Push to Cast

Notícias sobre kart e automobilismo

Cobertura: 3ª Etapa Copa São Paulo Light – Manhã

Copa São Paulo Light de Kart - Rodrigo Dias

Foto: Rodrigo Dias

“Primeiro turno” da rodada contou com 130 pilotos inscritos, distribuídos em seis categorias

O sábado (12) foi de muitas disputas na 3ª etapa da Copa São Paulo Light. Realizada no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), a competição reuniu 130 inscritos nas seis categorias do turno da manhã – a saber Mirim, Cadete, F4 Sprinter, F4 Graduados, OKN-Junior e Sprinter.

O destaque desta primeira parte foi a OK-N Junior, com um grid de 30 pilotos – sendo 17 rookies. Enquanto isso, a que teve o menor número de inscritos foi a Mirim, com 16 kartistas – sete deles novatos.

Como foram as corridas

Mirim

O ponteiro do relógio marcava 7h30min de um sábado com temperatura amena quando 15 crianças entre 8 e 9 anos foram à pista. Ao longo das 14 voltas da primeira bateria, o público viu uma disputa intensa pela liderança, com Joaquim Medeiros – o vencedor – à frente de Antonio Scheffer e Romeo Ferrante, os segundo e terceiro lugares, respectivamente, a pouco mais de 1 décimo de segundo atrás. O melhor rookie foi Bento Lopes, que concluiu a prova na quarta colocação.

As expectativas de disputas eram altas na segunda bateria, mas o que se viu foi uma certa distância entre o primeiro e o terceiro colocados. O vencedor da vez foi Romeo Ferrante, que concluiu as mesmas 14 voltas com 2,5 segundos de vantagem sobre Caue Tavares, o segundo. Medeiros finalizou a prova em terceiro – a menos de três décimos de desvantagem.

Na soma de resultados, Joaquim Medeiros foi declarado o vencedor pelo critério de desempate, com Romeo Ferrante em segundo. Caue Tavares, Igor Ohpis, Antonio Schefer e Luiz Moro fecharam o pódio da geral. Pela Rookie, a vitória da etapa ficou com Bento Lopes, também pelo critério de desempate, com Noah Diamantino, Ricardo Forte, José Arthur, Augusto Nogueira e Rafael Silva completando os seis primeiros.

Cadete

A categoria que reúne pilotos entre 9 e 11 anos de idade viu uma representação feminina no lugar mais alto do pódio. Para levar a etapa, Marina Brandão teve de enfrentar nada menos que 24 concorrentes. Na primeira bateria, por exemplo, a vitória ficou com Rodrigo Ginato, que concluiu a prova com 165 milésimos de diferença para Gui Pollone, o segundo e 303 milésimos para Marina.

Pela Rookie, Joaquim Emerick foi o melhor colocado, com Gustavo Pinheiro, Jorge Montin e Marcelo Scardini em segundo, terceiro e quarto, respectivamente.

A sorte de Marina mudou já prova seguinte, quando finalizou a prova na segunda posição, a apenas 83 milésimos de segundo de Pietro Belizário, o vencedor. Ela ainda impôs uma diferença de 1,8 segundo sobre Bernardo Grespan. Enquanto isso, Gui Pollone foi apenas o 12º e Rodrigo Ginato o 21ª. O resultado da Rookie foi o mesmo da primeira prova.

Na soma dos resultados, Marina Brandão foi a grande vencedora da geral, seguida de Pietro Belizário, Bernardo Grespan, Murilo Dominguez, Rodrigo Ginato e Gui Pollone. Entre os Rookies, o topo do pódio foi ocupado por Joaquim Emerick, seguido de Gustavo Pinheiro, Jorge Montin e Marcelo Scardini

F4 Sprinter

Mais uma categoria em que o critério de desempate foi crucial para definir o vencedor da etapa. Com 20 inscritos, o público viu o piloto Dudu Pagliaro cruzar a linha de chegada à frente de Dylan Holanda com 2,7 segundos de diferença. Este, por sua vez, teve de se defender de Gonçalo Vieira, o terceiro, que recebeu a quadriculada apenas 315 milésimos atrás.

