Cobertura: 2ª etapa Copa SP Bradesco – Grupo 1
6 min read
Foto: Serjão Soares
Manhã do último sábado de março foi destinada às categorias Rotax e Shifter
O Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), recebeu 70 pilotos na manhã de 29 de março, inscritos pelo Grupo 1 da 2ª etapa da Copa São Paulo Bradesco de Kart. Ao todo, 63 kartistas se inscreveram para as sete categorias dos motores Rotax Max e DD2, enquanto sete participaram da Shifter e suas divisões internas.
O destaque desta lista foi para a categoria Rotax DD2, que teve os irmãos Leonardo e Rafael Reis (da Stock Light e da Stock Car Pro Series, respectivamente), Lucca Zucchini (da Stock Light), Tito Giaffone (da NASCAR Brasil) e Vasco Pedro e Victor Manzini (ambos da Turismo Nacional).
Como foram as corridas
Rotax Micro Max e Rotax Mini Max
Dezesseis pilotos alinharam para as duas categorias, que iniciaram a programação do tradicional certame. Destes, 14 na Rotax Mini Max e os outros dois na Rotax Micro Max – esta, destinada aos mais novos.
A primeira bateria teve vitória de Theo Morgado. Largando na pole position, teve dificuldades em se manter à frente, devido ao forte ritmo dos adversários Pietro Belizário, Matias Dominguez e Pedro Farias. Todos se dividiram na ponta em algum momento, até que Morgado recuperou para cruzar a linha de chegada em primeiro. Na Mini Max, a vitória ficou com Joaquim Fronza.
Morgado repetiu o feito na segunda materia, também largando na ponta. Pedro Farias, logo atrás, permaneceu nessa posição por algumas voltas para que começassem a se distanciar. Porém, a cinco voltas do fim, um acidente envolvendo Bernardo Gubert (Mini Max) e Joaquim Fronza (Mini) provocou a bandeira vermelha.
Nada que afastasse Morgado da vitória, que até foi ultrapassado por Dominguez, mas recuperou a liderança metros depois e recebeu a bandeira quadriculada. Na Mini, André Benicius venceu, e o adversário direto não pontuou devido ao acidente.
Na terceira e última bateria, tudo parecia certo para Morgado. Pole position, controle dos adversários que tentavam ultrapassá-lo a qualquer custo, mas dentro do roteiro das provas anteriores. Até que, na última volta, Pedro Farias deu um bote certeiro no miolo, vencendo a bateria, com Morgado logo em seguida. Fronza, na Mini, venceu novamente.
Rotax Max
Com dez inscritos, a Rotax Max viu o domínio de Allan Croce, vencedor das três baterias. Mas, quem saiu na frente na primeira prova foi seu irmão, Rafael, que recebeu a pressão de André Nicastro desde a bandeira verde. Na terceira volta, Nicastro assume o primeiro posto, e Nicollas Loretti sobe de terceiro para segundo logo depois. Allan, que aparecia logo atrás, ultrapassou o irmão.
Aos poucos, Allan assumiu a vice-liderança, deixando Loretti para Rafael. O irmão com a letra “A” chega em Nicastro e, a cinco voltas do fim, assume a ponta. Nicastro chega em segundo, seguido de Pedro Lozov em terceiro.
Na segunda bateria, André Nicastro bem que tentou tirar o doce da boca de Allan Croce. Após assumir a vice-liderança no início da segunda volta, tentou ao máximo chegar no adversário. Atrás dele, surgia Rafael Croce. Numa adaptação do ditado “quem não faz, leva”, Rafael mostrou que “quem não passa, cai” e assumiu o segundo posto a sete voltas do fim. Nicastro concluiu a prova no terceiro posto.
Já na última corrida, Rafael Croce largou bem e partiu para a liderança, mas logo foi ultrapassado por Nicollas Loretti. Allan, por sua vez, era o quarto, logo atrás de André Nicastro. Mas, como estava muito a fim de levar essa bateria, Allan ultrapassou um a um até chegar na ponta, enquanto Loretti segurava Nicastro e Rafael teve de se contentar com o quarto posto.
Rotax Max Masters e Rotax Max Super Senior
Também unidas devido ao número de pilotos, as categorias Rotax Max Masters e Rotax Max Super Senior reuniram 13 pilotos, sendo oito na primeira e cinco na segunda. E, ao contrário das demais classes com esses motores, esta teve duas baterias.
Na primeira prova, Yuri Alves se manteve na ponta. Por terem os kartistas mais experientes, as duas categorias promoveram uma corrida tranquila na primeira metade, com disputas aqui e ali no pelotão intermediário. Na segunda parte, entretanto, começaram as disputas. Mesmo assim, Alves levou a prova na Max Masters, com João Gonçalves em segundo e Adriano Amaral em terceiro. Pela Max Super Senior, a vitória ficou com Rodrigo Giacomini.
Se tudo deu certo para Alves na corrida 1, o mesmo não se pode dizer na corrida 2. Na verdade, a segunda bateria foi péssima, já que não concluiu a prova. Com isso, o caminho foi aberto para Adriano Amaral, que ultrapassou os adversários aos poucos e assumiu. Michel Aboissa bem que tentou ultrapassar, mas não conseguiu, chegando a 0,6 segundo do vencedor, sendo seguido de João Gonçalves. Rodrigo Giacomini, mais uma vez, venceu na Max Super Senior.
