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Definindo um orçamento no automobilismo

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Giovanni Minardi - Minardi Management

Foto: Minardi Management


O Push to Cast iniciou uma parceria com a VroomKart.com, site europeu especializado em kartismo. Como parte dessa colaboração, trazemos esse bate-papo exclusivo do portal com Giovanni Minardi, da Minardi Management, sobre a importância de saber investir no automobilismo.

Cortesia de VroomKart.com

Nenhum esforço financeiro existe sem um “plano de negócios”, e para chegar ao topo do automobilismo não é diferente. A jornada em se tornar um piloto profissional – seja na Fórmula 1 ou como piloto pago – é um processo de, pelo menos, uma década.

Gerenciar os recursos financeiros com responsabilidade é crucial para se prevenir do “sonho compartilhado” (entre jovens pilotos e suas famílias) e evitar que se torne um pesadelo.

Neste mês, nós debatemos esse assunto com Giovanni Minardi, da Minardi Management, com o objetivo de ir além da discussão sobre custos – embora eles realmente existam – e focar em como tomar as decisões mais corretas durante a jornada. Elas devem ser baseadas no contexto e na evolução do piloto, fatores que só se tornam claros ao longo do tempo, às vezes muito além dos estágios iniciais no kartismo.

A grande pergunta: o automobilismo é apenas para os superricos?

“O automobilismo é, sem dúvida, um esporte caro, mas não é exclusivo para os ricos. Para se tornar um grande piloto não precisa, necessariamente, participar de 30 corridas em um ano ou participar apenas nos campeonatos mais prestigiados.

“Existem muitas competições ‘monomarcas’ competitivas como o WSK, o Champions of the Future e os campeonatos europeu e mundial. Mais que isso, se um piloto tem talento, ainda é possível encontrar maneiras de correr em provas mais acessíveis, desde que ofereçam mais resultados em troca.”

Quando se deve estimar os custos envolvidos?

“É verdade que as crianças, com frequência, começam a correr por influência familiar, normalmente os pais. Às vezes, elas gostam de competir apenas como hobby, mas imediatamente se espera uma abordagem mais profissional (por parte delas).

“Na minha opinião, as famílias deveriam avaliar o investimento desde o início. Primeiro, têm de determinar se correr continuará sendo um hobby ou se esperam que se torne uma carreira profissional. Essa distinção é crucial para evitar problemas financeiros, já que existem muitas famílias com dívidas por causa do automobilismo.”

Quais as oportunidades que o kartismo oferece hoje?

“O kartismo é uma entrada para o automobilismo, ensinando as regras do jogo e, mais importante, desenvolvendo habilidades técnicas que são inestimáveis na carreira de um piloto. A melhor forma de começar é gradualmente, evuluindo as habilidades do jovem e estabelecendo metas de longo prazo.

“Em relação aos custos, não existe um “custo inicial” fixo. Ele varia conforme o campeonato e os números de provas e de testes que o piloto vai fazer. No entanto, uma estimativa de orçamento inicial (para os padrões europeus) gira entre 30 mil euros e 40 mil euros – incluindo treinos.”

Quanto do orçamento deve ser usado no kartismo?

“É difícil separar corridas de kart e de carros (monopostos ou turismo) quando se fala em orçamento. Porém, correr de carro tem sido mais caro hoje. Meu principal conselho é não gastar demais no kartismo, pois pode não se ter dinheiro suficiente para a transição para os carros.”

Equilibrando diversão e desenvolvimento profissional

“Infelizmente, a distinção entre ‘diversão’ e ‘desenvolvimento profissional’ no kartismo desapareceu. Ali pelos oito anos de idade, já se tem muita expectativa sobre as crianças para que se comportem como ‘mini-profissionais’. Elas treinam rigorosamente, fazem muitos testes e muitas corridas.

“Embora o aprendizado continue ao longo da carreira, hoje se espera que os jovens pilotos já desenvolvam suas habilidades em poucas semanas. Acredito que essa abordagem é errada.

“As crianças deveriam crescer e se divertir dentro do seu ritmo. De uma perspectiva financeira, é mais sensato alocar mais recursos nos carros (seja fórmula ou outra categoria) em vez do kart, pois é ali que começa uma carreira profissional.

“Ultimamente, se você corre em grandes ou pequenos campeonatos de kart, o resultado final permanece o mesmo: saber se você tem talento para virar um piloto profissional.”

E sobre investir pesado nas categorias Mirim/Mini?

“É difícil estimar uma porcentagem, mas meu principal conselho é não investir muito. O foco deve ser correr nos campeonatos certos com as equipes certas. Um programa bem-estruturado que produz grandes resultados é crucial para ganhar mais visibilidade e se aproximar de potenciais patrocinadores.”

Transição para os carros: por que um plano orçamentário é importante

“Quando se faz a transição do kartismo para os carros, o mais importante é saber qual o orçamento disponível e estrutura-lo da melhor forma possível para a temporada. Isso significa encontrar uma forma de estar na melhor equipe possível, mesmo com restrições financeiras.

“Testes são essenciais para se preparar para o automobilismo. Enquanto um programa de teste extenso é ideal, quem tem orçamento menor pode substituí-los pelos simuladores. Os mais atuais estão muito mais realísticos e desempenham um papel crucial no desenvolvimento do piloto e são úteis para aprender novas pistas, os ajustes dos carros e ficar o máximo de tempo em um circuito.”

Você já adiou uma mudança de categoria para preservar o orçamento?

“Nesses 20 anos de experiência, eu já vi de tudo. Já adiei a transição para o automobilismo (de pilotos que agencia) diversas vezes, não necessariamente por falta de recursos, mas porque o piloto ainda não estava pronto.

“Nossa meta é estar totalmente preparado para o próximo nível. Entrar despreparado em uma categoria significa um desperdício de temporada e uma grande perda de recursos financeiros.”

Onde os custos podem ser reduzidos sem comprometer o desempenho?

“Se você quer os melhores resultados, cortar custos não é fácil. A única área em que você pode, estrategicamente, economizar é nos testes, mas isso depende da experiência do piloto. Se ele já tem uma certa habilidade, provavelmente não precisa testar muito.

“A parte logística é outra em que se pode economizar. Planejar com antecedência quando se reserva as passagens ou aluga carros para os deslocamentos já ajuda a reduzir custos. No entanto, fora esses casos, cortar custos sem comprometer o desempenho é um desafio.”

Finalizando: o automobilismo é apenas para os super ricos?

“Não, ele não é exclusivo para os ricos, mas é inegável que é um esporte caro. Porém, se você for um piloto talentoso, pode encontrar outras campeonatos mais acessíveis – pelo menos no kartismo.”

Confira a publicação original aqui

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