TN: Equipe Manzini monta estratégia especial para 2025
3 min read
Foto: Ricardo Saibro
André Bragantini Jr. será piloto e coach dos pilotos da equipe RMCP, que terá quatro carros na categoria
Esta será uma temporada de expansão para a Equipe Roberto Manzini Centro Pilotagem (RMCP), conhecida como Equipe Manzini, na Turismo Nacional. O time comandado por Roberto Manzini iniciará 2025 com quatro carros e cinco pilotos na pista para competir nas categorias A e B.
Em seu segundo ano no automobilismo e no certame, Victor Manzini continuará na divisão B, com o Peugeot 208 de número 17. Em sua primeira temporada na competição, André Bragantini Jr. correrá na A, com o Peugeot 208 de numeral 1, e terá tripla função.
Coach de Victor Manzini desde a metade de 2024, ele também dará orientação aos estreantes que correrão nas categorias B e Rookie: Pietro Nalesso, de 15 anos, o mais jovem da TN em 2025, com o Peugeot número 23; e a dupla formada por Caio Miguel e Domenico Largura, com o Peugeot 208 número 177. Além disso, trabalhará com a equipe no acerto dos carros.
“Eu posso agregar muito tecnicamente, não só aos pilotos da equipe, bem mais jovens do que eu, mas também à equipe, ajudando na estratégia, no planejamento do trabalho. Vou atuar como piloto, construindo meu campeonato, e terei uma função de responsabilidade técnica grande”, diz Bragantini Jr., que completa 30 anos de automobilismo em 2025.
Roberto Manzini e Bragantini Jr. se conhecem há muito tempo. Inclusive o piloto já venceu corridas para a equipe em outras categorias. “O Bragantini soma à nossa equipe, por seu excelente currículo e por sua experiência, sua capacidade de desenvolver carros de corrida, sejam de tração dianteira ou traseira. Também por ser nosso instrutor, tem linguagem e valores alinhados conosco. Será um diferencial importante para o time”, diz o chefe da Equipe Manzini, que também investiu na contratação de experiente engenheiro de dados para esta temporada.
Ex-alunos
Exceto por Domenico Largura, todos os pilotos do time foram alunos da Roberto Manzini Centro Pilotagem, dona da equipe, no programa Driver’s Academy. A começar por Bragantini Jr., que foi aluno de Roberto – que havia sido aluno do pai dele no passado – em 1994, ainda antes da criação da RMCP.
Victor Manzini, hoje instrutor estagiário da RMCP, aprendeu a pilotar carros na escola, assim como Pietro Nalesso e Caio Miguel. “Minha experiência no programa Driver’s Academy foi ótima. Foi meu primeiro contato com um carro de turismo. Os instrutores me orientaram para fazer o meu melhor, fui eliminando meus erros, melhorando minha pilotagem, foi um grande aprendizado. Estou feliz por andar na equipe da escola”, comenta Pietro Nalesso.
Pentacampeão capixaba e bicampeão mineiro de kart, depois de deixar as pistas no fim da década passada, Caio Miguel tornou-se analista de dados de automobilismo e coach de kartistas, e só em março passado obteve sua carteira de piloto. “Correr pela equipe da escola vai fazer a diferença para mim”, afirma Caio Miguel.
Para Victor Manzini, a formação atual da equipe oferece oportunidades de aprendizado a todos: “Estar ao lado de grandes nomes do automobilismo, sempre conversando, tirando dúvidas, ajuda na evolução. Sou instrutor estagiário da escola, mas continuo sempre aprendendo com instrutores mais experientes”, revela.
“E ter o Bragantini Jr. como coach faz muita diferença na minha carreira. Ele é um dos pilotos mais renomados e experientes do automobilismo brasileiro. Fará diferença também para os outros pilotos da nossa equipe”, conclui.
Com informações da Assessoria de Imprensa