A corrida seguinte viu uma disputa acirrada pela vitória, com os quatro primeiros separados por apenas 788 milésimos. Desta vez, quem levou a melhor foi Guilherme Bittencourt, que chegou à frente de Gonçalo Oliveira com arcos 176 milésimos de vantagem. Anna Luiza Pimpão, em uma corrida de recuperação, fechou na quarta posição, enquanto Dudu Pagliaro concluiu em quarto.

Na soma dos resultados, Dudu Pagliaro subiu ao topo do pódio. Após ele estiveram Guilherme Bittencourt, Gonçalo Oliveira, Dylan Holanda, Anna Luiza Pimpão e Ighor Ramalho.

F4 Graduados

Dezessete pilotos alinharam seus karts pela categoria Graduados, que viu o Gabriel Fernandes vencer as duas provas do dia. Na primeira, fechou as 15 voltas com 1,6 segundo de vantagem sobre Heitor Farias, o segundo colocado – que colocou 703 milésimos sobre Ricardo Moraes, o terceiro. Aliás, Moraes foi quem passou sufoco, com André Castro concluindo a prova a apenas 1 décimo dele.

Já na segunda prova, Fernandes impôs um bom ritmo sobre os adversários, recebendo a bandeira quadriculada com 3,2 segundos de vantagem sobre André Castro, o segundo colocado. A disputa pela segunda posição, aliás, foi a mais acirrada, com menos de 1 segundo de diferença entre o vice-líder e o quinto colocado. Quem chegou em terceiro, desta vez, foi Samuel Cruz.

Na soma dos resultados, Fernandes foi o grande vencedor, com André Castro em segundo, Heitor Farias em terceiro, seguido de Henry Lucas, Samuel Cruz e Ricardo Moraes – quarto, quinto e sexto lugares, respectivamente.

OK-N Junior

A categoria com maior número de inscritos – 30 no total – e maior número de Rookies – 17 – teve brigas interessantes em diversos momentos das duas baterias, mas Rafael Busato conseguiu controlar os adversários, fechando a primeira delas na ponta, com 1,3 segundo de vantagem sobre o irmão Guilherme, o segundo. Este, aliás, teve de segurar os ataques de Francisco Rocha, que chegou em terceiro a parcos 37 milésimos de desvantagem.

Rocha foi o melhor novato, com João Paulo Bonadiman em segundo e Nicolas Guth – sétimo e oitavo na geral, respectivamente.

A prova seguinte, entretanto, viu um Rookie se sobrepor aos mais experientes. João Paulo Bonadiman venceu a prova, com Miguel Silva o segundo – e o primeiro entre os graduados. Em terceiro, chegou Guilherme Busato. Entretanto, a prova foi marcada pelo forte acidente entre Francisco Rocha e Rafael Busato, ainda na primeira volta. Ambos saíram da prova, e Rocha teve uma lesão na mão direita. Nicolas Guth foi o segundo melhor novato na bateria, com Davi Honório o terceiro da divisão.

Somando os resultados, Guilherme Busato se sagrou o vencedor da etapa, seguido de Miguel Silva, João Paulo Bonadiman, Rafael Busato, Francisco Rocha e Nicolas Guth fechando os seis primeiros. Pelos Rookies, Bonadiman conquistou o topo, com Guth, Manoel Ceccatto, Davi Honório, Francisco Rocha e Raphael Gebara fazendo companhia.

