Cobertura: 3ª Etapa Copa São Paulo Light – Tarde
7 min read
Foto: Rodrigo Dias
Debaixo de forte calor, 123 pilotos alinharam para as nove categorias que encerraram a rodada do certame paulistano
O sol se juntou com o calor na tarde de sábado (12), no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, levando mais um desafio para os 123 pilotos inscritos para esta parte da 3ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart. Distribuídos em nove categorias – algumas competindo juntas –, os kartistas não se fizeram de rogado e apresentaram boas disputas por posições ao longo das quase cinco horas de competições.
Desta vez, a classe com maior número de pilotos alinhados foi a F4 Júnior, com motores 4 tempos: 23 no total (apenas um a mais que a OK-N, de motores 2 tempos). A menor foi a Sênior Sprinter, com um – que se juntou à Super Sênior, com 15, e Sênior Sprinter, com dois. O que, nem por isso, significou corridas sem emoção.
Como foram as corridas
Mini
Com um pequeno atraso devido ao pódio, a categoria Mini (com motores Vortex 60cc) reuniu 20 pilotos, e viu um domínio de Matías Dominguez. O piloto venceu as duas provas do dia, sendo a primeira com 1,5 segundo de vantagem sobre Gael Rampazzo, o segundo, após 13 voltas. Rampazzo também abriu uma boa distância para o terceiro, Pietro Belizário – 1,8 segundo no total.
Na segunda corrida, Dominguez manteve o bom ritmo, cruzando a linha de chegada 1,3 segundo à frente de Rafael Guimarães, o segundo. Murilo Dominguez, irmão de Matías, chegou em terceiro, a 3,7 segundos atrás do irmão.
Na soma dos resultados, Matias Dominguez subiu ao lugar mais alto do pódio, seguido de Rafael Guimarães, Pietro Belizário, Gael Rampazzo, Enrico Queiroga e o irmão Murilo Dominguez – que completaram os outros cinco lugares do pódio, respectivamente.
Super Sênior/Sênior Pro/Sênior Sprinter
Com 18 pilotos no total – 15 na Super Sênior, dois na Sênior Sprinter e um na Sênior Pro –, a idade não se mostrou um empecilho nas provas. Tanto que na primeira bateria, Alan Synthes completou as 15 voltas separado por apenas 197 milésimos de Ale Xavier, o segundo, e quase 6 décimos de Raphael Filizola, o terceiro. Pela Sênior Sprinter, o vencedor foi Hercules Cardoso – sétimo na geral. Douglas Hiar, o único da Sênior Pro, completou menos de 75% de voltas, não pontuando.
A pouca distância entre os dois primeiros se repetiu na segunda bateria. Synthes cruzou a linha de chegada em primeiro, novamente, desta vez à frente do experiente Renato Russo por apenas 315 milésimos. Já para o terceiro, Ale Xavier, a vantagem foi um pouco maior: 1,1 segundo. Na Sênior Sprinter, Hercules Cardoso venceu novamente e, na Sênior Pro, Douglas Hiar chegou em 11º na classificação geral.
Somando todas as corridas, Alan Synthes ostentou o título de vencedor da etapa, à frente de Ale Xavier, Renato Russo, Raphael Filizola, Diogo Zucarelli e Fernando Oizumi – segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto colocados, respectivamente. Pela Sênior Sprinter, Hercules Cardoso levou o troféu de primeiro lugar, seguido de Felipe Prinotti, enquanto Douglas Hiar garantiu o seu pela Sênior Pro.
Grand Super Sênior/Super Sênior Expert
Assim como nas categorias anteriores, mais mais experientes da Grand Super Sênior (12) e Super Sênior Expert (7) apresentaram boas disputas em diversos setores do traçado paulistano. Tanto que, na bateria 1, Welson Jacometti completou as 17 voltas previstas com pouco mais de meio segundo de vantagem sobre Marcos Hiar, o segundo – este, a uma distância de 4 décimos para Maike Paparelli, o terceiro. O melhor da categoria Super Sênior Expert foi Roberto Albuquerque, ao chegar na nona colocação.
Na segunda prova, Jacometti não teve tanta sorte, fechando as 17 voltas apenas na sexta colocação. Melhor para Marcos Hiar, que venceu a corrida com uma vantagem de 1,4 segundo sobre Claudio Reina, o segundo, e a 1,8 segundo de Fernando Meira, o terceiro. Jorge Boreli foi quem cruzou a linha de chegada em primeiro pela Super Sênior Expert.
No fim do dia, subiram ao pódio da Grand Super Sênior, respectivamente, Marcos Hiar, Welson Jacometti, Claudio Reina, Edu Rocha, Fernando Meira e Maike Paparelli. Pela Super Sênior Expert, a ordem de chegada foi: Roberto Albuquerque, Jorge Boreli (empatados), Jose Raul Girondi, Amilcar Mugnami, Munir Aboissa e Ricardo Castro.
