Regional Cup: Com poucos inscritos, todos pilotos garantem vaga à final
2 min readSeletiva realizada no Kartódromo Granja Viana reuniu quatro pilotos na OK FIA e quatro na OK Junior FIA – número exato de vagas à final para cada uma
As classificatórias para a final da 2ª FIA Regional Cup de Kart Brasil começaram no sábado (29), durante a 2ª etapa da Copa São Paulo Bradesco de Kart. Os oito pilotos inscritos nas categorias OK FIA e OK Junior FIA – quatro para cada – participaram da primeira seletiva, realizada no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP) e todos garantiram sua vaga para a etapa decisiva, em agosto, na cidade de Imperatriz (MA).
Isso ocorreu por força do regulamento. A primeira etapa foi a única a conceder quatro vagas para a OK FIA e quatro para a OK Junior FIA à final da competição, enquanto as quatro demais destinarão três para cada categoria.
Como foram as corridas
Devido ao baixo número de inscritos, os organizadores agruparam os oito pilotos para irem à pista juntos. Pela OK FIA, a pole position ficou com o atual campeão da Regional Cup de Kart Brasil, Gabriel Koenigkan, enquanto Francisco Rocha ficou com a posição de honra na OK Junior FIA.
Konegikan não teve dificuldades para se manter na ponta. Ele administrou a diferença durante as 20 voltas da primeira corrida, cruzando a linha de chegada com pouco mais de 3 segundos de vantagem sobre Nicollas Loretti. Heitor Farias chegou em terceiro e Marcos Borenstein finalizou em quarto – mesmo não concluindo a prova.
O mesmo resultado se repetiu na segunda bateria, com Koenigkan finalizando a “apenas” 2,7 segundos de diferença para o mesmo Loretti. Farias e Borenstein terminaram em terceiro e em quarto lugares novamente.

Já pela OK Junior FIA, a situação foi um pouco diferente. Sim, Francisco Rocha também se aproveitou da pole position para imprimir um ritmo forte e vencer a primeira bateria, com 3,9 segundos de vantagem sobre Edward Kirst, o segundo. Em seguida, ficaram Raphael Gebara e Daniel Rebouças.
Mas, Rocha teve dificuldades na segunda bateria. Caiu para a última posição ainda na primeira volta, sendo forçado a fazer uma corrida de recuperação. Com isso, coube a Kirst administrar a prova e concluir com pouco mais de 1 segundo à frente de Gebara, o segundo. Francisco Rocha ainda conseguiu chegar em terceiro, com Rebouças novamente concluindo em quarto.
A segunda classificatória está marcada para o dia 19 de abril, no Kartódromo Ayrton Senna, em Brasília (DF).
Resultados da 1ª Classificatória da FIA Regional Cup de Kart Brasil
OK Junior FIA
- Eduardo Kirst, 76 pontos
- Francisco Rocha, 75
- Raphael Gebara, 71
- Daniel Rebouças, 68
OK FIA
- Gabriel Koenigkan, 80 pontos
- Nicollas Loretti, 72
- Heitor Farias, 70
- Marcos Borenstein, 34