Sprinter

Os 20 pilotos da categoria Sprinter foram os responsáveis por fechar a “primeira fase” da 3ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart. E Dudes Castroneves – filho do ex-piloto da IndyCar e atual sócio da equipe Meyer Shank Racing, Hélio Castroneves – se sobressaiu frente aos concorrentes, chegando à frente de João Paulo Sanzovo com uma vantagem de 1,4 segundo e 1,9 sobre Enzo Brandão, o terceiro.

Mas, a sorte de Castroneves mudou na segunda prova, quando finalizou em sexto. Quem sorriu debaixo do capacete foi Sanzovo, o vencedor. Principalmente após concluir a prova com apenas apenas 223 milésimos de diferença para Thales Frabetti, o segundo – que também sentiu sufoco, com Marcos Borestein a apenas 203 dele, concluindo os três primeiros.

Na soma de resultados, João Paulo Sanzovo ergueu o troféu de primeiro lugar, seguido de Dudes Castroneves, Marcos Borestein, Thales Frabetti, Enzo Brandão e Enrico Martinho – segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto colocados, respectivamente.

A próxima etapa da Copa São Paulo Light de Kart está prevista para o dia 17 de maio, novamente no Kartódromo de Interlagos.

Resultado completo da 3ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart

Mirim

  1. Joaquim Medeiros, 19 pontos
  2. Romeo Ferrante, 19
  3. Caue Tavares, 15
  4. Igor Ohpis, 11
  5. Antonio Scheffer, 9
  6. Luiz Moro, 8
  7. Bento Lopes (Rookie), 7
  8. Ricardo Forte (Rookie), 5
  9. Noah Diamantino (Rookie), 5
  10. José Arthur (Rookie), 4
  11. Augusto Nogueira (Rookie), 4
  12. Gabriel Biazim, 4
  13. Enrico Toledo. 2
  14. Rafael Silva (Rookie), 0
  15. Miguel Emerick (Rookie), 0
  16. Alexandre Gomes, 0

Mirim Rookie

  1. Bento Lopes, 17 pontos
  2. Noah Diamantino, 17
  3. Ricardo Forte, 16
  4. José Arthur, 16
  5. Augusto Nogueira, 16
  6. Rafael Silva, 9
  7. Miguel Emerick, 9

Cadete

  1. Marina Brandão, 17 pontos
  2. Pietro Belizario, 15
  3. Bernardo Grespan, 14
  4. Murilo Dominguez, 12
  5. Rodrigo Ginato, 11
  6. Gui Pollone, 9
  7. Thalyson Fernandes, 9
  8. João L. Costa, 8
  9. Leo Parreira, 7
  10. Luis Henrique, 4
  11. Matias Dominguez, 3
  12. Francisco Mattos, 2
  13. Gael Rampazzo, 1
  14. Leonardo Seckler, 0
  15. Bernardo Campano, 0
  16. Bernardo S. Vieira, 0
  17. Joaquim Emerick (Rookie), 0
  18. Lucca Signoreli, 0
  19. Gael Ramos, 0
  20. Joaquim Andrade, 0
  21. Vitor Tarchine, 0
  22. J. P. Sarkis, 0
  23. Gustavo Pinheiro (Rookie), 0
  24. Jorge Montin (Rookie), 0
  25. Marcelo Scardini (Rookie), 0

Cadete Rookie

  1. Joaquim Emerick, 22 pontos
  2. Gustavo Pinheiro, 18
  3. Jorge Montin, 16
  4. Marcelo Scardini, 14

F4 Sprinter

  1. Dudu Pagliaro, 18
  2. Guilherme Bittencourt, 18
  3. Gonçalo Oliveira, 17
  4. Dylan Holanda, 15
  5. Anna Luiza Pimpão, 14
  6. Ighor Ramalho, 9
  7. Gabriel Fantozzi, 8
  8. Raphael Marques, 4
  9. Marcelo Borenstein, 3
  10. Dimy Kalinowski, 3
  11. Luis Lopes, 3
  12. Victor Ortega, 0
  13. Fernando Fantozzi, 0
  14. Lorenzo Sanchez, 0
  15. Lara Kraft, 0
  16. Renato Lopes, 0
  17. Cacá de Carli, 0
  18. Pedro Vedrossi, 0
  19. Tamiris Kucharski, 0
  20. William Oliveira, 0
  21. Thales Barci, 0
  22. Guilherme Garcia

