (MForce), a 11s480
- Kaká Magno (Infinity Competições), a 12s386
- Ernani Kuhn (MTF Racing Team), a 57s491
- Guto Rotta (Garra Racing Team), a 2 voltas
- Pedro Garcia (RTR Sport Team), a 2 voltas
Não completaram
- Witold Ramasauskas (RTR Sport Team), a 5 voltas
- Felipe Barrichello Bartz (SG28 Racing), a 10 voltas