TN: Maurizio Sala integra grid na temporada 2025
2 min read
Foto: Divulgação
Piloto tem extenso currículo no automobilismo nacional e mundial
A Turismo Nacional terá um piloto de renome internacional na temporada 2025. Maurizio Sala (Equipe: Landerson Competições/Patrocínios: PDKMotors, Auto Neg e La Scuderia Lifestyle) estreará na categoria entre os dias 2 e 4 de maio, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), na abertura da competição.
Sala chega à categoria a convite do piloto Beto Pontes, tricampeão da divisão sênior e um dos mais experientes do grid. “Estou muito feliz pelo convite que recebi do Betão, um amigo de longa data, para dividir o carro com ele nessa etapa de abertura da temporada 2025. Espero aprender rápido os segredos desse carro e ter um final de semana muito divertido em Interlagos”, comentou o automobilista, que correrá com um Chevrolet New Onix.
História pelo Brasil e pelo mundo
Sala dividiu curvas no início da carreira no kart com Walter Travaglini, Dárcio dos Santos e Ayrton Senna, antes de migrar para os monopostos, adquirindo o Fórmula V de Chico Serra, que embarcava para a Europa. Depois de um ano, migrou para a Fórmula Ford, onde conquistou o vice-campeonato brasileiro.
Em solo europeu, disputou o Festival de Fórmula Ford, finalizando em 9º lugar entre os 120 pilotos inscritos, chamando a atenção da equipe Reynard. Por lá, competiu nas Fórmula Ford 2000, Fórmula 3 SAAB e Fórmula 3 pela equipe Jordan, onde Eddie Jordan era seu manager. Também piloto de testes da equipe Toleman na F1 em 1985 e 1986.
Aconselhado por Jordan para disputar provas no Japão, competiu com protótipos Mazda até participar da FIA GT com a McLaren. Estreou nas 24 Horas de Le Mans em 1989 com um Porsche 956 e, em 1991, terminou a prova na 6ª colocação na geral com o Mazda com motor rotativo.
Um ano depois, em 1992, correu em dois Mazda V10 diferentes, terminando em 4º e 6º lugar na mesma prova. Três anos depois repetiu o 4º lugar com o McLaren F1 GTR. No Brasil, Sala participou de diversas edições das 1000 Milhas, vencendo em 1984 com um Opala Stock Car da equipe Jeans Pool, além de atuar como consultor de diversas marcas esportivas.
Com informações da Assessoria de Imprensa