OK-N
A nova categoria dos motores 2 tempos no kartismo nacional contou com 22 kartistas, sendo oito na divisão novatos. E, assim como as demais, as distância entre os concorrentes foram pequenas em alguns setores.
Entretanto, não na primeira bateria: Olin Galli cruzou a linha de chegada na primeira posição com 1,3 segundo de vantagem sobre Gabriel Koenigkan, o segundo. Firas Fahs foi o terceiro, a 1,9 segundo do vencedor. O melhor Rookie foi Yuri Morelli, o quarto na classificação geral.
Já na segunda bateria, aí sim, se viu pequenas distâncias em alguns pelotões. Por exemplo, Lucca Croce (3º) e Yuri Morelli (novamente 4º e melhor Rookie) foram separados por míseros 155 milésimos. A vitória, por sua vez, ficou com Firas Fahs, distante a 727 milésimos de Enzo Nienkotter, o segundo.
Mas, chamou a atenção o número de pilotos que não concluíram as provas. Na primeira, seis pilotos não completaram o mínimo de 75%, enquanto um foi desclassificado. Na seguinte, uma desistência antes do mínimo de voltas necessárias e uma desclassificação.
No resultado final, Firas Fahs foi o vencedor, com Olin Galli em segundo, Yuri Morelli em terceiro, Lucca Croce em quarto, Enzo Nienkotter em quinto e Gabriel Koenigkan em sexto. Entre os Rookies, o melhor foi Morelli, seguido de Vini Ferro, Matheus Fortunato, Max Junior, Manuel Paredes e Pedro Lozov, respectivamente.
F4 Junior
As expectativas de boas disputas não foram frustradas na F4 Junior. Com 23 pilotos em pista, Marcella Assumpção mostrou por que manda bem nos motores 4 tempos, vencendo a prova, completando as 17 voltas na primeira posição, com Alejo Caracoche em segundo e Raphael Gebara em terceiro.
Porém, tudo mudou para a única representante feminina do grid na segunda bateria. Mesmo cruzando a linha na primeira posição, caiu para o sexto posto devido a uma punição. Quem agradeceu foi Raphael Gebara, que herdou a vitória, com uma vantagem de 2 segundos sobre Samuel Santiago, o segundo. João Antonio fechou os três primeiros.
Com toda essa reviravolta, Gebara subiu ao degrau mais alto do pódio, com Marcella em segundo, Samuel Santiago em terceiro, João Antonio em quarto, João Francisco em quinto e Luis Ricardo em sexto.
F4 Sênior
Dezenove pilotos fizeram parte do grid F4 Sênior e suas subdivisões, encerrando as atividades da 3ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart. Na primeira prova, Vinicius Corbo completou as 17 voltas na primeira colocação, superando Fernando Costa – o segundo – por 6 décimos de segundo. Bruno Schunck foi o terceiro. Na F4 Super Sênior, a vitória ficou com Alex Grigoletto, enquanto Givago Nunes levou a melhor na F4 Grand Sênior.
Na última bateria do dia, a vitória ficou com Kinho, que superou Bruno Schunck por uma margem superior a 3,5 segundos. Aulo Farias (F4 Super Sênior) foi o terceiro na geral e o melhor da sua classe, enquanto Nunes foi novamente o melhor da F4 Grand Sênior.
Na soma dos resultados, Kinho foi o grande vitorioso na F4 Sênior Geral, com Bruno Schunck em seguida e o pódio sendo concluído por Alex Grigoletto (3º), Paulo Farias (4º), Vinicius Corbo (5º) e Marcio Gazquez (6º). Na F4 Super Sênior, Kinho subiu novamente ao degrau mais alto, com Schunck também em segundo, e Fernando Costa, Verivaldo, Corbo e Daniel Ramalho completando os seis primeiros.
Já na F4 Grand Sênior, os cinco lugares do pódio foram ocupados, respectivamente, por Givago Nunes, Paulo Sant’Anna, Eduardo Morcegão, Valdir Germiniani e Celso Batista.
A próxima etapa da Copa São Paulo Light de Kart está prevista para o dia 17 de maio, de novo no Kartódromo de Interlagos.
