Push to Cast

Notícias sobre kart e automobilismo

Felipe Fraga domina etapa inaugural da era SUV

Felipe Fraga/Eurofarma RC/BRB Stock Car Pro Series - Rafael Gagliano

Foto: Rafael Gagliano

Campeão da categoria em 2016, piloto da Eurofarma RC fez pole position e liderou todas as voltas do GP ArcelorMittal Interlagos

Um início de temporada perfeito. Este pode ser o resumo da corrida de Felipe Fraga no GP ArcelorMittal Interlagos, realizado neste 4 de abril, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). O piloto, que mudou para a Eurofarma RC neste ano, não tomou conhecimento de seus adversários e levou o seu Mitsubishi Eclipse Cross #88 ao lugar mais alto do pódio.

O domínio foi tanto que o campeão da categoria em 2016 ainda reduziu a velocidade para cruzar a linha de chegada quase ao lado de Gaetano di Mauro, seu colega de equipe, também a bordo de um Mitsubishi Eclipse Cross #11.

Entretanto, se Fraga pode se dar ao luxo de apenas administrar a vantagem, o mesmo não se pode dizer dos demais.

Entre disputas por posições intensas e toques aqui e ali – comuns na categoria –, outro fator foi crucial para o resultado final: diversos pilotos com problemas em seus carros, principalmente em relação ao turbo e às novas eletrônicas, mostrando que a principal categoria do automobilismo brasileiro precisa fazer mais ajustes nesta nova era de SUVs.

Como foi a corrida

A BRB Stock Car Pro Series mudou parte da programação para a rodada inaugural dessa “new generation”. A corrida Sprint, disputada aos sábados, foi substituída por mais treinos livres. Tudo para que pilotos e equipes se adaptassem às novidades implantadas. A estreia do DRS e o uso do Push-to-Pass também ficaram para as próximas etapas, em prol da segurança.

Algo que não incomodou Felipe Fraga. Largando da pole position, o piloto da Eurofarma RC se aproveitou das brigas atrás e conseguiu abrir uma boa vantagem com seu Mitsubishi Eclipse Cross logo na primeira volta. Por outro lado, quem não teve tanta sorte foi Ricardo Zonta, que apresentou problemas no turbo de seu Mitsubishi Eclipse Cross #10 da equipe RCM Motorsport.

Situações que se repetiram com diversos pilotos: Cacá Bueno, com seu Chevrolet Tracker #0 da Scuderia Chiarelli, perdeu rendimento enquanto estava entre os ponteiros. Thiago Camilo, chegou a parar o seu Toyota Corolla Cross #21 da Ipiranga Racing pouco antes da entrada dos boxes – conseguindo retomar algum tempo depois.

E, para piorar a estreia da Ipiranga Racing, Cesar Ramos, teve de levar seu Toyota Corolla Cross #30 para um drive through por queima de largada.

Tudo isso antes dos dez minutos de prova, que tinha, entre os dez primeiros: Fraga; Allan Khodair (Mitsubishi Eclipse Cross #18/Blau Motorsport); Di Mauro; Felipe Baptista (Toyota Corolla Cross #121/CAR Racing KTF); Lucas Foresti (Chevrolet Tracker #12/A.Mattheis Vogel); Arthur Gama (Toyota Corolla Cross #9/Full Time Gazoo Racing); Daniel Serra (Mitsubishi Eclipse Cross #29/Blau Motorsport); e o estreante João Paulo Oliveira (Mitsubishi Eclipse Cross #7/Full Time Gazoo Racing).

Safety-Car na pista

A vantagem de cinco segundos de Fraga logo desapareceu, devido à entrada do Safety-Car por detritos na pista, antes da curva do S. Nesse momento, mais competidores foram aos boxes por problemas em seus carros, como Felipe Massa e seu Chevrolet Tracker #19 da TMG Racing. Mecânicos e engenheiros conseguiram resolver, momentaneamente, o problema e devolveram o ex-Fórmula 1 ao circuito.

Quando a bandeira verde foi acionada novamente, mais uma vez Fraga mostrou seu potencial. Largou bem e deixou o “pepino” para Khodair resolver, que não conseguiu conter o ímpeto de Di Mauro. O companheiro do líder da prova se aproveitou e assumiu a segunda posição antes da volta ser completada. Nesse instante, Massa foi novamente ao pit com os mesmos problemas.

E Nelsinho Piquet, a bordo de seu Mitsubishi Eclipse Cross #33 da Scuderia Bandeiras II, começou a ser ultrapassado por diversos adversários. O motivo: um dano em sua asa traseira, que o forçou a abandonar a prova algumas voltas depois.

Felipe Fraga e Gaetano di Mauro/Eurofarma RC/BRB Stock Car Pro Series - Rafael Gagliano
Foto: Rafael Gagliano

Com 30 minutos de prova, Felipe Fraga continuava na liderança, seguido por Di Mauro, Khodair, Felipe Baptista, Foresti, Guilherme Salas (Chevrolet Tracker #85/Cavaleiro Valda); Oliveira; Denis Navarro (Toyota Corolla Cross#05/Full Time Cavaleiro); Ricardo Maurício (Chevrolet Tracker #90/Cavaleiro Valda) e Bruno Baptista (Mitsubishi Eclipse Cross #44/RCM Motorsport).

Se a vida dos primeiro e segundo colocados era de calmaria e muitos outros eram de brigas fortes por posições, para alguns era de frustração. O estreante Rafael Reis (Toyota Corolla Cross #301/CAR Racing Sterling) o campeão reinante da BRB Stock Car Pro Series, Gabriel Casagrande (Chevrolet Tracker #83/A. Mattheis Vogel), e Gianluca Petecof (Mitsubishi Eclipse Cross #101/CAR Racing KTF) foram forçados a abandonar a etapa. Todos por questões relacionadas à eletrônica dos novos SUVs.

Nada, entretanto, que mudasse a ordem na frente. Felipe Fraga venceu a etapa com tranquilidade, inclusive com direito a “tirada de pé” para que ele e seu companheiro Gaetano di Mauro cruzassem a linha de chegada praticamente juntos para a foto. Em terceiro, chegou Guilherme Salas, que conseguiu ultrapassar Allan Khodair – que também abandonou a prova.

Agora, pilotos e equipes se preparam para a próxima etapa, marcada para ocorrer entre 23 e 25 de maio, no Autódromo Zilmar Beaux, em Cascavel (PR).

Resultado do GP ArcelorMittal Interlagos da BRB Stock Car Pro Series

  1. Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), 31 voltas em 53min02s298
  2. Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 0s221
  3. Guilherme Salas (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 13s235
  4. Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 19s155
  5. Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 19s716
  6. Ricardo Maurício (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 20s988
  7. Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 23s443
  8. Bruno Baptista (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 24s458
  9. Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 29s989
  10. Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 32s455
  11. Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 33s664
  12. Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 33s839
  13. João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 40s313
  14. Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 41s237
  15. Helio Castroneves (RTR Sport Team/Chevrolet Tracker)m a 42s022
  16. Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 44s218
  17. Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 45s601
  18. Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 47s213
  19. Vicente Orige (Scuderia Bandeiras II/Mitsubishi Eclipse Cross), a 1min03s293
  20. Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 1 volta
  21. Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 1 volta
  22. Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 1 volta
  23. Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 3 voltas
  24. Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 7 voltas

Não completaram

  • Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 13 voltas
  • Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 14 voltas
  • Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 14 voltas
  • Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 15 voltas
  • Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 16 voltas
  • Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras II/Mitsubishi Eclipse Cross), a 17 voltas
  • Julio Campos (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 22 voltas