F4 Graduados

  1. Gabriel Fernandes, 22 pontos
  2. André Castro, 16
  3. Heitor Farias, 11
  4. Henry Lucas, 10
  5. Samuel Cruz, 10
  6. Ricardo Moraes, 8
  7. Anthony Pepperone, 8
  8. Gabriel Koenigkan, 7
  9. Bruno Grigatti, 6
  10. Murilo Fiore, 6
  11. Bruno Souza, 4
  12. Giuliano Forcolin, 3
  13. Felipe Tanaka, 1
  14. Nicollas Loretti, 0
  15. Léo Reis, 0
  16. Cadu Bonini, 0
  17. Thiago Miranda, 0

OK-N Junior

  1. Guilherme Busato, 17
  2. Miguel Silva, 16
  3. João Paulo Bonadiman (Rookie), 15
  4. Rafael Busato, 11
  5. Francisco Rocha (Rookie), 8
  6. Nicolas Guth (Rookie), 8
  7. Samuel Santiago, 7
  8. Eli Steinbruch, 6
  9. Alejo Coracoche, 6
  10. Bernardo Tambasco, 5
  11. Manoel Ceccato (Rookie), 4
  12. Leonardo Ramires, 4
  13. Davi Honório (Rookie), 3
  14. Gui Moleiro, 1
  15. Raphael Gebara (Rookie), 1
  16. Antonio Claro, 0
  17. Lorenzo de Castro, 0
  18. Luiz Queiroz, 0
  19. Murilo Mazzoti (Rookie), 0
  20. Bernardo Motter (Rookie), 0
  21. Lucio Barrios (Rookie), 0
  22. Murilo Prado, 0
  23. Henrique Weissheimer (Rookie), 0
  24. Rafael Coura (Rookie), 0
  25. Arthur Domeq (Rookie), 0
  26. Gustavo Bonk, 0
  27. Igor Maia (Rookie), 0
  28. Marcella Assumpção (Rookie), 0
  29. Caio Zorzetto, 0
  30. Vinicius Gabriel (Rookie), 0

OK-N Junior Rookie

  1. João Paulo Bonadiman, 20 pontos
  2. Nicolas Guth, 17
  3. Manoel Ceccato, 14
  4. Davi Honório, 14
  5. Francisco Rocha, 11
  6. Raphael Gebara, 11
  7. Murilo Mazzotti, 7
  8. Bernardo Motter, 7
  9. Lorenzo de Castro, 5
  10. Vinicius Gabriel, 3
  11. Murilo Prado, 2
  12. Lucio Barrios, 1
  13. Henrique Weissheimer, 0
  14. Rafael Coura, 0
  15. Arthur Domeq, 0
  16. Igor Maia, 0
  17. Marcella Assumpção, 0

Sprinter

  1. João Paulo Sanzovo, 20 pontos
  2. Dudes Castroneves, 16
  3. Marcos Borestein, 15
  4. Thalles Frabetti, 15
  5. Enzo Brandão, 10
  6. Enrico Martinho, 8
  7. Luiz Migliori, 8
  8. João Guedes, 6
  9. Dudu Pagliaro, 6
  10. Gustavo Guimarães, 3
  11. Marcus Lopes, 3
  12. Rodrigo Pioneer, 2
  13. Nick Garfinkel, 0
  14. Sara Rudeck, 0
  15. R. Puzziello, 0
  16. Tito Sobral, 0
  17. Vitor Ferré, 0
  18. Bárbara Estevo, 0
  19. Pedro Vedrossi, 0
  20. Pedro Carloni, 0