Push to Cast

Notícias sobre kart e automobilismo

Regional Cup: Organização define datas da 1ª etapa e da final

A Regional Cup de Kart, criada pela FIA, realiza a sua segunda edição brasileira já em março, com finais em agosto
Logo Regional Cup Brazil

Competição dará aos campeões das categorias OK Junior FIA, OK FIA e OKN o direito de participar de competições internacionais

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) anunciou a data da edição 2025 da Regional Cup de Kart, que reúne as categorias OK Junior FIA, OK FIA e Mini. A competição tem o apoio da Federação Internacional do Automobilismo (FIA).

Por meio da Comissão Nacional de Kart (CNK), já ficaram definidas as datas e locais da primeira classificatória e também da final. As demais etapas serão divulgadas em breve. Os regulamentos seguem as principais bases de 2024, com motores sorteados e os pilotos utilizando seus próprios chassis.

Na OK Junior FIA e OK FIA, os kartistas usarão os motores que foram enviados pela FIA para a Regional Cup no ano passado. Já na Mini, serão os motores Vortex.

A edição 2025

Ainda como em 2024, as categorias OK Junior FIA e OK FIA classificarão 16 pilotos para a disputa da final, enquanto a Mini terá 12 finalistas. Os regulamentos técnico e desportivo também estarão disponíveis nos próximos dias.

Para as duas categorias dos motores OK, a primeira seletiva será realizada no dia 29 de março no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP), dentro da Copa São Paulo de Kart KGV. A última etapa classificatória das três categorias e suas finais serão disputadas no Kartódromo Internacional de Imperatriz, no Maranhão.

A última seletiva será no dia 23 de agosto e acontecerá junto com a 8ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart Endurance, com as categorias Endurance F4 e Cadete também na pista maranhense.

Entre os dias 24 e 25 daquele mês, será realizada a Final da Regional Cup. Além disso, na categoria OK FIA, após a decisão, os melhores colocados também participarão da Seletiva OKN, com mais um título em disputa.

Mundiais e Copa do Mundo OKN

A CBA também já confirmou as premiações para os campeões da Regional Cup 2025 e, mais uma vez, será uma das maiores do kartismo nacional. Os três campeões passam a integrar a Academia CBA de Pilotos.

O vencedor da Mini disputará o ROK SuperFinal 2025, entre os dias 13 e 18 de outubro, em Lonato, na Itália, com vaga, inscrição, kart completo (chassis + motor) e um jogo de pneus como prêmios.

Na OK Junior FIA e OK FIA, os campeões de cada uma ganharão a isenção na taxa de inscrição e todo equipamento para a disputa do Mundial de Kart da FIA, em suas respectivas categorias, entre os dias 11 e 14 de setembro, em Kristianstad, na Suécia.

Já o campeão da Seletiva OKN receberá a mesma premiação, mas para a disputa da Copa do Mundo de Kart O N, entre os dias 25 e 28 de setembro, em Cremona, na Itália.

“A Regional Cup Brasil chegou para ficar e estamos muito felizes em poder anunciar a continuidade das premiações, que sem dúvida são muito importantes para os pilotos brasileiros”, comentou Rubens Carcasci, presidente da CNK.

“A edição de 2024 já foi um grande sucesso, dando a chance aos nossos pilotos, bem como alguns competidores sul-americanos, de correrem em seu continente com os mesmos equipamentos utilizados nos principais campeonatos da Europa e no Mundial”, completou.

Sobre a Regional Cup de Kart

Criada por Felipe Massa em 2021, quando o piloto ocupava a presidência da FIA Karting, a Regional Cup contou desde a sua concepção com o apoio do presidente da CBA, Giovanni Guerra, que trabalhou nos últimos anos para a viabilização do evento no Brasil.

A competição teve suporte de dirigentes do esporte, como Mohammed bin Sulayem, presidente da FIA, Fabiana Ecclestone, vice-presidente da FIA para o Esporte na América do Sul, Simone Perego, ex-diretor de campeonatos da FIA Karting, Bruno Famin, também membro da FIA Karting, e Ricardo Gracia, proprietário do Speed Park e parceiro da CBA na utilização estratégica dos motores OK enviados para a competição.

A FIA enviou ao país os mesmos motores OK, que os pilotos utilizam no Europeu e Mundial de Kart, tornando possível alcançar o principal objetivo da Regional Cup: possibilitar que os kartistas possam correr em seu próprio país com os mesmos motores e regras dos campeonatos mundiais. A ideia é facilitar o aprendizado, reduzindo os custos para a disputa de um evento fora do país, onde normalmente o piloto chega sem ter familiaridade com o equipamento e necessita de mais tempo para adaptação.

Os campeonatos de kart organizados pela Confederação Brasileira de Automobilismo contam com o patrocínio do Banco BRB.

Com informações da Assessoria de Imprensa