Rotax Junior Max
Na Junior Max, 13 pilotos foram à pista, provocando boas disputas pela liderança. Entre eles, Dudu Salamonde e Miguel Silva, que faziam um “passa ou repassa” (ou tentativas de) ao longo de diversas voltas, até a chegada de Edward Kirst. Porém, coube a Miguel Silva vencer a prova, com Salamonde a 0,5 segundo atrás e Kirst a 0,8 segundo em seguida.
Assim como Allan Croce na Rotax Max, Silva queria levar tudo, e conseguiu. Não sem ter de aguentar a pressão de Salamonde, que queria “retribuir” a derrota. Lá atrás, destaque para Marcella Assumpção, que em poucas voltas já estava na 5ª posição. Mas, apesar das tentativas, Salamonde não conseguiu superar o adversário, com mais uma vitória de Silva. Desta vez, a terceira colocação ficou com Francisco Rocha.
As cinco primeiras posições da corrida 2 se repetiram na seguinte. Sim, Miguel Silva venceu, Dudu Salamonde ficou em segundo, com Francisco Rocha em terceiro, Edward Kirst em quarto e Marcella Assumpção em quinta.
Rotax DD2 e Rotax DD2 Masters
Onze pilotos foram à pista pelas categorias Rotax DD2 e Rotax DD2 Masters, com sete na primeira e quatro na segunda. O destaque foi para a DD2, que contou com integrantes das categorias Stock Car Pro Series, Stock Light, NASCAR Brasil e Turismo Nacional.
Na primeira bateria, Leonardo Reis manteve a ponta, sendo seguido de seu irmão, Rafael, que em nenhum momento o ameaçou. O terceiro posto ficou com Lucas Souza, vencedor da DD2 Masters.
Os irmãos repetiram o resultado na segunda bateria, com a mudança ficando na terceira posição: saiu Souza (que abandonou) e entrou Tito Giaffone. Pela DD2 Masters, a vitória ficou com Fernando Guzzi.
Shifter
Composta pelas divisões geral, Senior e Super Senior, a categoria Shifter reuniu sete pilotos ao todo, para as duas provas da programação. Na primeira, Claudio Baida largou bem e manteve a ponta, até que foi ultrapassado por Rafael Reis após três voltas. Este, dominou a bateria, cruzando a linha de chegada com mais de 7 segundos de vantagem. Claudio Baida e Alexandre Trita (Super Senior) finalizaram em segundo e em terceiro, respectivamente, na geral.
Na prova segunte, mais um amplo domínio de Reis, que concluiu a prova com mais de 12 segundos sobre Trita, o segundo na geral e o primeiro na Super Senior. Baida fechou a segunda bateria na terceira posição da geral.
A terceira etapa da Copa São Paulo Bradesco de Kart está marcada para o dia 26 de abril, novamente no Kartódromo Granja Viana.
Resultados da 2ª etapa da Copa Bradesco de Kart – Grupo 1
Rotax Micro Max
- André Benicius, 112 pontos
- Joaquim Fronza, 80
Rotax Mini Max
- Theo Morgado, 116 pontos
- Pedro Faria, 111
- Matias Dominguez, 105
- Lucas Ferreira, 98
- Thiago Baroni, 95
- Enrico Santos, 92
- Gael Rampazzo, 91
- Lucca Menossi, 89
- Gabriel Souza, 87
- Lucas Bertanha, 81
- Murilo Dominguez, 79
- Pietro Belizário, 67
- Gabriel Cayres, 54
- Bernardo Gubert, 50
Rotax Junior Max
- Miguel Silva, 120 pontos
- Dudu Salamonde, 108
- Edward Kirst, 103
- Francisco Rocha, 98
- Felipe Rabello, 97
- Felipe Zucchini, 96
- Marcella Assumpção, 95
- Henrique Werner, 90
- Luiz Alves, 87
- Daniel Rebouças, 80
- Rodrigo Alandia, 80
- Felipe Lancelotti, 60
- Benicio Barcelos, 53
Rotax Max
- Allan Croce, 120 pontos
- André Nicastro, 106
- Rafael Croce, 104
- Nicollas Loretti, 103
- Pedro Lozov, 101
- Nick Martinez, 94
- Giovani Bonato, 91
- Guilherme Freire, 90
- Pedro Lins, 89
- Guilherme Oliva, 86
Rotax Max Masters
- Adriano Amaral, 75 pontos
- João Gonçalves, 71
- Michel Aboissa, 70
- ChristianMarkakis, 67
- Marcelo Yassuo, 65
- Yuri Alves, 40
- Gabriel Rosa, 32
- Fernando Croce, 0
Rotax Max Super Senior
- Rodrigo Giacomini, 80 pontos
- Roberto Azana, 72
- R. Beraldinho, 70
- Rodrigo Monteiro, 67
- Munir Aboissa, 67
Rotax DD2
- Leonardo Reis, 80 pontos
- Rafael Reis, 72
- Tito Giaffone, 69
- Lucca Zucchini, 67
- Lucca Croce, 67
- Vasco Pedro, 65
- Victor Manzini, 62
Rotax DD2 Masters
- Fernando Guzzi, 75 pontos
- João Cunha, 72
- Michel Aboissa, 69
- Lucas Souza, 40
Shifter Geral
- Rafael Reis, 80 pontos
- Claudio Baida, 71
- Alexandre Trita, 71
- Eduardo Violante, 66
- Rodolpho Brito, 34
- Adriano Amaral, 33
- Luis Souza, 31
Shifter Senior
- Rodolpho Brito, 40 pontos
Shifter Super Senior
- Alexandre Trita, 80 pontos
- Eduardo Violante, 71
- Adriano Amaral, 36
- Luis Sousa, 34