Resultado completo da 3ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart
Mini
- Matias Dominguez, 22 pontos
- Rafael Guimarães, 16
- Pietro Belizário, 15
- Gael Rampazzo, 15]Enrico Queiroga, 11
- Murilo Dominguez, 10
- Gabriel Souza, 6
- J.P. Sarkis, 6
- Nelson Segovia, 4
- João Victor, 3
- Lucca Menossi, 3
- Victor Loose, 1
- Francisco Mattos, 0
- Luís Henrique, 0
- Caio Serodio, 0
- Nicolas Gomes, 0
- Davi Serodio, 0
- Benny Abdala, 0
- João Malta, 0
- Joaquim Andrade, 0
Super Sênior
- Alan Synthes, 22 pontos
- Ale Xavier, 17
- Renato Russo, 15
- Raphael Filizola, 14
- Diogo Zucarelli, 10
- Fernando Oizumi, 9
- Julio Conte, 7
- Rafael Pastorello, 4
- Victor Brochado, 4
- Reinaldo Fantozzi, 3
- Klever Moura, 3
- Rafael Piazzon, 2
- João Guimaro, 2
- Eduardo Tononi, 0
- Leo Marcelli, 0
Sênior Pro
- Douglas Hiar, 11 pontos
Sênior Sprinter
- Hercules Cardoso, 22 pontos
- Felipe Prinotti, 18
Super Sênior Expert
- Roberto Albuquerque, 20 pontos
- Jorge Boreli, 20
- Jose Raul Girondi, 16
- Amilcar Mugnami, 13
- Munir Aboissa, 12
- Ricardo Castro, 11
- Sergio Ramos, 8
Grand Super Sênior
- Marcos Hiar, 20 pontos
- Welson Jacometti, 16
- Claudio Reina, 14
- Edu Rocha, 13
- Fernando Meira, 12
- Maike Paparelli, 9
- Gonçalo Alaje, 9
- Beppe Askerbo, 7
- Christiano Matheis, 6
- Roberto Rocha, 3
- Mundy Loyer, 2
- Cassiano Bernardis, 1
OK-N
- Firas Fahs, 19 pontos
- Olin Galli, 17
- Yuri Morelli (Rookie), 14
- Lucca Croce, 13
- Enzo Nienkotter, 11
- Gabriel Koenigkan, 10
- Enzo Prando, 10
- Vini Ferro (Rookie), 6
- Victor Tieri (Rookie), 5
- Marcelo Tortato (Rookie), 4
- Matheus Fortunato (Rookie), 2
- Lucas Moura, 1
- Allan Croce, 0
- Bento Medina, 0
- Marcelo Toviggino, 0
- Pietro Tornieri, 0
- Max Junior (Rookie), 0
- Manuel Paredes (Rookie), 0
- Rafael Croce, 0
- Dani Neves, 0
- Pedro Lozov (Rookie), 0
- Nicollas Loretti, 0
OK-N Rookie
- Yuri Morelli, 22 pontos
- Vini Ferro, 16
- Matheus Fortunato, 14
- Max Junior, 10
- Manuel Paredes, 10
- Pedro Lozov, 10
- Marcelo Tortato, 9
- Victor Tieri, 9
F4 Júnior
- Raphael Gebara, 19 pontos
- Marcella Assumpção, 16
- Samuel Santiago, 15
- João Antonio, 13
- João Francisco, 11
- Luis Ricardo, 10
- Alejo Caracoche, 9
- João Fernando, 8
- Renato Frota, 7
- Pedro Rossi, 2
- Luigi Cestari, 1
- Cacá Neto, 1
- Rick Gottems, 0
- Manoel Ceccatto, 0
- Gustavo Lemos, 0
- Henrique Weissheimer, 0
- Matheus Paredes, 0
- João Tito, 0
- João Magalhães, 0
- Otto Borges, 0
- Davi Borges, 0
- Matheus Martin, 0
- João Batista, 0
F4 Sênior Geral
- Kinho, 18 pontos
- Bruno Schunck, 17
- Alex Grigoletto, 13
- Paulo Farias, 12
- Vinicius Corbo, 11
- Marcio Gazquez, 11
- Fernando Costa, 10
- Givago Nunes, 7
- Daniel Ramalho, 4
- Verivaldo, 3
- Eduardo Morcegão, 3
- Paulo Sant’Anna, 2
- João L. Maia, 1
- Rodrigo Anzanello, 0
- Felipe Maester, 0
- Rafael Henrique, 0
- Roberto Castro, 0
- Valdir Germiniani, 0
- Celso Batista, 0
- Raphael Martin, 0
- Ricardo Chahne, 0
F4 Grand Sênior
- Givago Nunes, 22 pontos
- Paulo Sant’Anna, 17
- Eduardo Morcegão, 17
- Valdir Germiniani, 13
- Celso Batista, 13
F4 Super Sênior
- Kinho, 18
- Bruno Schunck, 18
- Fernando Costa, 16
- Verivaldo, 12
- Vinicius Corbo, 11
- Daniel Ramalho, 10
- Rafael Henrique, 9
- Roberto Castro, 7
- Felipe Maester, 5